Prefeitura instalou primeiro eletroposto da cidade em 2021, com recargas gratuitas para moradores e visitantes
A Prefeitura de Poços de Caldas (MG) está investindo em estruturas para fomentar a mobilidade elétrica. Com isso, a cidade pretende se tornar referência na região.
Exemplo disso é que, em 2021, a cidade recebeu o primeiro eletroposto de abastecimento. Até hoje, o local atrai visitantes e moradores para a recarga de veículos elétricos e híbridos.
Na Estação Mogiana/Fepasa, o eletroposto chama a atenção. Entre os veículos que param no local para uma recarga está um ônibus da Alcoa Poços de Caldas, atualmente em fase de testes.
Com 44 lugares, o ônibus elétrico não emite CO2, é silencioso e de baixo custo energético, tendo autonomia de 300 quilômetros. Atualmente, pode ser recarregado em outros dois pontos de Poços de Caldas: no campus da PUC Minas e na garagem da empresa Cattani, responsável pelo serviço de transporte de colaboradores.
Assim, Poços de Caldas caminha para se tornar referência em mobilidade elétrica. Afinal, o eletroposto foi um projeto de mobilidade elétrica pioneiro na região. Além disso, foi uma das 30 iniciativas de todo o país aprovadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Aumento da procura por recarga
O ponto de recarga integra o projeto Poços + Inteligente, uma parceria entre o Departamento Municipal de Eletricidade de Poços de Caldas (DME), a Prefeitura, a PUC Minas e o IF Sul de Minas.
Segundo o coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do DME, Anderson Muniz, a procura tem sido relevante. “São recarregados de dois a três carros por dia. Em Poços, já temos 126 carros eletrificados e desses 23 são elétricos. O restante é híbrido. E, notamos ainda, que a maioria dos carros que vêm recarregar são de turistas”, afirma.
“Os carros elétricos têm sido a principal aposta mundial da indústria para oferecer para seus consumidores maior economia de energia e menor poluição. Muitos países estão aderindo pelo fato de ser sustentável, pois irá contribuir para um planeta mais limpo, com zero emissão e assim, será a solução contra a poluição nos grandes centros urbanos. Outra vantagem, é o seu baixo custo, pois não utiliza gasolina, diesel ou gás, mas sim a eletricidade. E Poços sai na frente com o nosso eletroposto”, avalia Muniz.
Carruagem Elétrica
Outro projeto em eletromobilidade na cidade é a circulação de carruagens elétricas para substituir o uso de charretes movidas por tração animal. A Prefeitura criou um protótipo, que está em desenvolvimento para a implantação. A proposta também integra o Poços + Inteligente.
“Queremos profissionalizar o serviço, com os condutores vestidos a caráter, e a tecnologia usada disponibilizando informações turísticas por meio de GPS, carregamento USB. A cidade merece crescer sempre e por isso que trabalhamos, um caminho de vanguarda e avanço para todos”, afirma o prefeito, Sérgio Azevedo.