spot_img
HomeCONTEÚDOSCidadesJUNDIAÍ É A 3ª CIDADE BRASILEIRA COM CERTIFICAÇÃO DE INDICADORES

JUNDIAÍ É A 3ª CIDADE BRASILEIRA COM CERTIFICAÇÃO DE INDICADORES

Jundiaí foi agraciada com a Certificação de Cidade Sustentável ISO 37120, que avalia indicadores em conformidade com a qualidade de vida, sustentabilidade e eficiente prestação de serviços. A formulação do documento contou com a orientação da Bright Cities, plataforma referência na elaboração de diagnósticos e metodologias para a construção de cidades inteligentes.

Para o futuro melhor das cidades, é necessário compreender cenários e indicadores de desempenho de dimensões dinâmicas que compõem uma vida em sociedade, como economia, saúde, educação e meio ambiente. Para mensuração e aplicabilidade estratégica de dados selecionados, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estudou e traduziu as normas internacionais ISO 37120, 37122 e 37123, para auxiliar gestores públicos no planejamento de ações e investimentos de políticas em prol do desenvolvimento sócio-sustentável.

Uma das normas consideradas é a ISO 37120, que avalia o uso de indicadores em conformidade com a qualidade de vida, sustentabilidade e adequada prestação de serviços urbanos à sociedade. No final de maio, chegou a vez de Jundiaí (SP) receber esta modalidade de Certificação de Cidades Sustentáveis. 

A cidade é a terceira do Brasil a conquistar a certificação que reconhece a existência de monitoramento dos indicadores da norma em questão. O levantamento foi elaborado pela Prefeitura de Jundiaí, com auxílio da plataforma Bright Cities, com duração de três meses. A plataforma abrange uma equipe especializada no desenvolvimento de estudos e metodologias de gerenciamento de dados, como instrumentos de apoio para a criação de certificações e incentivo de políticas públicas.

Metodologia de trabalho e conquista do nível bronze de certificação

O trabalho de mapeamento, coleta e estudo levantou 45 indicadores essenciais, acrescidos de 14 indicadores de apoio, na cidade de Jundiaí. Todo esse processo de trabalho resultou na conquista do nível bronze de certificação pela cidade. 

Para  possibilitar a conquista desta categoria no processo de certificação, a Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) de Jundiaí destaca a criação “em 2017, do Escritório de Avaliação de Políticas Públicas, que consolida indicadores e informações sobre o município tanto para a gestão como para a população. Ao longo dos anos, os indicadores foram sendo ampliados e se tornaram robustos, chegando a um total de 385 indicadores em 2023, o que facilitou o processo de certificação.”

Para atendimento aos critérios de conformidade exigidos pela norma 37120, foram avaliados os seguintes eixos temáticos: Água, Agricultura local/urbana e segurança alimentar, Economia, Educação, Energia, Esgotos, Esporte e Cultura, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Finanças, Governança, Saúde, Habitação, População e Condições Sociais, Planejamento Urbano, Recreação, Segurança, Resíduos Sólidos, Telecomunicações e Transporte. 

Trabalho do Observatório de dados foi essencial para a conquista da certificação

O portal Observatório de Jundiaí, que abrange dados, informações e indicadores estratégicos para consulta da Administração Municipal, integra o novo modelo de governança da gestão pública da cidade. A ferramenta auxilia na tomada de decisões e no alcance de metas consideradas no planejamento plurianual, buscando tornar a governança da cidade cada vez mais democrática, transparente e acessível aos cidadãos. 

“O Observatório possibilita uma melhor utilização dos recursos públicos, ampliando o impacto dos investimentos realizados e gerando maior qualidade de vida para a população. Soma-se a maior eficiência dos investimentos, maior interesse acadêmico pelo município, o que se traduz em novas pesquisas, além de melhor interlocução do poder público com a sociedade”, afirma a UGGF.

Certificação estimula o crescimento de cidades inteligentes

O reconhecimento de cidades inteligentes, sob o viés da certificação ABNT, identifica boas práticas de gestão e incentiva a busca de melhorias de indicadores de desenvolvimento humano, econômico e sustentável que contemplem os parâmetros estabelecidos pelo padrão internacional ISO. 

No âmbito nacional, São José dos Campos foi a primeira cidade inteligente reconhecida do Brasil. O município foi reconhecido também como a cidade mais resiliente (nível ouro) e sustentável (nível platinum) do país.

Neste cenário, a expansão da certificação colabora para a construção de cidades mais promissoras. “O monitoramento permite ao município ampliar seu impacto e suas entregas para a população, ao identificar quais áreas demandam maior investimento comparado ao padrão internacional, ampliando a assertividade dos gestores e tornando a cidade cada vez mais inteligente, conectada e inclusiva”, destaca a Unidade do Governo.

De acordo com a Bright Cities, algumas cidades do Rio de Janeiro, como Maricá; Minas Gerais, como Juiz de Fora e Pernambuco, como Recife já estão desenvolvendo esse processo de certificação, com assessoria da plataforma. 

Para saber mais sobre o Observatório de dados de Jundiaí, confira aqui o programa Cidades, Café e Prosa que contou com a participação do Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado; Gestor Adjunto de Governo, Jones Henrique Martins; e Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos