Iniciativa desenvolvida em parceria com a EXXAS avalia cinco dimensões estratégicas e reconhece municípios brasileiros em diferentes estágios de maturidade na governança de ecossistemas de inovação
A Plataforma Connected Smart Cities, em parceria com a EXXAS, anunciou as cidades reconhecidas com o Selo CSC: Ecossistemas de Inovação 2025, iniciativa inédita criada para incentivar e valorizar boas práticas de governança em ecossistemas municipais de inovação. O objetivo é nortear gestores públicos e parceiros locais no fortalecimento de políticas, estratégias e ambientes que impulsionem a inovação de forma sustentável.
Assim como o Selo CSC: Cidades Inteligentes, a participação é autodeclaratória e depende do preenchimento de formulário com informações e evidências apresentadas pelas cidades. A análise considera cinco dimensões de governança: Políticas e estratégias de inovação; Participação e colaboração das hélices; Transparência e acesso à informação; Cultura de inovação; e Ambientes e resultados de inovação. O reconhecimento é concedido em cinco categorias, que refletem o estágio de maturidade dos municípios: Diamante, Ouro, Prata, Bronze e Aspirante.
“As cidades reconhecidas com o Selo CSC: Ecossistemas de Inovação demonstram que a inovação urbana não se faz apenas com tecnologia, mas com governança, colaboração e políticas públicas consistentes. Este é um passo fundamental para estruturar ecossistemas fortes e capazes de gerar resultados sustentáveis para a sociedade”, afirma Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities.
O anúncio aconteceu durante o Cidade CSC 2025, edição que marca uma década da Plataforma Connected Smart Cities. O evento, que acontece de 23 a 25 de setembro no Expo Center Norte (SP), recebe se consolida como o maior hub de debates e negócios sobre cidades inteligentes da América Latina, reunindo conferências, feira de negócios e rodadas de conexões. A expectativa é de mais de 8 mil participantes, entre gestores públicos, empresas de tecnologia, urbanistas, startups, investidores, acadêmicos, ONGs e cidadãos engajados, além de 500 palestrantes e 120 expositores.
Cidades reconhecidas em 2025
Categoria Diamante
- Curitiba (PR)
Categoria Ouro
- Blumenau (SC)
- Brusque (SC)
- Currais Novos (RN)
- Guarapuava (PR)
- Londrina (PR)
- Maceió (AL)
- Maringá (PR)
- Novo Hamburgo (RS)
- Passo Fundo (RS)
- Pato Branco (PR)
- Ponta Grossa (PR)
- Porto Alegre (RS)
- Recife (PE)
- Santa Maria (RS)
- Serra (ES)
- Sorocaba (SP)
- Uberlândia (MG)
Categoria Prata
- Assaí (PR)
- Caxias do Sul (RS)
- Chapecó (SC)
- Cianorte (PR)
- Criciúma (SC)
- Dourados (MS)
- Fortaleza (CE)
- Ijuí (RS)
- Ilhéus (BA)
- Imbituba (SC)
- Jaraguá do Sul (SC)
- Lucas do Rio Verde (MT)
- Osasco (SP)
- Ribeirão Preto (SP)
- Rio do Sul (SC)
- Santa Cruz do Sul (RS)
- Santa Rita do Sapucaí (MG)
- Santana de Parnaíba (SP)
- São Caetano do Sul (SP)
- São Luís (MA)
- Tangará da Serra (MT)
- Uberaba (MG)
- Viçosa (MG)
Categoria Bronze
- Angra dos Reis (RJ)
- Cariacica (ES)
- Franca (SP)
- Jaguariúna (SP)
- Juiz de Fora (MG)
- Maracaju (MS)
- Naviraí (MS)
- Olímpia (SP)
- Ponta Porã (MS)
- Rio Verde (GO)
- Santa Cruz (RN)
- São Cristóvão (SE)
- São José dos Pinhais (PR)
- Vitória (ES)
Categoria Aspirante
- Água Boa (MT)
- Eusébio (CE)
- Jardim e Guia Lopes da Laguna (MS)
- Praia Grande (SP)
- São Vicente (SP)
“O selo traduz o compromisso das cidades em criar e fortalecer ecossistemas de inovação que envolvem múltiplos atores, ampliam a transparência e estimulam a cultura inovadora. É um reconhecimento que serve também como bússola para orientar políticas públicas locais”, destaca o diretor de novos negócios da Necta, Willian Rigon.
Cidade CSC 2025
De 23 a 25 de setembro, o Expo Center Norte (SP) recebe o Cidade CSC 2025, edição que marca uma década da Plataforma Connected Smart Cities. O evento se consolida como o maior hub de debates e negócios sobre cidades inteligentes da América Latina, reunindo conferências, feira de negócios e rodadas de conexões. A expectativa é de mais de 8 mil participantes, entre gestores públicos, empresas de tecnologia, urbanistas, startups, investidores, acadêmicos, ONGs e cidadãos engajados, além de 500 palestrantes e 120 expositores.
“Uma década depois, temos no evento todos os stakeholders do ecossistema reunidos para trocar experiências e elevar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos brasileiros”, afirma Paula Faria, idealizadora do Connected Smart Cities e CEO da Necta.
Quatro eventos simultâneos
Em 2025, o Cidade CSC se transforma em um ecossistema integrado, com 20 mil metros quadrados de área, mais de 20 áreas simultâneas de conteúdo especializado e a participação de mais de 500 palestrantes e debatedores em quatro grandes pilares que dão corpo à programação e conectam os principais temas da agenda urbana contemporânea:
Connected Smart Cities
O tradicional evento da plataforma se mantém como referência em conexões e negócios para cidades inteligentes no Brasil. Este ano, mais de 120 marcas expositoras participam do evento com soluções em serviços e equipamentos com foco em aprimorar a qualidade de serviços oferecidos, além de uma programação diversa sobre tecnologia, conectividade e segurança, economia azul e royalties, PPPs e concessões, urbanismo sustentável, inclusão e longevidade e cidades resilientes.
O CSC também será palco da apresentação da edição 2025 do aguardado Ranking Connected Smart Cities, que vem com novidades. Agora sob coordenação da SPIn e da Scipopulis, alinhado às normas ISO ABNT (37120, 37122 e 37123), o levantamento traz novos indicadores.
O Selo CSC Cidades Inteligentes também é um dos destaques em 2025. O selo avalia o nível de envolvimento das cidades em cinco dimensões, fortalecendo a adoção de práticas inovadoras. Além disso, está programada também a entrega do Prêmio Connected Smart Cities, que reconhece as melhores iniciativas e negócios voltados para o desenvolvimento urbano inteligente, este ano com nova categoria, também premiando iniciativas e soluções públicas e universitárias.
AirConnected & Connected Urban Air Mobility
O futuro da mobilidade aérea ganha espaço próprio no Cidade CSC. O AirConnected promove discussões sobre o impacto da mobilidade aérea urbana na transformação das cidades inteligentes, reunindo autoridades, especialistas e empresas pioneiras do setor.
Parque da Mobilidade Urbana (PMU)
Reconhecido como o maior evento de mobilidade urbana da América Latina, o PMU chega ao Cidade CSC com experiências imersivas e soluções inovadoras para mobilidade ativa, sustentável e segura. Destaque para o Prêmio PMU, que reconhece iniciativas e pessoas que transformam a mobilidade urbana com inclusão, segurança e sustentabilidade.
CSC GovTech & CSC FutureTech
Voltados ao fortalecimento da inovação no setor público e privado, esses dois eixos complementares discutem a modernização da gestão pública e a promoção de governos mais simples, eficientes e centrados no cidadão (GovTech), e a transformação digital ética e sustentável, com foco em novas tecnologias e seus impactos no ambiente urbano (FutureTech). Os eixos também terão um momento de reconhecimento às melhores iniciativas, com o Selo CSC Ecossistemas de Inovação, desenvolvido em parceria com a EXXAS, que avaliará a governança de ambientes inovadores em cinco dimensões.
Serviço
Evento: Cidade CSC 2025 – Evento Nacional
Data: 23 a 25 de setembro de 2025
Horário: 23/09 das 18h às 20h | 24 e 25/09 das 9h às 18h
Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo/SP
Realização: Necta
Mais informações e inscrições: www.cidadecsc.com.br
Sobre o Connected Smart Cities
O Connected Smart Cities Nacional é o maior e mais importante evento de negócios e conexões de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil. Realizado desde 2015, o CSC tem um formato de múltiplos palcos e promove a integração entre conteúdo de alta qualidade, promoção de negócios e networking de impacto.
O evento faz parte da Plataforma Connected Smart Cities, que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.
Ranking Connected Smart Cities 2025
O Ranking Connected Smart Cities 2025 marca o início de um novo ciclo de 10 anos, ampliando sua abrangência para todos os 5.570 municípios brasileiros. Desenvolvido pela Plataforma Connected Smart Cities, em parceria com a SPIn – Soluções Públicas Inteligentes e a Scipopulis, o estudo adota os indicadores das normas ISO ABNT 37120, 37122, 37123 e 37125, além de métricas inéditas, e passa a contar com 75 indicadores distribuídos em 13 áreas temáticas.
Com metodologia atualizada e acesso aos dados pela plataforma Plancity, da Scipopulis, o Ranking oferece uma análise comparativa por níveis de desenvolvimento, apoiando gestores públicos e privados na formulação de estratégias. A iniciativa mantém como pilares a transparência e a colaboração, reforçando o compromisso da Plataforma Connected Smart Cities em impulsionar cidades mais sustentáveis, resilientes e inovadoras até 2035.