spot_img
HomeCONTEÚDOSEventosPPPS E A AGENDA ESG EM DEBATE NO P3C 2025

PPPS E A AGENDA ESG EM DEBATE NO P3C 2025

Este e outros temas relacionados à consolidação das parcerias público privadas como modelo de negócio entre empresas e governo fazem parte do evento que acontece que acontece nos dias 24 e 25 de fevereiro, em São Paulo

As Parcerias Público-Privadas (PPPs) estão cada vez mais alinhadas à agenda ESG (ambiental, social e de governança, em tradução livre) e tendem a desempenhar um papel estratégico na promoção de investimentos sustentáveis. A afirmação é de Paula Faria, CEO da Necta, idealizadora e organizadora do P3C – PPPs e Concessões – Investimentos em Infraestrutura no Brasil, evento especializado no mercado de PPPs e concessões, com foco em investimentos em infraestrutura no país, que acontece nos dias 24 e 25 de fevereiro, em São Paulo.

Com uma extensa programação, o P3C promove o encontro entre a iniciativa privada e o poder público para, juntos, debaterem os desafios para o desenvolvimento sustentável e responsável da infraestrutura no país, em sintonia com a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança).

Em 2025, o P3C trará apresentações de cases de sucesso focados no futuro de parques e florestas, enfatizando o equilíbrio entre rentabilidade e sustentabilidade, com destaque para o uso de créditos de carbono como alternativa viável para projetos ambientais, promovendo práticas que contribuem para a preservação do meio ambiente.

Um dos paineis confirmados abordará o equilíbrio entre rentabilidade e sustentabilidade em projetos de parques e florestas, com a utilização de créditos de carbono como alternativa para a viabilidade econômica desses projetos. Participarão deste painel Daiane Daniele Santos Rocha, diretora de Programa no Ministério do Desenvolvimento Regional; Osmar Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico na Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos; Andrey Goldner, secretário adjunto de Projetos Especiais e Programa de Parcerias de Investimentos na Casa Civil; Bárbara Matos, gerente de Parcerias no Instituto Semeia; Renato Rosenberg, diretor de Concessões do Serviço Florestal Brasileiro; e com a moderação de Paulo Vitor Torres da Matta, Sócio na Portugal Ribeiro & Jordão Advogados.

O ambiente de negócios brasileiro também será tema de debates, com o objetivo de torná-lo mais previsível e seguro para os investidores. O assunto será tratado no painel “Gestão de Riscos e Caminhos para o Reequilíbrio”, que contará com a participação de Nicola Khoury, secretário de Controle Externo da Secretaria de Controle Externo de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos; Fábio Rogério Carvalho, CEO da Aeroportos do Brasil; Milton Carvalho Gomes, procurador geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres; Cristiano Della Giustina, diretor de Planejamento da INFRA S.A.; e Marconi Araní Melo Filho, consultor jurídico no Ministério dos Transportes.

Entre outros assuntos relacionados ao ecossistema das PPPs e concessões, a programação do P3C também abordará a universalização e regionalização do saneamento no Brasil, destacando a importância do acesso a serviços básicos na melhoria da qualidade de vida da população. Esse tema será discutido no painel “Como a Parceria Público-Privada (PPP) da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) impactam e criam novas oportunidades para o setor?”, com a participação de Gabriela Engler, diretora de Assuntos Jurídico-Regulatórios da Iguá Saneamento; Fernando Camacho, Senior Investment Officer e Finalista Carreiras de Impacto – IFC – International Finance Corporation e Prêmio P3C 24; e com a moderação de Christianne Dias Ferreira, diretora executiva da Associação Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto.

Outro painel confirmado abordará a viabilização de projetos de resíduos sólidos no país, com a participação de Denilson Campello, diretor de Parcerias com o Setor Privado do Ministério do Desenvolvimento Regional; Pedro Maranhão, presidente da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente; Luciana Capanema, chefe de Departamento de Estruturação de Projetos de Saneamento no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico); Tiago Sperling, head de Saneamento da Infraway; e com a a moderação de Eduardo Jordão, professor da FGV Direito Rio e sócio da Portugal Ribeiro & Jordão Advogados.

“As PPPs já estão se consolidando como um modelo de desenvolvimento sustentável, viabilizando investimentos de longo prazo que equilibrem retorno financeiro, impacto social positivo, preservação ambiental e as demandas da sociedade exigem esse alinhamento com a agenda ESG”, opina Willian Rigon, sócio-diretor de Novos Negócios da Necta.

O evento 

O P3C será dividido em dois dias. No dia 24 de fevereiro acontece a cerimônia de abertura na B3, com a participação de autoridades e representantes das principais empresas investidoras em infraestrutura do país, além da 4ª edição do Prêmio P3C.

Já no dia 25 de fevereiro estão programados mais de 35 paineis com debates setoriais e transversais, abordando temas como mobilidade urbana, saneamento, transformação digital para cidades inteligentes, energia renovável, infraestrutura de transporte (rodovias, portos, aeroportos e ferrovias), entre outros.

Além disso, o P3C promoverá rodadas de negócios, paineis temáticos e espaços dedicados ao networking, incentivando parcerias estratégicas e a troca de conhecimentos para o desenvolvimento de soluções inovadoras em infraestrutura e governança ESG. O encontro reunirá empresas, entidades e representantes de governos para discutir as principais tendências e desafios do setor.

Prêmio P3C

O Prêmio P3C, em sua quarta edição, reconhece profissionais, empresas e órgãos públicos que se destacaram em projetos de infraestrutura econômica, social e ambiental. A premiação contempla duas categorias: uma para entidades e outra para profissionais.

Serviço:

P3C 2022 – PPPs e Concessões – Investimentos em Infraestrutura no Brasil

Quando:  24 de fevereiro – Abertura e Prêmio P3C – B3, São Paulo.

                   25 de fevereiro – Conferência e Exposição – Centro de Convenções Frei Caneca, São Paulo.

Programação: Clique aqui.

Credenciamento evento: Clique aqui

Credenciamento Imprensa: Clique aqui

Sobre P3C

Organizado pela Necta, com correalização da B3, da Portugal Ribeiro & Jordão Advogados e do Estadão Blue Studio, o P3C é especializado no mercado de PPPs e Concessões com foco nos investimentos em infraestrutura no Brasil envolvendo empresas, entidades e governos com a missão de envolver essa cadeia para debater sobre a colaboração entre os diferentes atores, com a finalidade de encontrar alternativas para tornar o ambiente de negócios mais previsível e seguro para os investidores no Brasil seguindo critérios ambientais, sociais e de governança. O evento é destinado aos profissionais do setor, executivos de empresas privadas e estatais, investidoras ou operadoras de infraestrutura, consultores, financiadores, agentes públicos, acadêmicos e interessados por temas que permeiam os diferentes setores de infraestrutura.

Sobre a Necta

A Necta é uma das principais promotoras de conteúdo e eventos no Brasil especialista em aproximar os públicos B2B, B2G, G2B e G2G através da implementação de atividades orientadas a impactar positivamente os ecossistemas onde estão inseridas.

Desenvolve plataformas que conectam pessoas e transformam ecossistemas por meio de soluções de conteúdo especializado, promoção de eventos de negócios, premiações, cursos, rankings, estudos, marketplace e utilização de ferramentas de inteligência de mercado.

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos