A avaliação das inscritas será feita pela Barn Investimentos, Quintessa e Vox Capital. Etapa brasileira é uma iniciativa do Startups e da StartSe
Startups de todo o Brasil podem participar do Extreme Tech Challenge (XTC), a maior competição do mundo para companhias impulsionadas pelo propósito de mudar o mundo. O prazo para inscrição é dia 15 de março pelo site do evento.
O objetivo do XTC é acelerar as startups que estão usando tecnologias inovadoras para alcançar esse objetivo. A competição oferece a oportunidade de visibilidade global e acesso a capital, além de parcerias estratégicas com mentores de classe mundial.
Em 2021, a competição atraiu 3,7 mil startups de aproximadamente 100 países. Foram selecionados 80 finalistas, com 43% delas tendo sido fundadas por mulheres. O grupo de finalistas levantou um total de US$166 milhões desde que foi escolhido. O XTC tem 20 etapas regionais e mais de 70 parceiros globais dentre corporações, fundos de venture capital, universidades, reguladores e conferências de tecnologia.
É a 1ª vez que a etapa do XTC será realizada no Brasil. A iniciativa é resultado de uma parceria do Startups e da StartSe com a fundação Extreme Tech Challenge. “Estamos muito orgulhosos com a oportunidade de ajudar startups brasileiras a se apresentarem para o mundo e mostrarem a força e capacidade de mudança dos empreendedores brasileiros”, diz Gustavo Brigatto, fundador e editor-Chefe do Startups.
Para Piero Franceschi, CMO da StartSe, as startups são a força de transformação do mundo e as companhias brasileiras têm um conhecido histórico de desenvolvimento de soluções disruptivas capazes de promover mudanças sociais e melhorar a vida das pessoas em todas as partes do mundo.
Em 2020, a StartSe já tinha apoiado a participação de startups brasileiras no XTC. Na ocasião, a Vitalk foi uma das selecionadas locais e também venceu a categoria global Ethical AI.
A competição
As startups que se inscreverem até o dia 15 de março poderão ser escolhidas para a final brasileira, que vai acontecer em um evento presencial no dia 29 de março.
As 2 vencedoras se tornarão, automaticamente, finalistas da Extreme Tech Challenge 2022, onde serão convidadas a participar de um programa de treinamento com executivos e investidores de venture capital. Elas então irão competir com outras startups em suas respectivas categorias por uma oportunidade de se apresentar na grande final, a Extreme Tech Challenge 2002 Global Finals, que acontecerá em 14 de junho em San Francisco, em parceria com o TechCrunch.
Os jurados
A avaliação dos projetos e seleção das finalistas será feita por um grupo de especialistas no assunto: Barn Investimentos, Quintessa e VOX Capital.
“Como investidores de VC especializados em greentech, estamos entusiasmados em participar da primeira edição brasileira do Extreme Tech Challenge e conhecer novas startups desenvolvendo soluções para uma economia cada vez mais eficiente e verde”, diz Lina Lisbona, sócia da Barn Investimentos.
“Já analisamos mais de 4 mil startups voltadas a gerar impacto positivo para a sociedade em diversas frentes. Oportunidades de reconhecimento e apoio para estas startups, como o Extreme Tech Challenge, são importantes para os negócios poderem aumentar seu potencial de ganho de escala diante dos desafios que querem solucionar”, afirma Anna de Souza Aranha, sócia e diretora do Quintessa, aceleradora pioneira em inovação de impacto.
“Somos a gestora pioneira em investimentos de impacto no Brasil e temos a intenção de transformar o mundo positivamente, sabendo que o capital é uma ferramenta poderosíssima para isso. Participar do Extreme Tech Challenge é para nós estimular e reconhecer as iniciativas que vão contribuir com a regeneração do mundo nos próximos anos e décadas”, diz Soraia B. Cardoso, gerente de cultura da VOX Capital.
Para mais informações, clique aqui para acessar o site do XTC Brasil