Pela primeira vez a companhia paulista vai atuar na implantação de sistema de transporte no exterior, juntamente com a Concremat Engenharia e Tecnologia (Brasil), Itrans (República Dominicana) e Grupo AM (Venezuela), através do Consórcio Multinacional Monotel SDC
O Metrô de São Paulo vai participar da implantação do monotrilho na República Dominicana. A companhia paulista participa do Consórcio Monotel SDC, que conta também com a Concremat Engenharia e Tecnologia, Itrans e Grupo AM, consórcio que venceu a concorrência pública para gestão técnica e fiscalização do projeto de obra civil, fornecimento e instalação de equipamentos eletromecânicos e início de operação do monotrilho e teleférico de Santiago de Los Caballeros.
A atuação do Consórcio será na gestão e fiscalização da execução do projeto da obra, bem como os procedimentos para iniciar a operação do sistema pioneiro no país do Caribe. Isso será feito com a expertise do Metro de São Paulo na implantação e operação de sistema de monotrilho de alta capacidade e de seus técnicos, que vão trabalhar neste projeto por 36 meses. Esses profissionais envolvidos passaram pela avaliação da Comissão de Julgamento da licitação, agregando valor na nota do Consórcio, em razão dos atestados de experiência.
O projeto envolve a implantação da primeira linha de monotrilho da América Central e Caribe, que vai ter 16 km de extensão e 16 estações entre Cienfuegos e Madre y Maestra, interligando os setores mais populosos de Santiago de Los Caballeros e regiões de concentração de trabalho.
A obra foi iniciada em março de 2022 e, quando pronta, deve transportar 200 mil pessoas por dia, reduzindo o tempo de viagem e ampliando a acessibilidade no transporte público.
O consórcio é liderado pela Concremat Engenharia e Tecnologia SA, contando também com a participação de outras duas empresas, Itrans e Grupo AM, que vão receber aproximadamente US$ 22,5 milhões para a execução do contrato de gestão técnica.
É o primeiro projeto internacional para a implantação de transporte público de massa de que o Metrô participa.
Além da experiência de mais de 50 anos no planejamento e implantação de sistemas de metrô, a Companhia do Metrô de São Paulo opera a maior rede de metrô do Brasil há 48 anos e é responsável pelo planejamento, construção e operação do maior monotrilho de alta capacidade da América Latina.
Fonte: ANP Trilhos