O curso tem o objetivo de apresentar e esclarecer as dimensões essenciais para o desenvolvimento de cidades inteligentes sob uma ótica mais humana, inclusiva e sustentável.
O curso será realizado entre os dias 27 e 28 de setembro, nos formatos presencial e online, no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP) e é gratuito. Inscreva-se!
Como as cidades podem se tornar smart cities e oferecer uma qualidade de vida mais sustentável e justa aos cidadãos? Entre os dias 27 e 28 de setembro, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP), localizado no bairro da Consolação, na cidade paulista, sediará o Workshop Selo Connected Smart Cities de Boas Práticas para a Transformação de Cidades Inteligentes.
Uma realização da Plataforma Connected Smart Cities, ferramenta de conteúdo multidimensional que fomenta a aceleração do processo de desenvolvimento das cidades inteligentes, em conjunto com a Spin – Soluções Públicas Inteligentes, o workshop tem o intuito de explicar conceitos e apresentar as dimensões necessárias, que compõem o Selo Connected Smart Cities, para o desenvolvimento de cidades inteligentes sob uma perspectiva mais humana, inclusiva e sustentável.
O curso será ministrado por Iara Negreiros, sócia da SPIn – Soluções Públicas Inteligentes e professora de Pós-graduação da Facens e participante da ABNT/CEE-268, Willian Rigon, Sócio-diretor de Novos Negócios do CSC; e Vitor Amuri Antunes, diretor de Projetos na SPIn – Soluções Públicas Inteligentes, consultoria especializada no movimento das Cidades Inteligentes, que também são os idealizadores do Selo CSC.
“O principal desafio dos gestores brasileiros, atualmente, é implementar soluções inovadoras e inteligentes capazes de desenvolver espaços urbanos mais humanos, prósperos e sustentáveis. Neste caminho, precisamos considerar pilares estratégicos, como a promoção de boas práticas em inovações tecnológicas, criação de ambientes de experimentação e análise inteligente de dados e indicadores para vencer desafios e desenvolver uma gestão de cidade eficiente”, destaca Willian Rigon.
Estrutura do curso
A programação do workshop será dividida em blocos. No primeiro, serão tratadas as dimensões de análise de uma smart city, destacando o conceito, as transformações e a evolução da concepção de cidade inteligente no âmbito brasileiro. Além da apresentação de estudos de credibilidade nacional, como o Ranking Smart Cities; nuances da legislação nacional e resultados já estudados e catalogados dentro desses ecossistemas.
Também haverá um bloco dirigido ao esclarecimento de aspectos referentes ao processo de organização e planejamento de cidades inteligentes, considerando planos de gestão já implementados e estudos de caso relevantes. Além de uma parte dedicada à apresentação de temáticas de governança em smart cities, abordando tópicos, como: programas e parcerias público-privadas, indicadores de mensuração de dados, entre outros.
“Além de explicar conceitos e compartilhar informações, o conteúdo programático do curso estimula à construção de planos de gestão municipais e formulação de políticas públicas comprometidas com a entrega de benefícios que são de direito de todo cidadão, como melhorias na mobilidade, no transporte e na segurança, e de mais qualidade de vida para a população”, ressalta Vitor Amuri Antunes.
Durante o Evento Nacional Connected Smart Cities & Mobility Nacional (CSCM), realizado entre os dias 4 e 5 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, o CSC Talks entrevistou os participantes da iniciativa, que explicaram como o workshop será ministrado na prática – programação e importância. Confira aqui.
Selo Connected Smart Cities
Criado em 2022, o Selo Connected Smart Cities tem o propósito de incentivar o desenvolvimento de cidades inteligentes, a partir do estudo e da divulgação de boas práticas da gestão pública e privada. Conheça a iniciativa aqui.
Para estudo e diagnóstico das cidades em termos de desenvolvimento sustentável, a ferramenta utiliza 6 dimensões de análise:
- Planejamento da Cidade Inteligente para avaliar boas práticas refletidas no planejamento municipal;·
- Governança da Cidade Inteligente, que considera as boas práticas presentes na governança da Cidade;
- Ecossistema de Inovação, cujo objetivo é analisar boas práticas refletidas na regulação do Ecossistema de Inovação Municipal;
- Planejamento de Infraestruturas e Serviços de TIC, tópico que trata da observação do impacto de boas práticas refletidas no planejamento de TICs do Município;
- Maturidade para Parcerias, direcionada à identificação de boas práticas refletidas na colaboração do poder privado na cidade;
- Tendência de evolução no Ranking Connected Smart Cities, item que abrange um balanço geral de resultados em boas práticas nos indicadores das cidades estudadas.
2ª edição do Selo CSC
Neste ano, o estudo premiou 40 cidades participantes em 4 níveis: aspiracional, bronze, prata e ouro, de acordo com os estágios e a quantidade de iniciativas de boas práticas realizadas ou em planejamento. Confira os resultados na íntegra aqui.
A premiação foi realizada durante o CSCM 2023, que recebeu 5.118 participantes, entre profissionais, representantes de governos, parceiros, empresas, autoridades e entidades. A partir de uma programação temática dinâmica e transversal, o evento teve o propósito de conectar e integrar os ecossistemas de cidades inteligentes, mobilidade urbana e transporte aéreo.
Serviço
Workshop Selo Connected Smart Cities de Boas Práticas Para a Transformação de Cidades Inteligentes – Gratuito
28 e 29 de setembro, das 8h30 às 18h
Presencial (CREA-SP) e online com transmissão ao vivo
Para mais informações e inscrições, clique aqui.
Sobre o Selo Connected Smart Cities
A Plataforma Connected Smart Cities em parceria com a Spin – Soluções Públicas Inteligentes desenvolveu mais uma ferramenta para incentivar o desenvolvimento e reconhecer as boas práticas em cidades inteligentes: o Selo Connected Smart Cities. Este Selo avalia ações e nível de envolvimento das cidades brasileiras em 6 dimensões, sendo 5 de caráter autodeclarado e um considerando o resultado das cidades nas últimas edições do Ranking Connected Smart Cities.
Assessoria de Imprensa:
Karolina von Sydow – Necta
imprensa@nectainova.com.br
+55 11 95368-8829