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Enquanto milhões viajam no fim do ano, concessões avançam com tecnologia, segurança e novos corredores logísticos

Com a proximidade do Natal e do Ano Novo, as rodovias brasileiras vivem seu período de maior movimento. Só nas estradas administradas pela CCR RioSP, Via Dutra e Rio-Santos, mais de 705 mil veículos devem circular entre os dias 20 e 21 de dezembro, na saída para o Natal. No retorno, em 26 de dezembro, a estimativa é de 336 mil veículos. Para o Ano Novo, o fluxo será ainda maior: mais de 755 mil veículos entre os dias 27 e 28 de dezembro, com um retorno previsto de 338 mil veículos em 2 de janeiro.

Esse volume de tráfego, típico das férias e festividades, reforça a importância da modernização das concessões rodoviárias em andamento no país, uma transformação que já começa a alterar a experiência de quem pega estrada.

Concessões rodoviárias entram em nova fase com tecnologia e digitalização

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apresentou recentemente o avanço da transformação digital das rodovias federais, que promete mais segurança, fluidez e eficiência no transporte.

Leia mais: Transformação digital nas rodovias: inovação e conectividade para um Brasil mais eficiente

Um dos pilares dessa virada é a conectividade rodoviária. Em abril de 2025, a ANTT autorizou a elaboração de projetos para inclusão de infraestrutura digital em 29 contratos de concessão, totalizando 14.912 km de rodovias que originalmente não tinham esse recurso. Somados aos novos contratos, o Brasil alcança 15,8 mil km de rodovias conectadas.

Essa estrutura permite a integração de sensores, câmeras, comunicação em tempo real, painéis de mensagens e sistemas de cobrança eletrônica, uma base essencial para a operação de estradas mais inteligentes.

Entre as tecnologias que já chegam às estradas federais, o Free Flow se destaca. O sistema permite a cobrança automática de pedágio por meio de pórticos eletrônicos, sem necessidade de praças físicas. O veículo passa e a tarifa é registrada automaticamente.

Leia mais: P3C Nacional reúne principais atores de infraestrutura e autoridades em dois dias de debates

Hoje, sete pórticos estão em operação e a ANTT prevê outros 20 até 2026, totalizando 27 equipamentos. A promessa é de menos filas, menos tempo perdido e menos emissão de poluentes decorrentes da parada e retomada dos veículos.

Outro avanço é o HS-WIM, sistema de pesagem em alta velocidade. Ele pesa caminhões em movimento, com apoio de câmeras e transmissão imediata de dados. O modelo substitui balanças físicas e aumenta a capacidade de fiscalização sem interromper o fluxo.

Os novos contratos de concessão incluem também sistemas de Detecção Automática de Incidentes (DAI), capazes de identificar desde objetos na pista até veículos em contramão, usando inteligência artificial. Os alertas são enviados imediatamente aos centros de controle, reduzindo o tempo de resposta das equipes e potencialmente salvando vidas.

Câmeras inteligentes passam a integrar o coração das operações: a exigência é de cobertura de até 70% do trecho concedido, com imagens rastreáveis e integradas aos sistemas da ANTT.

Leia mais: IA em Projetos de Infraestrutura: as perguntas que os estruturadores de PPPs e Concessões estão (ou deveriam estar) começando a se fazer  

Painéis de mensagem variável, sensores ambientais e geotécnicos, monitoramento climático e centros inteligentes compõem um ecossistema que aproxima o país das melhores práticas internacionais. No caso da BR-381/MG, uma das rodovias mais críticas, as exigências são ainda maiores.

Essa agenda de inovação é reforçada pelo sandbox regulatório da ANTT (Resolução nº 5.999/2022), que já permitiu testes com Free Flow, pesagem inteligente, soluções de inspeção e projetos voltados à descarbonização.

São Paulo expande concessões e projeta R$ 51 bilhões em investimentos

Enquanto as rodovias federais avançam em digitalização, o Governo de São Paulo acelera um amplo programa de concessões e duplicações. A publicação do edital da Rota Mogiana, com 520 km e R$ 8,9 bilhões em investimentos, marca uma nova fase do plano estadual.

Com os novos contratos, o Estado alcança 2.214 km de rodovias concedidas desde 2023, um salto em relação aos 1.694 km anteriores, sob a administração de Tarcísio de Freitas.

Os lotes já leiloados ou em fase de licitação projetam mais de R$ 51 bilhões em investimentos, incluindo:

  • Rota Sorocabana – R$ 8,8 bilhões
  • Lote Litoral – R$ 4,3 bilhões
  • Nova Raposo Tavares – R$ 7,9 bilhões
  • Lote Paranapanema – R$ 5,8 bilhões
  • Rota Mogiana – R$ 8,9 bilhões
  • Lote Noroeste – R$ 11,9 bilhões
  • Trecho Norte do Rodoanel – R$ 3,4 bilhões

O pacote inclui cerca de 430 km de terceiras faixas e 250 km de novas marginais.

Estradas cheias, mas mais preparadas

Enquanto milhões de brasileiros se preparam para viajar nas festas de fim de ano, as estradas enfrentam o desafio do aumento de fluxo, agora com ferramentas mais modernas para lidar com congestionamentos, acidentes e atendimento ao usuário. O movimento nas rodovias cresce, mas o setor de concessões também avança para que essa jornada seja cada vez mais segura, rápida e eficiente.

Para quem vai pegar estrada, a orientação é sempre a mesma: planejar o horário, revisar o veículo e acompanhar as condições de tráfego. E, aos poucos, a tecnologia passa a ser uma aliada cada vez mais presente nessa experiência.

Encerrando esse cenário de transformações, o debate sobre PPPs e concessões rodoviárias também ganhará espaço no P3C, evento que acontece nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2026. Especializado no mercado de parcerias e concessões voltadas à infraestrutura, o P3C reúne empresas, entidades e governos para discutir como fortalecer a colaboração entre os diversos atores do setor. O objetivo é construir alternativas que tornem o ambiente de negócios mais seguro e previsível para investidores, sempre alinhado a critérios ambientais, sociais e de governança, um diálogo essencial em um momento de grandes investimentos e modernização das estradas brasileiras.

Para saber mais sobre o evento, clique aqui

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