spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSEconomiaFIESP, SENAI-SP E SEBRAE-SP LANÇAM NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (3/5), ÀS 11H, PROGRAMA...

FIESP, SENAI-SP E SEBRAE-SP LANÇAM NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (3/5), ÀS 11H, PROGRAMA PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DE 40 MIL EMPRESAS

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), o SENAI-SP e o SEBRAE-SP lançam na próxima terça-feira (3/5), às 11h, a Jornada de Transformação Digital, programa com capacidade para atender 40 mil indústrias de micro, pequeno e médio porte nos próximos quatro anos. Do total de 53.073 indústrias paulistas, 48.827 (92%) são de micro e pequeno porte.

O programa será gratuito para empresas industriais com faturamento anual de até R$ 8 milhões.



Pesquisa da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) indica que 66% das micro e pequenas empresas estão no estágio inicial de maturidade digital. E avançar na digitalização é o caminho para o crescimento do setor e do país.

“A transformação digital das empresas é estratégia relevante para elevar a competitividade e a produtividade da indústria brasileira”, diz o presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva. “Em todo mundo, mesmo nos países desenvolvidos, pequenas e médias indústrias são grandes empregadoras e fundamentais para o processo de desenvolvimento tecnológico.”

“Nesse momento de retomada econômica, é essencial que as empresas estejam digitalizadas e preparadas para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit. “Na Jornada, o Sebrae-SP vai atender empresas do Estado inteiro por meio de dois programas, o ALI e o Sebraetec, fazendo o diagnóstico e o monitoramento dos negócios, promovendo a melhoria de processos, produtos e serviços com a introdução de inovações”, explica.

Mais produtividade e mais competitividade se revertem em ganhos concretos. As empresas líderes em maturidade digital no Brasil têm resultado financeiro três vezes melhor que as demais, segundo estudo da consultoria McKinsey. O mesmo trabalho mostrou que quem adere à digitalização entra num círculo virtuoso. À medida que aumenta o grau de maturidade digital, a empresa tende a se distanciar das demais, numa curva de aceleração da transformação.

A Jornada liderada por FIESP, SENAI-SP e SEBRAE-SP, que terá a participação do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) no interior, é um programa estruturado para auxiliar as empresas nesta transição. Nesta iniciativa inédita, as entidades se unem para entregar às empresas um olhar estratégico sobre os negócios, iniciando com uma análise criteriosa da gestão, passando por processos de manufatura enxuta, eficiência energética até chegar à digitalização.

São oito etapas de consultoria e treinamento para indústrias de todos os segmentos, com diferentes níveis de maturidade digital: Diagnóstico, Estratégia, Otimização de Processos, Mapeamento, Automação, Digitalização, Integração e Indústria Inteligente.

As metodologias utilizadas já foram aplicadas em indústrias de diversos portes, em projetos específicos, com resultados muito positivos. No evento de lançamento da Jornada, serão apresentados cases de sucesso, com empresas que passaram pelo processo de digitalização e obtiveram ganhos de produtividade superiores a 50%.

SERVIÇO

Data: 03/05/2022

Horário: 11h às 13h 

Local: Teatro do Sesi — Av. Paulista 1313

Com informações da Assessoria de Imprensa do Sebrae-SP

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE ECONOMIA

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos