Interessados têm até o dia 27 de julho para se inscrever
Grupos de estudantes e de profissionais, startups e empresas interessados em participar do Desafio COR – programa de inovação aberta do Centro de Operações Rio – têm até o dia 27 de julho para se inscrever para participar da disputa. Neste ano, o tema do desafio será “Como ampliar a identificação e o monitoramento dos riscos e impactos de eventos climáticos (hidrometeorológicos) severos na cidade”. –
Estamos buscando boas ideias para melhorar a vida dos cidadãos. Nosso principal objetivo é incentivar o desenvolvimento de ferramentas inovadoras que contribuam para uma cidade mais inteligente e resiliente, que ajudem a salvar vidas – destacou o chefe executivo do COR, Alexandre Cardeman.
Os interessados devem preencher o formulário disponível neste link. Todos os projetos recebidos serão analisados. As equipes selecionadas terão acesso a diversos dados do Centro de Operações Rio e seus parceiros para construir a primeira versão de suas soluções, com apoio de técnicos das prefeituras e de parceiros privados. Com previsão de início para 01 de agosto, o evento será realizado por meio da parceria Rio-Nasa, além da Associação Brasileira dos Mentores de Negócios (ABMEN), FCJ Rio, Fundação João Goulart (FJG), C40 Cities, Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), Iniciativa Making Cities Resilient 2030 (MCR2030) promovida pelas Nações Unidas, e Fórum dos Centros de Comando e Controle para Cidades (Fórum 4C).
A disputa será dividida em três etapas. Até 10 ideias serão selecionadas para a primeira fase do Desafio COR, período em que os participantes farão uma imersão no Centro de Operações Rio para que possam desenvolver seus projetos alinhados às necessidades do COR. Em seguida, os grupos apresentarão os projetos a uma banca, que selecionará até quatro ideias que passarão para a segunda etapa do Desafio COR, chamada de “aceleração”. Nesta fase, as equipes terão dois meses para desenvolver suas soluções. As melhores passarão para a última etapa, de incubação, em que são integradas experimentalmente à operação do COR para aprimoramento. Mais informações sobre o desafio, fases e cronograma neste link.
Edições anteriores
O desafio já teve três edições, em 2018, 2019 e 2021 para aprimorar, respectivamente, a resposta da cidade a eventos de chuva forte; a gestão dos impactos das mudanças climáticas no sistema de ônibus do município; e a comunicação de emergência.
Como resultado, o COR já certificou seis startups, qualificando as ferramentas para serem integradas ao conjunto de ferramentas operacionais do COR. São elas: a Noah, com sensores inteligentes de alagamento; a VM9, com plataforma de mobilidade urbana sobre o sistema BRS (faixa exclusiva de ônibus); a Wiiglo, com plataforma de monitoramento do sistema de ônibus; a Nimbus, com a plataforma Cronos, voltada ao aprimoramento da previsão de chuvas; Linha Direta, que ampliou a funcionalidade do seu aplicativo de alertas, permitindo ao usuário reportar ocorrências diretamente ao COR, inclusive com envio de vídeos em tempo real; e Não Pare Antes de Conseguir, com sistema de sensoriamento baseado na tecnologia LoRaWAN.