Entre empresários, gestores públicos e investidores do ramo da Inovação, Cris Alessi lançou seu primeiro livro sobre Startups
Na última segunda-feira (21), aconteceu em Curitiba a segunda Business Round de 2022 – evento que estimula a conexão entre os negócios da comunidade de inovação, ciência e tecnologia de Curitiba. Em estilo happy hour, a rodada de negócios aconteceu no Carlo Ristorante e reuniu empresários, investidores, pesquisadores e gestores públicos paranaenses. Contou, inclusive, com a presença de Eduardo Pimentel, vice-prefeito de Curitiba formado em Administração e especializado em Cidades Inteligentes.
A segunda edição do evento ganhou destaque com o lançamento do livro “Gestão de Startups: desafios e oportunidades”, da autora Cris Alessi, publicado pela Editora Intersaberes. Cris é CEO da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, e a responsável pelo projeto Vale do Pinhão, que posicionou Curitiba como uma SmartCity reconhecida e premiada no Brasil e no exterior. Além de especialista em Marketing e Comunicação Digital, é também presidente do conselho Mulheres na Tecnologia, investidora anjo e Tedx Speaker. Em sua grande afinidade com temas como empreendedorismo, tecnologia e transformação digital, Cris lança sua primeira obra para apoiar todos aqueles que já percebem o novo, mas ainda não estão inseridos no universo da inovação.
As empresas tradicionais surgem dos interesses e habilidades de seus fundadores, enquanto as startups nascem para resolver problemas do mercado. O mercado de agora pede soluções digitais, em resposta à transformação que a pandemia causou nos negócios e nas pessoas. “Ao contrário dos impactos econômicos em praticamente todos os segmentos, as empresas de tecnologia viram seu faturamento crescer muitos dígitos durante os anos 2020 e 2021. As oportunidades surgem em todas as áreas, todas as empresas precisam de tecnologia”, comenta a autora. Por outro lado, o comportamento do consumidor dita o novo consumo, e isso acontece de forma cada vez mais rápida e dinâmica. É preciso acompanhar de perto os novos comportamentos, estar tecnologicamente preparado e agir rápido para ter sucesso no promissor ecossistema de inovação brasileiro.
“Gestão de Startups: desafios e oportunidades” tem abordagem didática, como se fosse uma conversa sobre conceitos fundamentais para empresas de tecnologia. Explicando de forma simples e direta, o livro levanta pontos nem sempre óbvios e pouco comentados em outras bibliografias da área – como as relações entre direito e marketing; gestão e tecnologia; ética e monetização. “Estamos passando por um momento de disrupção nos negócios. ‘Gestão de Startups’ procura mostrar como o modelo de negócio das startups quebrou paradigmas de gestão e abriu caminho para a criação de negócios exponenciais”, resume Cris. Ao esclarecer esse processo de mudança, o livro orienta empreendedores, estudantes e startups nascentes para uma visão de futuro.
A live de lançamento do livro está disponível nos canais digitais da Editora Intersaberes, para os interessados que não puderam comparecer ao evento. O Business Round é uma iniciativa da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, que acontece com frequência mensal em bares e restaurantes de Curitiba. Os encontros estimulam o networking entre os integrantes da comunidade de inovação de forma descontraída, com microfone aberto para que as empresas e profissionais presentes divulguem suas buscas e ofertas.
Ficha técnica
Livro: Gestão de Startups: desafios e oportunidades
Autor: Ana Cristina Martins Alessi
Número de páginas: 266
ISBN: 9786555173567
Formato: brochura
Dimensões: 1.4 × 14 × 21 cm
Preço: R$110,00
Editora: Intersaberes
Mais informações sobre o livro