Até 2026, o Brasil terá um carro voador. A Embraer, junto à sua subsidiária Eve Air Mobility, escolheu Taubaté (SP) como local para a primeira fábrica de montagem da aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical eVTOL.
Inicialmente, em 2024, a Eve fará uma campanha de teste. Ainda neste segundo semestre de 2023, porém, a empresa vai montar o primeiro protótipo. Além do carro, a subsidiária desenvolve a rede de serviços e suporte e tecnologia para o tráfego aéreo.
O local da fábrica foi escolhido pelo fácil acesso a rodovias. “Outra vantagem significativa é a localização próxima à sede da Embraer em São José dos Campos, da equipe de engenharia e recursos humanos da Eve, o que facilitará o desenvolvimento e a sustentabilidade de novos processos de produção, aumentando a agilidade e a competitividade da empresa”, diz o comunicado da Embraer.
O eVTOL tem alcance de 100 quilômetros e usa asas fixas, rotores e propulsores. Ele deve ser usado como táxi aéreo. A principal diferença dele para um helicóptero é o uso de eletricidade ao invés de combustível de aviação, reduzindo o impacto ambiental.
O veículo deve ser ainda mais acessível, com manutenção mais barata e preço mais baixo. Segundo a fabricante, uma passagem nesse transporte deve custar o dobro do que uma corrida com carro de aplicativo no mesmo trajeto, variando de cidade para cidade.
Fonte: Tecmundo