spot_img
HomeRanking CSC 2025Rio de Janeiro é a 10a cidade mais inteligente e conectada do...

Rio de Janeiro é a 10a cidade mais inteligente e conectada do Brasil

Capital fluminense conquistou três posições no Ranking Connected Smart Cities 2025. Localidade também figura no 6a colocação entre os destaques do Sudeste

Depois de figurar na 13a posição em 2024, o Rio de Janeiro (RJ) está na décima posição no Ranking Geral CSC 2025. A localidade também conquistou o sexto lugar no recorte por regiões, tendo destaque entre as 10 mais do Sudeste.

O anúncio dos 10 finalistas da 11ª edição do Ranking Connected Smart Cities movimentou o primeiro dia do evento em São Paulo. Divulgado em 23 de setembro, o levantamento — considerado a principal referência nacional para medir o grau de evolução das cidades brasileiras — analisa 75 indicadores em 13 áreas temáticas, como mobilidade, meio ambiente, tecnologia e governança. A revelação dos destaques marca um dos momentos mais aguardados do Cidade CSC 2025, que segue até 25 de setembro no Expo Center Norte, reunindo gestores públicos, especialistas e empresas que impulsionam a agenda da inovação urbana no país.

Na edição 2025 do Ranking CSC, Vitória (ES) ocupa a liderança, após avançar da 2ª colocação em 2024 para a 1ª posição este ano. Na sequência estão Florianópolis (SC), Niterói (RJ), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Recife (PE), Barueri (SP), Santos (SP), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ).

A 11ª edição do Ranking Connected Smart Cities 2025 traz novidades e marca o início de um novo ciclo de 10 anos, ampliando sua abrangência para todos os 5.570 municípios brasileiros. Desenvolvido pela Plataforma Connected Smart Cities, em parceria com a SPIn – Soluções Públicas Inteligentes e a Scipopulis, o estudo adota os indicadores das normas ISO ABNT 37120, 37122, 37123 e 37125, além de métricas inéditas, e passa a contar com 75 indicadores distribuídos em 13 áreas temáticas.

Com metodologia atualizada e acesso aos dados pela plataforma Plancity, da Scipopulis, o Ranking oferece uma análise comparativa por níveis de desenvolvimento, apoiando gestores públicos e privados na formulação de estratégias. A iniciativa mantém como pilares a transparência e a colaboração, reforçando o compromisso da Plataforma Connected Smart Cities em impulsionar cidades mais sustentáveis, resilientes e inovadoras até 2035.

O resultado do Ranking CSC é apresentado em quatro frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. O estudo é composto pelos indicadores de Economia e Finanças, Governança, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Resíduos Sólidos, Esgotos e Água, Educação, Habitação e Planejamento Urbano, Mobilidade Urbana, Saúde, Agricultura Local/ Urbana e Segurança Alimentar, Telecomunicações, Energia, Inovação e Empreendedorismo, População, Condições Sociais e Segurança, eixos temáticos discutidos no evento nacional da Plataforma Connected Smart Cities.

“O Connected Smart Cities foi uma das primeiras iniciativas no país que propôs a discussão sobre como tornar as cidades brasileiras mais inteligentes na forma de atender o cidadão”, conta Paula Faria, idealizadora do evento e CEO da Necta. “O Ranking Connected Smart Cities, criado a partir do evento, é prova de que criamos uma dinâmica virtuosa entre as cidades, que hoje incorporaram a tecnologia e a inovação como ferramentas estratégicas para a melhoria da gestão municipal. Uma década depois, temos no evento todos os stakeholders desse ecossistema dispostos a trocar experiências e conhecimento para, juntos, elevar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos brasileiros”, avalia.

RIO DE JANEIRO EM NÚMEROS

O Rio de Janeiro aparece entre as 30 primeiras cidades no Eixo Economia e Finanças do Ranking Connected Smart Cities 2025. A capital fluminense registra produto per capita de US$ 9.836,00, renda média formal de R$ 4.610,00 e crescimento de 3,1% no número de empregos e de 11% nas empresas. No orçamento, 11,03% são destinados a despesas de capital e 18% a fundos de reserva para desastres, embora apenas 0,01% vá para planejamento de emergências, em um cenário em que as perdas históricas por desastres representam 3,4% do produto da cidade.

No Eixo População e Condições Sociais do Ranking Connected Smart Cities 2025, o Rio de Janeiro se destaca entre as 30 primeiras cidades avaliadas. A capital apresenta 33,6% de seus edifícios públicos adaptados para pessoas com necessidades especiais e destina 0,1% do orçamento municipal a tecnologias assistivas e ações de apoio à mobilidade. O índice de atualização cadastral no Cadastro Único é de 81,2%, reforçando a gestão das políticas sociais. Já em relação à resiliência, 6,6% da população vive em áreas de risco, mas em 2025 não houve registro de moradores diretamente afetados por ameaças naturais.

Outro destaque é na área de mobilidade: a capital fluminense deu um passo importante com a implantação do Jaé, novo sistema de bilhetagem eletrônica que unifica o pagamento do BRT, VLT, ônibus municipais e vans legalizadas. Desde 2 de agosto de 2025, o sistema passou a ser utilizado de forma exclusiva, oferecendo maior integração e transparência na gestão do transporte público, além de facilitar o acesso da população aos diferentes modais.

DESTAQUES RANKING CONNECTED SMART CITIES 2025

Assim como na edição anterior, em 2025 a região Sudeste concentra as localidades mais inteligentes e conectadas, com seis municípios entre os 10 mais bem colocados. Duas cidades são da região Sul e duas do Nordeste também são destaques.  

A líder do Ranking CSC 2025, Vitória (ES) também figura na primeira colocação da classificação por regiões, sendo que São Paulo ocupa a terceira posição. Brasília (DF) é a primeira colocada no Centro-Oeste; Belém (PA) no Norte; Recife (PE) no Nordeste; e Florianópolis (SC) na região Sul. 

OS VENCEDORES POR EIXO TEMÁTICO

Outros destaques da edição são de Curitiba (PR), primeira colocada no indicador Resíduos Sólidos, Esgotos e Água; Santana de Parnaíba (SP) em Educação; Angra dos Reis (RJ) em Habitação e Planejamento Urbano; Barretos (SP) em Saúde, Agricultura Local / Urbana e Segurança Alimentar; Florianópolis (SC) em Inovação e Empreendedorismo; Salvador (BA) em População, Condições Sociais; e Niterói (RJ) em Economia e Finanças. 

PRÊMIO CONNECTED SMART CITIES

O Prêmio Connected Smart Cities consiste em reconhecer e premiar negócios inovadores que colaborem para que as cidades possam ser mais inteligentes. As localidades premiadas em 2025 foram Angra dos Reis (RJ); Brusque (SC); Lajeado (RS); Colombo (PR); Paulista (PE); Teresópolis (RJ); Palhoça (SC); Cariacica (ES); Santa Rita do Sapucaí (MG); e Nova Lima (MG). 

SELO CONNECTED SMART CITIES

O Selo CSC Cidades Inteligentes também é um dos destaques em 2025. O selo avalia o nível de envolvimento das cidades em cinco dimensões, fortalecendo a adoção de práticas inovadoras. Além disso, está programada também a entrega do Prêmio Connected Smart Cities, que reconhece as melhores iniciativas e negócios voltados para o desenvolvimento urbano inteligente, este ano com nova categoria, também premiando iniciativas e soluções públicas e universitária.

SERVIÇO

Cidade CSC 2025

Datas: 23, 24 e 25 de setembro de 2025

Local: Expo Center Norte (SP)

Mais informações: Clique aqui

Realização: Necta

Sobre o Cidade CSC

O Cidade CSC é o maior e mais importante evento de negócios e conexões de cidades inteligentes e mobilidade urbana da América Latina. Realizado desde 2015, o CSC tem um formato de múltiplos palcos e promove a integração entre conteúdo de alta qualidade, promoção de negócios e networking de impacto.

O evento faz parte da Plataforma Connected Smart Cities, que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.

Ranking Connected Smart Cities 2025

O Ranking Connected Smart Cities 2025 marca o início de um novo ciclo de 10 anos, ampliando sua abrangência para todos os 5.570 municípios brasileiros. Desenvolvido pela Plataforma Connected Smart Cities, em parceria com a SPIn – Soluções Públicas Inteligentes e a Scipopulis, o estudo adota os indicadores das normas ISO ABNT 37120, 37122, 37123 e 37125, além de métricas inéditas, e passa a contar com 75 indicadores distribuídos em 13 áreas temáticas.

Com metodologia atualizada e acesso aos dados pela plataforma Plancity, da Scipopulis, o Ranking oferece uma análise comparativa por níveis de desenvolvimento, apoiando gestores públicos e privados na formulação de estratégias. A iniciativa mantém como pilares a transparência e a colaboração, reforçando o compromisso da Plataforma Connected Smart Cities em impulsionar cidades mais sustentáveis, resilientes e inovadoras até 2035.

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos

- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos