spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMobilidadePONTOS DE RECARGA PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS JÁ SÃO TÃO LUCRATIVOS QUANTO TRADICIONAIS...

PONTOS DE RECARGA PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS JÁ SÃO TÃO LUCRATIVOS QUANTO TRADICIONAIS BOMBAS DE COMBUSTÍVEL, RELATA BP

Professor Fabio Delatore, docente de Engenharia Elétrica da FEI, comenta avanço na eletrificação da mobilidade e perspectivas para essa transição no Brasil

Decisivos em estratégias de sustentabilidade e de mitigação das mudanças climáticas, os veículos elétricos (VEs) se consolidam como uma tendência irreversível em todo o mundo para a mobilidade, alcançando recentemente um importante avanço. De acordo com uma reportagem do site britânico Autocar, a BP, uma das maiores empresas globais dos setores de energia e petróleo, já tem postos de recargas para carros elétricos que lucram tanto quanto as tradicionais bombas de combustível no Reino Unido.

“O caso da BP é um exemplo desse movimento irrefreável da indústria. A eletrificação da mobilidade, prevista em acordos climáticos como o de Paris e, recentemente, o da COP26, tem sido acelerada não apenas por indivíduos preocupados com o meio ambiente, mas também por empresas que precisam atender diferentes metas de redução de emissões de gases de efeito estufa junto aos seus stakeholders”, explica o professor de Engenharia Elétrica da FEI Fabio Delatore. “Os investimentos, no entanto, precisam equilibrar o atendimento à demanda por veículos com a infraestrutura de recarga disponível, algo que deve ser acompanhado com atenção, apesar da boa notícia da BP”, diz.



De acordo com a petrolífera britânica, a transição completa de seus postos de combustíveis para pontos de recarga para VEs deve ocorrer até 2025. Além disso, o significativo resultado financeiro vem no rastro de aquisições voltadas para infraestrutura elétrica, caso da Chargemaster, agora chamada BP Pulse. A proposta da empresa — com operações também na China, Holanda, Alemanha e Estados Unidos — é ampliar sua rede global de carregamento para veículos elétricos dos atuais 11.000 para 70.000 pontos até 2030.

No Brasil, conforme explica o docente FEIano, temos testemunhado também progressos acelerados na eletrificação da mobilidade, com registro de crescimento de 77% nas vendas de carros elétricos em 2021, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). “Por outro lado, para alcançar resultados como o da BP no Reino Unido, temos muito a evoluir na expansão da infraestrutura de recarga, ela ainda não alcança com penetrabilidade todo o país, especialmente nos interiores”, conta ele. “Em paralelo, há boas iniciativas, que já estão em operação, por exemplo, no eixo Rio-São Paulo e Curitiba-São Paulo, por meio de parcerias entre os fornecedores dos equipamentos de ponto de recarga, as concessionárias e as distribuidoras de energia, além das montadoras de veículos elétricos. No entanto, ainda são insuficientes para atender a futura demanda”, conclui.

FEI é pioneira do desenvolvimento de veículos elétricos no Brasil

Com o objetivo de formar profissionais que dominem as práticas de suas indústrias, ao mesmo tempo que atuam com inovação e empreendedorismo em soluções, a FEI tem protagonismos históricos em projetos que, especialmente hoje, são tendências irreversíveis no mercado, a exemplo do carro elétrico, desenvolvido em nossos laboratórios desde 2006. Inclusive, em 2019, a FEI em parceria com a ABB, inaugurou o primeiro eletroposto localizado dentro de uma instituição de ensino no estado de São Paulo, em seu campus na cidade de São Bernardo do Campo.

O equipamento instalado no campus da FEI é um carregador modo 3, do tipo wallbox, que atende ao padrão de recarga de todos os carros elétricos atualmente disponíveis no mercado, disponibilizando uma potência de até 11kW. Para o professor Fábio Delatore, este é mais um grande marco para a Instituição. “A unidade de abastecimento reflete a nossa cultura de inovação e busca por suprir demandas crescentes na sociedade. Tivemos, recentemente, visitas de proprietários de veículos elétricos que, ao visualizar o eletroposto da FEI, incluíram a Instituição em sua rota, com o apoio de um aplicativo chamado Plug Share, que permite identificar os locais de recarga disponíveis, não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro. E no aplicativo consta o nosso equipamento, para o qual eu mesmo efetuei o cadastro após a instalação”, afirma.

Com informações da Assessoria de Imprensa CDI Comunicação

CLIQUE AQUI E ACESSE OUTRAS MATÉRIAS SOBRE MOBILIDADE

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos