spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSEmpreendedorismoiFood reforça seu propósito com programas de impacto social e ambiental

iFood reforça seu propósito com programas de impacto social e ambiental

O ecossistema sustentável do iFood investe em educação, mobilidade verde e embalagens sustentáveis, alinhando metas globais a resultados

O iFood é um verdadeiro ecossistema! Hoje, a empresa conecta mais de 450 mil entregadores, 60 milhões de clientes e 460 mil estabelecimentos no país, em uma plataforma que ultrapassa 120 milhões de pedidos mensais. Tão impressionante quanto os números é o pensamento sustentável que a empresa mantém, garantindo que “o iFood só cresce se todo o ecossistema crescer junto”. Com essa premissa, o iFood segue desenvolvendo produtos e soluções para ampliar os efeitos positivos do negócio. Cada vez mais, a empresa usa tecnologia, dados e visão de longo prazo para fortalecer entregadores, restaurantes, cidades e consumidores. Esse esforço se divide em duas frentes principais: Impacto Social e Impacto Ambiental.

No âmbito social, o foco é educação e inclusão. O programa Meu Diploma do Ensino Médio, por exemplo, oferece bolsas de estudos e preparação para o ENCCEJA (exame para conclusão do ensino médio) a entregadores e funcionários de restaurantes parceiros interessados em retomar os estudos. Lançado em 2021, o projeto tornou-se peça-chave na agenda educacional do iFood. Até hoje, quase 6.000 pessoas terminaram o ensino médio com o apoio das bolsas oferecidas pelo iFood – em 2024, 23 mil participantes foram beneficiados. Em 2024, o iFood expandiu ainda mais seu impacto na educação brasileira, com o lançamento do iFood Conecta: uma plataforma que oferece cursos técnicos e superiores de áreas como Administração, Educação Física e Engenharia, com mensalidades acessíveis.

Essa aposta na educação está ligada a um compromisso ainda maior do iFood. A empresa faz parte da Good Work Alliance do Fórum Econômico Mundial, e adotou a meta global de universalizar a conclusão do ensino médio entre seus trabalhadores. Em outras palavras, a empresa se compromete a quebrar barreiras educacionais no ecossistema de delivery, ampliando oportunidades para entregadores e suas famílias.

Em 2025, o iFood lançou o segundo Edital Chega Junto, com aporte de até R$ 10 milhões, para financiar projetos sociais liderados por entregadores e coletivos, voltados ao bem-estar dessas comunidades. A empresa também criou  a Central de Apoio Jurídico e Psicológico para entregadores, fornecendo suporte legal e emocional em casos de ofensas, agressões ou discriminação. O iFood participa da coalizão Todos à Mesa, que já mobilizou 25 organizações para doar 18 mil toneladas de alimentos, beneficiando mais de 5 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar – sem contar que o próprio app funciona como canal de doações: em 2023 os usuários doaram cerca de R$ 16,9 milhões para ONGs parceiras, que repassaram 100% desses recursos em cestas básicas, refeições e outros projetos socioambientais, alcançando mais de 500 mil beneficiados. Todas as doações são encaminhadas integralmente às organizações, sem custos administrativos para o doador.

Na frente ambiental, o foco é reduzir emissões e incentivar práticas sustentáveis – um bom exemplo disso é o programa iFood Pedal, que facilita o acesso de entregadores a bicicletas, especialmente elétricas, em condições acessíveis. Criado em parceria com a Tembici em 2020 e, mais recentemente, também com a startup Bliv, o programa já disponibiliza mais de 3,7 mil bikes em operação pelo Brasil. A iniciativa combina eficiência, baixo custo e mobilidade sustentável, contribuindo para a descarbonização do delivery e para a democratização do uso de modais limpos. O impacto se traduz em números: entre abril de 2023 e março de 2025, cerca de 800 mil pedidos por mês foram entregues usando esse modal sustentável. O sucesso foi tão grande que o projeto atraiu atenção internacional, rendendo o prêmio SDG Innovation na Cúpula dos ODS da ONU, em setembro de 2023. Esse foi, inclusive, o único case da América Latina selecionado entre os destaques mundiais nessa conferência da ONU.

Já o Programa Selo Verde incentiva restaurantes parceiros a substituir embalagens de plástico por materiais sustentáveis. Estabelecimentos que aderem ao programa ganham destaque no app e recebem benefícios de marketing. O resultado? Impacto sustentável, com participantes que chegam a ter 29% mais visitas em suas páginas e até 14% mais pedidos após entrar no programa. Na prática, o Selo Verde pontua o uso de embalagens biodegradáveis ou recicláveis (dos pratos principais às bebidas), e facilita a compra dos insumos certos por meio do iFood Shop. Essa ação de logística de embalagens eco-friendly ilustra bem o compromisso ambiental integrado ao negócio.

Hoje, cerca de 83 mil entregadores já utilizam modais limpos (como bicicletas ou motofurgões elétricos) na plataforma. Além disso, o iFood investe na restauração florestal, doando parte das receitas via app à Fundação SOS Mata Atlântica para plantio de mudas desde 2022. Com R$ 1,4 milhão arrecadado, mais de 80 mil árvores já foram plantadas, restaurando 32 hectares de mata atlântica.

Empenhado em “alimentar o futuro do mundo”, o iFood reforça seus compromissos até mesmo fora do país. Em agosto de 2023, a empresa se tornou a primeira brasileira a integrar a Good Work Alliance do Fórum Econômico Mundial, iniciativa global que define padrões de trabalho digno e flexível. No grupo, o iFood debate temas como salário justo, equidade e aprendizado, alinhados à sua agenda interna (por exemplo, o acesso à educação secundária). A parceria prevê ainda participação no centro de Natureza e Clima do Fórum e presença em Davos.

Com resultados concretos e metas claras, o iFood aponta uma visão otimista para o futuro, mostrando que é possível aliar crescimento exponencial sustentável é possível. No iFood, crescer com responsabilidade é, antes de tudo, uma vantagem competitiva e a base de um futuro mais sustentável para todos. Em outras palavras, o iFood está alimentando o futuro de forma inclusiva e inovadora, onde a tecnologia e a sustentabilidade caminham juntas.

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos

- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos