Capital capixaba figura, ainda, na quarta posição entre as cidades da região Sudeste
Vitória (ES)é a sétima colocada no Ranking Geral do Connected Smart Cities 2022, e ocupa a quarta posição entre todas as cidades da região Sudeste. O primeiro lugar na classificação geral do Ranking 2022 ficou com a cidade de Curitiba (PR), o segundo foi para Florianópolis (SC) e, na terceira localização, figura São Paulo (SP).
A capital capixaba figura também na na quarta posição no Eixo Saúde e na sétima em Educação.
O Centro de Convenções Frei Caneca sedia, entre hoje e quinta-feira, a 8a.edição do evento nacional Connected Smart Cities e Mobility, que destaca as cidades mais inteligentes do país com a apresentação do Ranking e ainda com o Prêmio Connected Smart Cities, que traz 10 finalistas com negócios inovadores para as cidades. Neste ano, o evento acontece presencialmente nesta terça e quarta-feira, e no formato digital, na quinta-feira, 06.
O resultado do Ranking Connected Smart Cities 2022, estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, foi apresentado durante a Cerimônia de Abertura do evento para autoridades, empresários e especialistas nacionais e internacionais. O Ranking mapeia todos os 680 municípios com mais de 50 mil habitantes. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. A edição 2022 do estudo conta com 75 indicadores, que atestam serviços inteligentes nas cidades.
O resultado é apresentado em quatro frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. O estudo é composto pelos indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, eixos temáticos discutidos no evento nacional do Connected Smart Cities & Mobility.
“A Plataforma Connected Smart Cities desempenha há oito anos um papel fundamental junto às empresas, entidades e governos na busca pela inovação. Assumimos como propósito colaborar no processo de tornar as cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas”, comenta a CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities e Mobility, Paula Faria.
VITÓRIA EM NÚMEROS
Além de contar com matrícula escolar da rede pública online, Vitória destaca-se no eixo de educação com o oferecimento de 17,08 vagas em universidades públicas para cada mil habitantes, com mais de 18 anos. A média no ENEM entre alunos da rede pública é de 428,8 pontos, 100% dos professores que atuam no ensino médio público possuem formação superior. No ensino fundamental, a média é de 26,5 alunos por turma, e 5,4% dos empregos formais da cidade são ocupados pelo setor de educação, pesquisa e desenvolvimento. O investimento municipal per capita em educação é superior a mil e cem reais por habitante.
A capital do Espírito Santo se destaca no eixo Saúde e Meio Ambiente com 4,5 leitos por mil habitantes; 560 médicos por cem mil habitantes, e despesas pagas de R$722 por habitante com Saúde (redução em relação ao ano anterior), além de agendamento online de consulta na rede pública.
Já em Meio Ambiente, Vitória apresenta 100% de coleta de resíduos sólidos; monitoramento de área de risco, e porcentagem de 0,43% de veículos matriculados na cidade com baixa emissão (no ano anterior, o percentual era 0,21%).
Em Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação, os destaques são para 100% da população coberta por tecnologia 4G, velocidade média de 234,9 mbps na banda larga da cidade, no ano anterior a média era de 100,5 mbps, 40,8% dos empregos formais ocupados por população com curso superior, 1 polo de tecnologia e 3 incubadoras de empresas, de acordo com dados da Anprotec. O crescimento em empresas de tecnologia é de 0,62%, e de 15,77% nas Microempresas Individuais (MEIs).
Nos eixos Economia e Governança, a cidade apresenta índice Firjan de 0,8244; Escala Brasil Transparente igual a 9,31, crescimento de 6,66% no número de empregos em 2021, e 6 conselhos municipais dentro na gama de segmentos pesquisados.
DESTAQUES RANKING CONNECTED SMART CITIES 2022
A região Sudeste concentra as cidades mais inteligentes e conectadas, seis municípios estão entre os 10 mais bem colocados. Duas cidades da região Sul, uma do Centro-Oeste e outra do Nordeste também são destaques.
Na classificação por região, Brasília (DF), no Centro-Oeste, é a 1ª colocada no Ranking. No Nordeste é Salvador (BA). Palmas (TO) representa a região Norte. São Paulo (SP) lidera no Sudeste, e Florianópolis (SC) se destaca no Sul. Jaguariúna (SP) aparece em primeiro lugar entre as cidades de 50 a 100 mil habitantes, e, de 100 a 500 mil, está Vitória (ES). Acima de 500 mil habitantes, novamente, Curitiba é a líder.
OS VENCEDORES POR EIXO TEMÁTICO
O primeiro lugar em Urbanismo foi para Santos (SP); Mobilidade e Acessibilidade: São Paulo (SP); Meio Ambiente: Balneário Camboriú (SC); Empreendedorismo: Curitiba (PR); Economia: São Paulo (SP); Tecnologia e Inovação: Fortaleza (CE); Saúde: Belo Horizonte (MG); Educação: São Caetano do Sul (SP); Segurança: São Caetano do Sul (SP); e Governança: Balneário Camboriú (SC).
PRÊMIO CONNECTED SMART CITIES
O Prêmio Connected Smart Cities consiste em reconhecer e premiar negócios inovadores que colaborem para que as cidades possam ser mais inteligentes. A apresentação dos empreendedores e as soluções das categorias Negócios em Operação e Negócios Pré-Operacionais, assim como o anúncio dos ganhadores em cada categoria, acontece amanhã, 05, a partir das 09h.
SERVIÇO
8a.Edição Connected Smart Cities & Mobility
Datas: 04, 05 e 06 de outubro de 2022
Local: Centro de Convenções Frei Caneca (SP), dias 04 e 05; e no formato digital no dia 06
Mais informações: https://evento.
Imagens Connected Smart Cities e Mobility: https://www.flickr.com/photos/
Realização: Necta (www.nectainova.com.br)