Projeto está com edital aberto para selecionar propostas nas áreas de grafite, serigrafia, produção cultural e cicloativismo
Depois de ter passado pela Zona Leste de São Paulo, o festival Bike Arte Brasil vai desembarcar em Campinas nos dias 02 e 03 de dezembro. O evento gratuito, feito pelo Instituto Aromeiazero, promete ocupar as ruas da cidade com shows, exposições e oficinas, usando a bicicleta como tema central.
Para cada uma das edições, visto que o festival passará por mais 3 cidades (Blumenau/SC, Campinas/SP; Fortaleza/CE e Manaus/AM), um processo seletivo é aberto. O objetivo é definir as pessoas que irão ministrar oficinas de artes visuais urbanas e workshops que acontecerão nos dias de evento. Com inscrições abertas de hoje (01) a dia 19 de novembro, o edital irá selecionar iniciativas nas seguintes linguagens: Grafitti ou Estêncil; Serigrafia e/ou Lambe-Lambe; e Produção Cultural e/ou Cicloativismo.
Podem se candidatar pessoas jurídicas MEI ou ME ou grupo informal ou coletivo, desde que seja representado por uma MEI, é preciso ter experiências com atendimento ao público e respeitar a diversidade, promovendo um ambiente seguro e acolhedor para todos. Vale ressaltar que o intuito do Bike Arte Brasil é valorizar a cultura local periférica e, por isso, moradores ou pessoas que tenham histórico de atuação na região onde irá acontecer o evento, terão prioridade no processo de seleção.
Em 12 edições, o projeto Bike Arte já promoveu ilustradores e grafiteiros, organizou dezenas de oficinas gratuitas e cerca de 30 shows para um público de 14.000 pessoas. Foram 24 oficinas, além de dois festivais com atrações diversas e para todas as idades.
A iniciativa, feita pelo Instituto Aromeiazero, é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura via Ministério da Cultura e patrocínio da Rede, empresa de meios de pagamentos do Itaú Unibanco, WestRock e Ticket Log. Para enviar sua proposta e saber mais da programação, acesse o site: https://www.aromeiazero.org.
Sobre o Aromeiazero
O Instituto Aromeiazero é uma organização sem fins lucrativos que utiliza a bicicleta para reduzir as desigualdades sociais e contribuir para tornar as cidades mais resilientes. O Aromeiazero conta com o patrocínio institucional do Itaú Unibanco, além de leis de incentivo, sendo grande parte das ações em periferias e comunidades vulneráveis. Desde 2011, as iniciativas do Aro promovem uma visão integral da bicicleta, potencializando expressões culturais e artísticas, geração de renda e hábitos de vida saudáveis.
Para maiores informações: https://www.aromeiazero.org.
Crédito: Assessoria Instituto Aromeiazero