O reconhecimento aconteceu nesta terça-feira, 5 de setembro, durante a 9ª edição do Connected Smart Cities & Mobility Nacional (CSCM), em São Paulo.
Na manhã desta terça-feira, 5 de setembro, foram anunciados, durante o Evento Nacional Connected Smart Cities & Mobility (CSCM), os resultados do Selo Connected Smart Cities (CSC) 2023. Em sua 2ª edição, a ferramenta incentiva o desenvolvimento e reconhecimento de boas práticas em cidades inteligentes do Brasil. A iniciativa é da Plataforma Connected Smart Cities em parceria com a Spin – Soluções Públicas Inteligentes.
“Para a expansão de cidades mais inteligentes, integradas e sustentáveis, são necessárias políticas públicas e boas práticas em diferentes dimensões, desde o planejamento transversal da transformação em cidade inteligente, mas também nos ambientes de inovação, tecnologia e parcerias, impulsionando a transformação das cidades”, destaca Willian Rigon, idealizador do Selo CSC e sócio-diretor de Novos Negócios do CSC.
Premiação da 2ª edição do Selo CSC
A solenidade de reconhecimento ocorreu de forma presencial, com transmissão online simultânea, entre 9h30 e 13h, e reconheceu as quase 40 cidades que se inscreveram no estudo e enviaram dados para o comitê de avaliação tecer análises de informações, segundo critérios especificados de boas práticas.
O Willian Rigon, Sócio Diretor de Novos Negócios da Plataforma Connected Smart Cities, e Vitor Amuri, Sócio e Diretor de Projetos da SPIn – Soluções Públicas Inteligentes Consultoria, deram início à cerimônia de apresentação do estudo e destacaram a trajetória de resultados já atingidos. No primeiro painel foram apresentados e premiadas as cidades em 4 níves: aspiracional, bronze, prata e ouro, de acordo com os estágios e a quantidade de iniciativas de boas práticas realizadas ou em planejamento.
Em seguida, foram convidadas a subirem no palco as autoridades representativas de quatro das cidades: Rogério Cruz, Prefeito de Goiânia (GO), Isael Domingues, Prefeito de Pindamonhangaba (SP), Marcel Virmond Vieira, Secretário de Planejamento Urbano de Joinville (SC) e Jones Henrique Martins, Gestor Adjunto de Finanças da cidade de Jundiaí (SP).
Selo CSC
A ferramenta avalia os panoramas das cidades brasileiras dentro de 6 dimensões, sendo 5 de caráter autodeclarado e uma considerando os resultados alcançados pelas cidades nas últimas edições do Ranking Connected Smart Cities. A premiação elege as iniciativas, conforme os seguintes níveis de avaliação: Diamante (ainda não atingido) Ouro, Prata, Bronze e Aspiracional.
As ações são avaliadas, de acordo com os seguintes critérios:
- Planejamento da Cidade Inteligente, que avalia as boas práticas refletidas no planejamento municipal;·
- Governança da Cidade Inteligente, que considera as boas práticas refletidas na governança da Cidade;
- Ecossistema de Inovação, que tem como objetivo analisar as boas práticas refletidas na regulação do Ecossistema de Inovação Municipal;
- Planejamento de Infraestruturas e Serviços de TIC, onde é observado o impacto de boas práticas refletidas no planejamento de TICs do Município;
- Maturidade para Parcerias, explora o aspecto das boas práticas refletidas na colaboração do poder privado na cidade; e
- Por último, a avaliação leva em consideração a tendência de evolução no Ranking Connected Smart Cities, identificando o reflexo de boas práticas nos indicadores da cidade.
Resultados da 2ª edição do Selo CSC
Em 2023, houve o reconhecimento de 39 cidades participantes na 2ª edição do Selo Connected Smart Cities. Você confere todos os resultados aqui.
As cidades premiadas no Selo CSC 2023 foram:
- Nível Ouro: Belo Horizonte (MG),Campinas (SP), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Pato Branco (PR), Pindamonhangaba (SP), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santos (SP) e São Paulo (SP).
- Nível Prata: Fortaleza (CE), Jaguariúna (SP), Jundiaí (SP), Lucas do Rio Verde (MT), Mogi das Cruzes (SP), Niterói (RJ), Osasco (SP), Praia Grande (SP), Santo André (SP), São Luís (MA), Sorocaba (SP), Tubarão (SC).
- Nível Bronze: Amargosa (BA), Cachoeiro de Itapemirim (ES), Caruaru (PE), Caxias do Sul (RS), Cuiabá (MT), Joinville (SC), Londrina (PR), Maringá (PR) e Santana de Parnaíba (SP).
- Nível Aspiracional: Cascavel (PR), Garopaba (SC), Igarapava (SP), Laranjeiras do Sul (PR), Mesquita (RJ), Primavera do Leste (MT) e Tangará da Serra (MT)
Sobre o Selo Connected Smart Cities
O Selo Connected Smart Cities reconhece as boas práticas no desenvolvimento de cidades mais inteligentes, considerando 6 dimensões de análise, como: ecossistema de inovação, maturidade de parcerias, planejamento de cidades inteligentes, infraestrutura e serviços TIC, governança, dentre outros.
Sobre o Connected Smart Cities
O Connected Smart Cities & Mobility Nacional é o maior e mais importante evento de negócios e conexões de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil. Realizado desde 2015, o CSCM tem um formato de múltiplos palcos e promove a integração entre conteúdo de alta qualidade, promoção de negócios e networking de impacto. O evento faz parte da Plataforma Connected Smart Cities, que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.
Assessoria de Imprensa:
Karolina von Sydow – Necta
imprensa@nectainova.com.br
+55 11 95368-8829