Entre modelos convencionais, 79% dos entrevistados priorizarão a compra de veículos usados em 2022
O desejo de ter um veículo elétrico tem se tornado cada vez mais presente na vida dos brasileiros. A tendência foi apontada em pesquisa realizada em janeiro pelo iCarros, marketplace automotivo do Itaú Unibanco, com pessoas interessadas na compra de um veículo. Mais de 62% dos respondentes afirmaram ter a intenção adquirir um modelo eletrificado no futuro.
O movimento crescente de eletrificação também se reflete em dados recentes divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), que mostram o crescimento de 93% de emplacamentos em relação a janeiro de 2021. Somente no primeiro mês do ano, mais de 2.500 veículos elétricos foram emplacados. Atualmente, a frota de autos e comerciais leves eletrificados em circulação no país é de quase 80 mil unidades, devendo ultrapassar a marca de 100 mil no início do segundo semestre.
Usados seguem acelerando
Ao avaliar o cenário de veículos a combustão, mais de 79% dos participantes da pesquisa realizada pelo iCarros informaram que pretendem priorizar um veículo usado e mais de 80% têm a intenção de fazer a aquisição neste ano. Para 42%, a motivação para a compra, no atual momento, é a melhor condição no plano de financiamento. O ticket médio da maioria dos respondentes está na faixa de R$ 40 mil.
O segmento de usados vive um momento de forte expansão, conforme apontou o relatório da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). Em 2021 mais de 15 milhões de usados foram comercializados, resultado 17,8% superior ao verificado em 2020. Comparando-se o resultado de 2021 com o de 2019, ano sem pandemia, o setor obteve um resultado positivo de 3,5%. Somente em dezembro, mais de 1 milhão de veículos foram comercializados.
O iCarros consultou mais de 100 mil clientes ao longo do mês de janeiro e a margem de erro da pesquisa é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos.