Rio de Janeiro (RJ) ocupa a décima posição no Ranking Geral do Connected Smart Cities 2022, e ocupa a terceira posição no eixo Empreendedorismo. Entre as cidades da região Sudeste, o Rio aparece em quinto lugar. O primeiro lugar na classificação geral do Ranking 2022 ficou com a cidade de Curitiba (PR), o segundo foi para Florianópolis (SC) e, na terceira localização, figura São Paulo (SP).
A cidade figura também no 4º lugar em Tecnologia e Inovação, 5ª colocação em Mobilidade e Acessibilidade e na 8ª em Economia.
O Centro de Convenções Frei Caneca sedia, entre hoje e quinta-feira, a 8a.edição do evento nacional Connected Smart Cities e Mobility, que destaca as cidades mais inteligentes do país com a apresentação do Ranking e ainda com o Prêmio Connected Smart Cities, que traz 10 finalistas com negócios inovadores para as cidades. Neste ano, o evento acontece presencialmente nesta terça e quarta-feira, e no formato digital, na quinta-feira, 06.
O resultado do Ranking Connected Smart Cities 2022, estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, foi apresentado durante a Cerimônia de Abertura do evento para autoridades, empresários e especialistas nacionais e internacionais. O Ranking mapeia todos os 680 municípios com mais de 50 mil habitantes. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. A edição 2022 do estudo conta com 75 indicadores, que atestam serviços inteligentes nas cidades.
O resultado é apresentado em quatro frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. O estudo é composto pelos indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, eixos temáticos discutidos no evento nacional do Connected Smart Cities & Mobility.
“A Plataforma Connected Smart Cities desempenha há oito anos um papel fundamental junto às empresas, entidades e governos na busca pela inovação. Assumimos como propósito colaborar no processo de tornar as cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas”, comenta a CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities e Mobility, Paula Faria.
DESTAQUES RIO DE JANEIRO
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), comenta o resultado do Ranquing 2022. “Fico feliz pelo desempenho do Rio de Janeiro. Conseguimos nos manter entre as dez cidades mais bem colocadas no ranking geral e entre as cinco melhores em Empreendedorismo; Tecnologia e Inovação; e Mobilidade e Acessibilidade. E, acima de tudo, tivemos uma expressiva melhora na categoria Economia, que nos colocou entre as dez cidades com melhor desempenho”.
Segundo ele, uma cidade inteligente e sustentável é aquela que consegue aplicar as tecnologias disponíveis para o bem-estar da população. “Ou seja, não entende tecnologia como fim, mas sim como meio para aumentar qualidade de vida do cidadão, com respeito ao meio ambiente. Por isso, há um ano criamos a Coordenadoria de Cidade Inteligente, que tem como desafio conectar os projetos e ações das secretarias municipais, setor privado e sociedade civil e impactar positivamente os resultados da cidade”, acrescentou.
Atualmente, além dos investimentos em curso em infraestrutura de conectividade e em estratégias de governo digital, o prefeito destaca os esforços dedicados à integração dos indicadores de cidades e comunidades inteligentes e sustentáveis ao Plano de Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas e Plano Estratégico 2021-2024.
“Estamos nos planejando para implementar a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes, adotando modelos inovadores e inclusivos de governança urbana e o fortalecimento do papel do poder público como gestor de impactos da transformação digital nas cidades”, finalizou.
RIO DE JANEIRO EM NÚMEROS
Na edição 2022 do Ranking Connected Smart Cities a cidade do Rio de Janeiro se mantém no top 10 das cidades mais inteligentes do Brasil. A capital carioca conta com 100% da população coberta pelo serviço 4G, 6 operadoras de banda larga com 230,8 mbps de velocidade média nas conexões residenciais contratadas, ante 99,8 mbps do ano anterior
Em relação aos Serviços e Soluções Inteligentes, a cidade do Rio de Janeiro conta com sistema de bilhete eletrônico no transporte coletivo, semáforos inteligentes, cadastro imobiliário informatizado, georreferenciado e disponibilizado ao cidadão, monitoramento de áreas de risco, sistema de iluminação inteligente, Centro de Controle e Operações, e matrícula escolar na rede pública online.
De acordo com dados do MCTIC, a cidade conta com 2 polos tecnológicos e 15 incubadoras de empresas (Anprotec), a cidade carioca foi uma das poucas que registrou no último período o crescimento das empresas de tecnologia, 0,3% de crescimento, tendo registrado também crescimento de 15,6% entre as microempresas individuais (MEIs). A capital conta ainda com 81,6% dos empregos no setor privado e 68,7% da receita municipal não oriunda de repasses.
DESTAQUES RANKING CONNECTED SMART CITIES 2022
A região Sudeste concentra as cidades mais inteligentes e conectadas, seis municípios estão entre os 10 mais bem colocados. Duas cidades da região Sul, uma do Centro-Oeste e outra do Nordeste também são destaques.
Na classificação por região, Brasília (DF), no Centro-Oeste, é a 1ª colocada no Ranking. No Nordeste é Salvador (BA). Palmas (TO) representa a região Norte. São Paulo (SP) lidera no Sudeste, e Florianópolis (SC) se destaca no Sul. Jaguariúna (SP) aparece em primeiro lugar entre as cidades de 50 a 100 mil habitantes, e, de 100 a 500 mil, está Vitória (ES). Acima de 500 mil habitantes, novamente, Curitiba é a líder.
OS VENCEDORES POR EIXO TEMÁTICO
O primeiro lugar em Urbanismo foi para Santos (SP); Mobilidade e Acessibilidade: São Paulo (SP); Meio Ambiente: Balneário Camboriú (SC); Empreendedorismo: Curitiba (PR); Economia: São Paulo (SP); Tecnologia e Inovação: Fortaleza (CE); Saúde: Belo Horizonte (MG); Educação: São Caetano do Sul (SP); Segurança: São Caetano do Sul (SP); e Governança: Balneário Camboriú (SC).
PRÊMIO CONNECTED SMART CITIES
O Prêmio Connected Smart Cities consiste em reconhecer e premiar negócios inovadores que colaborem para que as cidades possam ser mais inteligentes. A apresentação dos empreendedores e as soluções das categorias Negócios em Operação e Negócios Pré-Operacionais, assim como o anúncio dos ganhadores em cada categoria, acontece amanhã, 05, a partir das 09h.
SERVIÇO
8a.Edição Connected Smart Cities & Mobility
Datas: 04, 05 e 06 de outubro de 2022
Local: Centro de Convenções Frei Caneca (SP), dias 04 e 05; e no formato digital no dia 06
Mais informações: https://evento.connectedsmartcities.com.br/
Imagens Connected Smart Cities e Mobility: https://www.flickr.com/photos/connectedsmartcities/albums
Realização: Necta (www.nectainova.com.br)
Sobre o Connected Smart Cities
O Connected Smart Cities é a principal iniciativa do setor de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil, e um dos maiores eventos da América Latina. É realizado pela Necta e a Urban Systems e envolve empresas, entidades e governos. O evento faz parte da Plataforma Connected Smart Cities, que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.
Ranking Connected Smart Cities: Oestudo é desenvolvido pela Urban Systems, por meio de metodologia própria e exclusiva, em parceria com a Necta. Além de considerar os conceitos de cidades inteligentes, como tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, o Ranking considera conceito de conectividade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais das cidades e sustentabilidade econômica.
Acesso à plataforma online de consulta ao Ranking Connected Smart Cities: http://ranking.connectedsmartcities.com.br/
Todos os indicadores do Ranking Connected Smart Cities 2021 estão disponíveis em: https://conteudo.urbansystems.com.br/csc_urban_atual