Planos de governo trazem propostas para o setor, considerando diversos modais
A mobilidade urbana está sendo um dos temas presentes nos planos dos candidatos ao Governo do Estado de São Paulo. Em geral, as propostas consideram diversos modais. Sobretudo o transporte coletivo.
Veja abaixo o que propõem os candidatos ao Governo do Estado de São Paulo sobre mobilidade urbana. Foram considerados aqueles mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto do Datafolha, que integram os debates: Fernando Haddad (PT), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Rodrigo Garcia (PSDB), Vinicius Poit (Novo) e Elvis Cezar (PDT).
Fernando Haddad
O plano do candidato em mobilidade urbana cita a intenção de investir na infraestrutura de transporte, prioritariamente em projetos de baixo carbono. Além disso, há menção de investimento nas estruturas metropolitanas de metrôs e trens, para expandir o transporte sobre trilhos pelo estado.
Outro ponto é que o candidato pretende aumentar de forma gradual a integração entre os modais de transporte estadualmente, assim como melhorar as estradas vicinais, que não possuem revestimento asfáltico. Com isso, o objetivo é aumentar a eficiência e qualidade dos trajetos entre cidades, com impacto na retomada do crescimento e na geração de empregos.
Com relação ao transporte coletivo, Haddad propõe criar o Bilhete Único Metropolitano, integrando os sistemas tarifários municipais e intermunicipais nas regiões metropolitanas e aglomerações urbanas (que consideram áreas suburbanas), com um único meio de pagamento.
O candidato também quer revisar o sistema TOP. Segundo Haddad, o funcionamento teria sido concedido a uma empresa privada sem licitação.
Além disso, Haddad fala em Passe Livre do Idoso a partir de 60 anos no transporte metropolitano. Outra proposta é implementar novas fontes de recursos para superar o atual modelo de financiamento para viabilizar gratuidades como o Vale Transporte Social e o Passe Livre para estudantes e idosos.
Outros pontos abordados pelo candidato são criar uma autoridade metropolitana de transporte em todas as Regiões Metropolitanas; revogar a extinção da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e torná-la uma agência de regulação dos transportes metropolitanos, inclusive da fiscalização dos contratos de concessão; requalificar o corpo técnico do Metrô, CPTM e EMTU; expandir o metrô, modernizar e ampliar as linhas da CPTM; qualificar as estações do Metrô e CPTM e terminais de ônibus; criar faixas livres para os ônibus; atualizar e implementar o Plano Cicloviário do Estado de São Paulo (Lei 10.095/98). Confira o plano na íntegra de Fernando Haddad aqui.
Tarcísio de Freitas
O candidato propõe criar um Plano Estadual de Logística e Investimentos. O objetivo é estabelecer uma política setorial de transportes de longo prazo. Assim, teria como foco a ampliação da participação dos modais ferroviário e aquaviário na matriz estadual de transportes.
Já com relação à aviação regional, Tarcísio de Freitas pretende fomentar os aeroportos e voos regionais, para ampliação da capilaridade e frequência aérea com o interior de São Paulo. Além disso, outra proposta é melhorar o aproveitamento do Porto de São Sebastião para escoamento do Polo Industrial do Vale do Paraíba.
Em seguida, Freitas também pretende apoiar as ações do Governo Federal ou coordenar a concessão e privatização de ativos importantes. Por exemplo, os aeroportos de Congonhas, Campo de Marte e os Portos de Santos e São Sebastião. Em relação às travessias litorâneas, pretende trabalhar em concessões individuais considerando a especificidade de cada travessia.
O candidato também propõe priorizar a conclusão de obras inacabadas. E promete ainda um novo Marco das Ferrovias, parcerias com a iniciativa privada, ampliar o uso da Hidrovia do Tietê e implantar rotas de trem e metrô para atender a população mais carente.
Implementar o Trem Intercidades, modernizar frotas de ônibus com acessibilidade e apoiar ampliação da oferta de táxis acessíveis também estão na proposta. Por fim, Tarcísio de Freitas quer ampliar o programa de revitalização e manutenção de rodovias vicinais. Portanto, quer implantar nas rodovias um sistema de monitoramento para ampliar a segurança e implantar Wi-Fi nas rodovias.
Confira o plano na íntegra de Tarcísio de Freitas aqui
Rodrigo Garcia
O candidato também fala em criar o Trem Intercidades, por meio de Parceria Público-Privada. Além disso, propõe expandir as linhas 2-Verde, 4-Amarela, 5-Lilás, 15-Prata e 17-Ouro. Embora fale em expansão, o plano também inclui criar outras linhas de trem e metrô.
Rodrigo Garcia também fala na conclusão do VLT da Baixada Santista e dos Corredores Itapevi e Guarulhos. Outra proposta é criar novos corredores em Arujá e Itaquaquecetuba.
Por fim, Garcia fala em concluir o processo de concessão dos serviços de transporte coletivo intermunicipal de passageiros. Neste caso, a proposta é válida para as Regiões Metropolitanas de Sorocaba e Vale do Paraíba. Além disso, o candidato propõe ampliar o sistema de vans LIGADO, da EMTU.
Confira o plano na íntegra de Rodrigo Garcia aqui
Vinicius Poit
Em seu plano de governo, Poit fala em buscar soluções para conclusão de obras prometidas mas não realizadas. Por exemplo, a finalização do Rodoanel, a extensão da rodovia Carvalho Pinto até Aparecida, os VLTs de mobilidade urbana, o trem de passageiros SP-Campinas-Vale Paraíba.
Também fala em um plano logístico para ampliar a malha ferroviária paulista, interligado com modais de transporte de cargas (Trem Paulista). Além disso, visa estabelecer marcos regulatórios para favorecer e atrair investimentos em infraestrutura e logística (Investe Aqui).
Confira o plano na íntegra de Vinicius Poit aqui
O candidato quer integrar as ações e o planejamento das Secretarias de Transportes e Logística, do estado e municípios. Isso inclui o Metrô, da CPTM, da EMTU e da ARTESP.
Também fala em promover junto aos municípios a elaboração e implantação de redes integradas e/ou consórcios de mobilidade. Além disso, quer instalar um Conselho Estadual de Mobilidade Urbana.
Elvis Cezar
Outra proposta é ampliar os recursos de infraestrutura de transporte e logística. Além de reforçar o papel da ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) na fiscalização. O candidato fala ainda em retomar a rede de trens intercidades.
Além disso, sobre a EMTU, Elvis Cezar propõe o fortalecimento da empresa. Já com relação a bicicletas, o candidato quer implantar uma Rede Cicloviária Estadual.
Ainda no que diz respeito à mobilidade urbana, o candidato quer modernizar a segurança no trânsito. Também propõe reformar e ampliar calçadas, reduzir emissões de poluentes, integrar modais de transporte e revisar contratos de concessões rodoviários.
Por fim, Elvis Cezar tem como proposta concluir a integração dos aeroportos de Guarulhos e Congonhas ao sistema metro-ferroviário da Grande São Paulo.
Confira o plano na íntegra de Elvis Cezar aqui
Fonte: Mobilidade Estadão