spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSGovernançaBenefícios das plataformas no-code para o setor público

Benefícios das plataformas no-code para o setor público

O uso de aplicações de software inovadoras pode ter um impacto muito positivo na atuação do setor público, tanto para gerenciamento de procedimentos internos quanto na prestação de serviços aos cidadãos. Entretanto, o desenvolvimento e a implantação dessas aplicações muitas vezes requerem um investimento considerável de tempo, bem como de recursos humanos e financeiros. Em muitos casos, a adoção de soluções conhecidas como plataformas no-code pode ser uma excelente opção para contornar esses obstáculos.

As plataformas no-code permitem o desenvolvimento de aplicações sem a necessidade de uso de código de programação, utilizando elementos visuais manipuláveis por meio de interfaces intuitivas (prática conhecida como “drag and drop”). O código de programação é previamente embutido na plataforma pelo fornecedor, e os usuários constroem as aplicações organizando componentes visuais conforme diretrizes fornecidas, de forma semelhante aos blocos plásticos de brinquedo usados por crianças para “construir” casas, aviões e tantas formas diferentes.

As plataformas no-code oferecem uma alternativa acessível, permitindo que pessoas sem formação técnica criem aplicações para automatizar processos, gerenciar informações e executar outras tarefas por meio de interfaces visuais e intuitivas.

Além disso, essas tecnologias permitem que servidores públicos criem fluxos de trabalho complexos — como automação de decisões, triagens inteligentes e regras personalizadas — utilizando apenas interfaces visuais, sem necessidade de programação. Com conectores prontos para múltiplas bases de dados governamentais e sistemas internos, essas plataformas possibilitam decisões baseadas em dados integrados, com rastreabilidade, controle e segurança. A rápida integração via APIs garante interoperabilidade entre sistemas e acelera a entrega de soluções públicas, promovendo maior eficiência e autonomia.

Ao eliminar a necessidade de escrever código, as plataformas no-code permitem que qualquer servidor público, mesmo sem conhecimento técnico, crie soluções adaptadas às suas necessidades, sem depender exclusivamente de profissionais de tecnologia da informação. As equipes internas de TI dos órgãos públicos, por sua vez, ganham mais tempo para dedicar a missões mais centrais e complexas. Outros benefícios incluem: 1) custos potencialmente menores do que os de soluções tradicionais; 2) segurança incorporada; 3) maior agilidade na implementação de projetos; 4) maior adaptabilidade das aplicações a novas necessidades; 5) promoção da inovação, já que servidores públicos podem testar novas soluções de forma mais rápida e menos onerosa.

Governos em várias partes do mundo já estão usando plataformas no-code para aprimorar seus serviços e atender às necessidades dos cidadãos com mais agilidade. Essas soluções têm sido aplicadas, por exemplo, para digitalizar etapas do processo de análise e decisão, organizar canais de atendimento, conectar sistemas legados a novas aplicações e reduzir significativamente o time-to-market de projetos.

É importante ressaltar que, como ocorre com qualquer tecnologia, a utilização de plataformas no-code pelo setor público requer práticas de governança adequadas. Assim, é indispensável escolher soluções que primem pela segurança e privacidade de dados, ofereçam rastreabilidade e auditabilidade de processos e estejam compatíveis com as regulações nacionais e boas práticas internacionais.

Plataformas no-code não substituem o software tradicional em todas as situações, mas podem ser uma ferramenta importante nas contratações públicas. Adotadas com responsabilidade e políticas de governança adequadas, representam uma oportunidade estratégica para modernizar a gestão pública, ampliar a participação dos servidores no desenvolvimento de soluções e melhorar a qualidade do atendimento ao cidadão.

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos

- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos