Investir em aprimorar os conhecimentos tecnológicos dos funcionários públicos é um passo crucial para aprimorar a qualidade que é oferecido à população.
No cenário atual, onde a tecnologia permeia todas as esferas da sociedade, o letramento digital dos funcionários no setor público emerge como um componente essencial para impulsionar a eficiência e a prestação de serviços aos cidadãos. O gestor que toma a iniciativa de promover a capacitação de sua equipe nesse sentido, não apenas beneficia os usuários dos serviços públicos, mas também desempenha um papel fundamental na transformação das cidades em ambientes inteligentes, com especial atenção para os impactos acelerados pela chegada iminente do 5G.
Investir em aprimorar os conhecimentos tecnológicos dos funcionários públicos é um passo crucial para aprimorar a qualidade que é oferecido à população. A eficiência na gestão de dados, a agilidade no atendimento e a maior transparência são apenas algumas das vantagens que se traduzem em benefícios tangíveis para os munícipes. O letramento digital não é apenas uma capacidade técnica; é uma ferramenta que aprimora a experiência do usuário e fortalece a confiança na administração pública. No cerne de uma administração pública eficiente está a capacidade dos funcionários em lidar com as demandas digitais crescentes e o aprendizado é a chave para desbloquear potenciais inexplorados na prestação de serviços. Cidadãos esperam respostas rápidas e serviços acessíveis, e a habilidade de quem atende, em navegar pelo mundo digital é a base para atender a essas expectativas.
Os processos burocráticos tem necessidade premente de serem modernizados, as cidades estão investindo em portais com serviços públicos unificados e que podem ser acessados do conforto de sua casa, através de computadores e celulares, tudo ao alcance das mãos, sem necessidade de deslocamento. Hoje é possível fazer download instantâneo de grandes projetos arquitetônicos, que, em virtude do 5G, estão disponíveis em poucos segundos, o que dá a possibilidade de desenvolvimento de grandes projetos concomitantes, graças a possibilidade, que a era digital nos trouxe de centralizar o poder de processamento, podendo as alterações serem vistas em tempo real por toda uma equipe, bem como o cidadão que fez a solicitação, por esses e outros tantos exemplos, necessitamos que o servidor que está atrás da tela do computador e do balcão de atendimento ao público esteja treinado e preparado para as mudanças que já chegaram.
Na era das cidades inteligentes, os educadores desempenham um papel fundamental na formação de cidadãos capazes de enfrentar os desafios digitais. O preparo dos professores na rede pública não se limita apenas ao ensino de ferramentas tecnológicas, mas engloba o desenvolvimento de habilidades críticas e éticas. Estes educadores são os arquitetos do futuro digital, preparando as gerações vindouras para a sociedade conectada.
A chegada do 5G marca uma revolução na conectividade. Com velocidades de transmissão de dados incomparáveis e uma capacidade massiva de conexão, ele não é apenas uma evolução tecnológica, mas um catalisador para o letramento digital. A rápida disseminação de informações e a possibilidade de interconectar dispositivos de maneira mais eficiente acelerarão o processo de aprendizado e adoção de tecnologias cada vez mais rápidas e avançadas.
Falar de tudo isso nos enche os olhos e nos faz ver um futuro promissor e cheio de facilidades, no entanto, a implementação do letramento digital no setor público enfrenta resistências, especialmente entre funcionários concursados. Superar a falta de vontade de alterar a forma como sempre realizaram os processos burocráticos é crucial para aproveitar plenamente os benefícios da evolução tecnológica. A era digital traz consigo a oportunidade de simplificar procedimentos, aumentar a eficiência e promover uma administração mais ágil e responsiva às necessidades da sociedade.
À medida que navegamos pelas águas agitadas da transformação e novas tecnologias, o letramento digital no setor público surge como uma bússola, apontando para a direção certa. Com a chegada do 5G, essa jornada torna-se ainda mais emocionante, abrindo possibilidades inexploradas. Ao investir no preparo do corpo de funcionários, estamos não apenas preparando o setor público para um futuro digital, mas também construindo as bases para cidades mais inteligentes e cidadãos mais conectados e informados.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities
Karina Florido Rodrigues, possui 28 anos de experiência na gestão pública, é socióloga, administradora, especialista em Direito Penal e tem MBA em Gestão, Inteligência em Segurança Pública. Trabalhou na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, foi Diretora Executiva da Câmara Municipal de São Paulo, Diretora Administrativa e Coordenadora de Esporte e Lazer da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, foi assessora técnica da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Secretária de Desenvolvimento
Econômico no município de Santo Antônio de Posse, entre outros. Coordenou o Programa de Cidades Inteligentes do município de Jaguariúna, no Estado de São Paulo e com esse projeto a cidade já foi premiada por quatro anos consecutivos no rankink da Connected Smart Cities/Urban Systems. Ao longo de sua carreira trabalhou tanto no Poder Executivo como no Legislativo. Ocupou diversos cargos e hoje se dedica a gestão das Smart Cities, acredita que uma cidade inteligente é aquela que utiliza a tecnologia em favor da eficiência no atendimento aos cidadãos. É autora
de diversos projetos de Lei regulamentando a tecnologia 5G. Atualmente é Secretária de Gestão de Projetos e Programas de Louveira.