Nos primeiros oito meses de 2023, o mercado de veículos eletrificados leves no Brasil emplacou 49.052 unidades, um crescimento de 76%, na comparação com o mesmo período de 2022 (27.812) e praticamente o total de todo o ano passado (49.245).
Se essa comparação for realizada sobre os oito primeiros meses de 2021, o percentual de crescimento é de 129%, (21.397). As vendas de eletrificados mais que dobraram em dois anos.
De janeiro a agosto de 2023, o mercado de eletrificados leves no Brasil tem batido recordes sucessivos. Estes recordes indicam o amadurecimento gradativo da eletrificação no país e as perspectivas de expansão para os próximos anos.
A participação de mercado (market share) dos veículos leves eletrificados em relação às vendas de veículos convencionais no mercado doméstico, de janeiro a agosto, foi de 3,6%.
Em 2022, para o mesmo período, essa participação era de 2,29%. Um aumento de 1,3 ponto percentual.
O aumento de participação pode ser atribuído a inúmeros fatores. Por exemplo, ações promocionais realizadas pelas montadoras para divulgação de seus modelos, com destaque para as iniciativas das chinesas GWM, BYD e CAOA Chery.
ELETROPOSTOS
O crescimento da participação de mercado dos eletrificados impulsionou a rede de eletropostos.
Levantamento de empresas do Grupo de Infraestrutura da ABVE indica que em agosto havia 3.800 eletropostos públicos e semipúblicos no Brasil. Em dezembro de 2022, este número era de 2.955 – um crescimento de 28%.
A Volvo, uma das empresas líderes no segmento de eletrificados, tem apoiado a implementação de uma infraestrutura de carregamento rápido para os veículos elétricos.
A empresa lançou um hotsite (www.eletropostosvolvocars.com.br) para estimular a instalação de pontos de recarga rápida em diferentes estabelecimentos.
De janeiro de 2021 a agosto de 2023, o mercado brasileiro emplacou 56.331 veículos eletrificados plug-in (BEV e PHEV).
Com esses números, é possível estimar uma relação de cerca de 15 veículos elétricos plug-in para cada eletroposto público ou semipúblico no Brasil – não distante das recomendações internacionais, em torno de 10 por 1.
PARTICIPAÇÃO
Os veículos eletrificados (BEV+PHEV+HEV) apresentaram, nos últimos oito meses, uma mudança do perfil de participação de mercado.
Os veículos elétricos plug-in (BEV+PHEV) corresponderam a 47% dos emplacamentos (23.213) e os híbridos não plug-in (HEV) a 53% (25.839), praticamente uma divisão pela metade no mercado de eletrificados leves.
Em 2022, nesse mesmo período, os veículos elétricos plug-in correspondiam a 36% (10.065) e os híbridos não plug-in a 64% (17.747).
A participação das tecnologias no total de emplacamentos, de janeiro a agosto de 2023, foi a seguinte:
- HEV flex: 35,6% (17.442);
- PHEV: 35,3% (17.318);
- HEV: 17,1% (8.397);
- BEV: 12,0% (5.895).
MODELOS
O mercado de eletrificados no país é formado por 40 montadoras, que, de janeiro a agosto, ofereceram 254 modelos diferentes de veículos leves eletrificados, subdivididos em 208 grupos de modelos.
A apresentação dos emplacamentos por tipo de modelo permite um conhecimento detalhado desse mercado, com base nos critérios adotados pelo Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) – fonte primária de informações sobre vendas do mercado automotivo.
Já a informação sobre grupo de modelos permite uma análise mais consolidada do número de emplacamentos alcançados pelas montadoras.
Para um segmento novo, como o da eletromobilidade, quanto maior o número de informações e detalhamento, mais transparente será a compreensão da dinâmica desse mercado.
Os 10 modelos mais emplacados de janeiro a agosto de 2023 foram:
- 1º – TOYOTA/CCROSS XRX HYBRID: 457
- 2º – TOYOTA/COROLLA APREMIUMH: 131
- 3º – CAOA CHERY TIGGO8 PHEV: 855
- 4º – CAOA CHERY/TIGGO5X PRO H: 366
- 5º – BYD SONG PLUS GS DM: 300
- 6º – GWM HAVAL H6 GT PHEV: 776
- 7º – GWM HAVAL H6 PREM HEV: 564
- 8º – CAOA CHERY/TIGGO7 PRO H: 241
- 9º – GWM HAVAL H6 PREM PHEV: 224
- 10º – VOLVO XC60 T8 ULTIMATE: 201
Os 10 grupos de modelos mais emplacados de janeiro a agosto de 2023 foram:
- 1º – COROLLA CROSS / TOYOTA: 636
- 2º – COROLLA ALTIS / TOYOTA: 881
- 3º – HAVAL H6 / GWM: 564
- 4º – TIGGO 5X / CAOA CHERY: 251
- 5º – XC60 / VOLVO: 014
- 6º – TIGGO 8 / CAOA CHERY: 855
- 7º – SONG PLUS / BYD: 300
- 8º – TIGGO 7 / CAOA CHERY: 689
- 9º – CAYENNE / PORSCHE: 167
- 10º – XC40 / VOLVO: 794
A Toyota é a empresa líder no mercado da Eletromobilidade no Brasil, com seus modelos híbridos não plug-in.
A liderança é dividida com as montadoras chinesas GWM, BYD e CAOA Chery, que nos últimos meses ganharam mercado e contribuíram para a alavancar a eletromobilidade no país.
BEV/PHEV
Os veículos PHEV foram o grande destaque do período janeiro/agosto de 2023. Eles ganharam o mercado de maneira excepcional, com 17.318 emplacamentos e crescimento de 228% sobre o mesmo período de 2022 (5.279).
Os BEV também se destacaram, com 5.895 emplacamentos – evolução de 23% sobre o mesmo período de 2022 (4.786).
Apesar de o crescimento dos PHEV superar em muito o dos BEV, o mercado ofereceu mais modelos de veículos 100% elétricos (103) do que de híbridos plug-in (77), de janeiro a agosto.
GEOGRAFIA
A eletromobilidade no Brasil se concentra massivamente no Estado de São Paulo, com participação de 35% dos emplacamentos (17.349, sobre o total de 49.052), de janeiro a agosto.
Rio de Janeiro e Santa Catarina, ocupam a 2º e a 3ºposição, com 3.749 e 3.374 emplacamentos, respectivamente, no período.
Apesar da concentração nas capitais, cidades como Anápolis/GO (1.396) e Campinas/SP (1.067) ocupam o 6º e 7º lugar no ranking das 30 cidades com maior número de emplacamentos no período janeiro/agosto de 2023.
Fonte: ABVE