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PRINCIPAL TENDÊNCIA NO DIGITAL É SE TORNAR MAIS ‘VERDE’, AFIRMA EXECUTIVO DA HUAWEI DURANTE O MWC 2022

Trazer soluções cada vez mais eficientes em termos energéticos é uma das prioridades da empresa líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

Para executivos seniores da Huawei, tornar-se cada vez mais sustentável energeticamente é tendência mundial das tecnologias digitais. “Continuamos inovando para estar à frente”, disse Daisy Zhu, executiva sênior da linha de produtos de tecnologias wireless da Huawei. “A tendência é que as soluções se tornem cada vez mais eficientes em termos energéticos para que assim sejam mais econômicas”, declarou a executiva da Huawei, no terceiro dia do Mobile World Congress (MWC) 2022, maior evento de tecnologia móvel do mundo, que acontece em Barcelona, na Espanha, até o dia 3 de março.

A Huawei é uma das principais expositoras do MWC 2022. Conhecida por sua liderança como parceira de infraestrutura digital, a Huawei tem como princípio investir pelo menos 10% de sua receita em pesquisa e desenvolvimento desde sua fundação em 1987. O número tem sido superior a 15% nos últimos anos, tornando-se um dos maiores investidores corporativos do mundo em pesquisa e desenvolvimento (P&D).



Zhu disse ainda que a empresa está sempre à frente, investindo em tecnologias como 5G e inteligência artificial para que possa diferenciar seus produtos e soluções com recursos adicionais atraentes.

Os produtos e soluções em exibição no MWC 2022 incluem antenas de várias entradas e várias saídas que usam novos materiais para torná-las mais leves e mais eficientes em termos de energia. Mais soluções para diferentes cenários, como espaços internos e escritórios, também são oferecidas para permitir uma implantação mais flexível e fácil de usar.

Zhu contou que Huawei também intensificou o investimento em pesquisas em ciência de materiais e tecnologias como cerâmica em seus equipamentos de telecomunicações para reduzir o consumo de energia, o que reduz custos para seus clientes de operadoras. Também apresentou suas novas soluções com arquitetura de antena sub-3G integrada que permite configuração mais fácil e espaço para atualização.

Ainda assim, os recursos mais eficientes em termos de energia estão entre os mais importantes. A empresa apresentou suas tecnologias de alimentação por injeção direta de sinal (SDIF) que efetivamente substituíram todos os cabos dentro da caixa da antena por novos materiais.

“O mundo inteiro está cada vez mais consciente da importância de se tornar verde e reduzir o carbono, já que a neutralidade de carbono é agora uma meta para a maioria dos países em meados do século”, disse Zhu, veterana da indústria e especialista sênior.

“A tecnologia SDIF líder minimiza a perda de alimentação para melhorar a eficiência energética em 10% a 15%. Isso significa que as antenas podem fornecer uma melhor cobertura de rede com o mesmo nível de potência de transmissão ou usar uma potência de transmissão menor para atingir o mesmo nível de cobertura”, explicou Zhu.

A exposição da Huawei em geral assumiu uma temática associada à temática ambiental, também refletida no fundo florestal do seu espaço de exposição.

Estima-se que o tráfego global de dados ainda deve aumentar rapidamente para 1 yottabyte, definido como 1 trilhão de gigabyte, aproximadamente o equivalente aos dados na Internet global.

Falando na mesa redonda, Cesar Funes, vice-presidente de relações públicas da Huawei América Latina e Caribe, disse que é importante que os países e formuladores de políticas da região planejem com antecedência e antecipem o crescimento do tráfego de dados. “Embora a conectividade e o desenvolvimento da economia digital na região ainda não tenham alcançado as economias desenvolvidas, eles devem ganhar impulso nos próximos anos e têm boas chances de fechar apara fechar as lacunas na conectividade e uso à medida que a cobertura de redes e a penetração de dispositivos inteligentes crescem”, disse ele.

“É ideal alocar espectro adicional, incluindo parte da banda de 6 GHz, antecipando o crescimento explosivo do tráfego de dados nos próximos anos”, acrescentou Funes.“Provavelmente será mais rápido do que esperamos”, disse ele, pedindo maior conscientização entre as partes interessadas, como formuladores de políticas, operadoras e membros do público em geral. “É extremamente importante planejar com antecedência e definir as políticas corretas.”

O número de assinantes de Internet móvel em todo o mundo atingiu 4,2 bilhões de pessoas em 2021, e cerca de 94% da população mundial vive em áreas cobertas por redes de banda larga móvel, de acordo com o relatório GSMA Mobile Economy 2022.

No entanto, a defasagem de uso, definida como a população residente em áreas cobertas por redes de banda larga móvel, mas ainda não assinante de serviços de banda larga móvel, foi de 3,2 bilhões de pessoas.

A adoção do 5G continua a crescer rapidamente em mercados pioneiros, com o número total de conexões chegando a 1 bilhão este ano. Espera-se que esse número cresça para mais de 2 bilhões e represente um quarto do número total global de conexões até 2025, disse o relatório.

Lançamentos 5G em grandes mercados em desenvolvimento, como Brasil, Indonésia e Índia, estimularão ainda mais a produção em massa de dispositivos 5G acessíveis e, em seguida, levarão a um aumento ainda maior no crescimento de assinantes.

A penetração de dispositivos inteligentes na América Latina e no Caribe está atualmente em 500 milhões, ou cerca de 74%, e deve aumentar ainda mais para mais de 80% nos próximos três anos. Mas acessibilidade, relevância, conhecimento e habilidades estão entre as razões para a cobertura de conectividade e as lacunas de uso.

Com informações da Assessoria de Imprensa FBS Comunicação

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