spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMeio AmbienteCOM SÃO PAULO NA LIDERANÇA, ESTADOS DO SUDESTE OCUPAM POSIÇÃO INTERMEDIÁRIA NO...

COM SÃO PAULO NA LIDERANÇA, ESTADOS DO SUDESTE OCUPAM POSIÇÃO INTERMEDIÁRIA NO RANKING DE ATIVOS VERDES 2022

São Paulo é o estado que mais avançou em direção à agenda sustentável este ano; Minas Gerais é o 7º, Rio de Janeiro o 10º e Espírito Santo o 11º

Os estados da região Sudeste ocupam posições intermediárias no Ranking Estadual de Gestão Sustentável de Ativos Verdes, do CLP (Centro de Liderança Pública). Elaborado em parceria com a Tendências Consultoria, o levantamento avalia os entes subnacionais a partir de indicadores alinhados à visão ESG (environmental, social and governance) e à agenda 2030 da ONU. Conheça todos os resultados

O levantamento inédito mede o desempenho das 27 unidades federativas a partir de 33 indicadores, distribuídos em quatro pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da gestão ambiental dos estados: Gestão do CAR, Uso da Terra, Orçamento Verde e Sustentabilidade. Todos os dados são públicos do Sicar (Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural) e demais fontes, como IBGE, Embrapa, SNIF, entre outros.

São Paulo é o estado com melhor desempenho no Ranking de Gestão Sustentável de Ativos Verdes, uma vez que performou bem nos dois pilares mais pesados do levantamento: Uso da Terra (40,4%) e Sustentabilidade (30,5%), ficando na quarta e primeira posições, respectivamente.

São Paulo ainda ocupa ainda a liderança em quatro indicadores do levantamento: Solicitações de adesão ao PRA, Subfunção controle ambiental, Transparência das ações de combate ao desmatamento e Tratores, implementos e máquinas.

O Rio de Janeiro, por sua vez, ficou com a liderança em dois indicadores: DITR para imóveis rurais e Subfunção recuperação de áreas degradadas.

Já em Minas Gerais, o estado ficou na terceira posição no indicador de Transparência das ações de combate ao desmatamento e na quarta colocação em Patrimônio fundiário imobilizado.

O Espírito Santo performou bem em indicadores específicos, como APP em imóveis cadastrados e Uso de irrigação, ocupando em ambos a segunda colocação.

“Após a criação do Ranking dos Estados ESG e ODS, o CLP segue desenvolvendo iniciativas capazes de auxiliar gestores públicos a diagnosticar problemas e elencar prioridades, além de mostrar para a população e para o setor privado quem são os estados que estão avançando em direção à agenda sustentável”, comenta Tadeu Barros, diretor-presidente do CLP.

Já para Denise de Pasqual, economista, sócia-fundadora da Tendências Consultoria, ter contribuído para a produção do Ranking de Ativos Verdes marca também a ampliação do escopo de serviços prestados pela consultoria em temas de ESG. “Fazer parte dessa iniciativa, que mostra como os estados estão gerindo seus ativos verdes, é de grande relevância, pois sabemos que o Ranking será uma ferramenta de difusão de boas práticas entre os participantes e até de gestão de políticas públicas associadas à área ambiental”, diz.

Sobre o Ranking de Ativos Verdes

O Ranking de Ativos Verdes é realizado pela primeira vez pelo CLP (Centro de Liderança Pública) em 2022. O levantamento mede o desempenho das 27 unidades federativas a partir de 33 indicadores, distribuídos em quatro pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da gestão ambiental dos estados: Gestão do CAR, Uso da Terra, Orçamento Verde e Sustentabilidade. Todos os dados são públicos do Sicar (Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural) e demais fontes, como IBGE, Embrapa, SNIF, entre outros.

Com informações da Assessoria de Imprensa

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE MEIO AMBIENTE

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos