spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMobilidadeMetrô 24 horas. Saiba quantas viagens foram realizadas na primeira madrugada de...

Metrô 24 horas. Saiba quantas viagens foram realizadas na primeira madrugada de operação do serviço

Segundo informações do próprio Metrô, a Linha 3-Vermelha foi a mais movimentada na ‘virada’ de sábado para domingo

O Metrô passou a operar 24 horas entre sábado para domingo no dia 6 de dezembro. No primeiro final de semana que os trens circularam das 0h até às 4h40, o serviço atendeu 13,8 mil passageiros e foram realizadas 66 viagens.

No comparativo entre as linhas que abriram, segundo o Metrô, a Linha 3-Vermelha foi a que registrou o maior movimento, com 7,5 mil embarques. A Linha 2-Verde totalizou 3,8 mil. E, por fim, a Linha 1-Azul somou 2,6 mil.

Como a Linha 15-Prata passou por testes com a nova frota de trens, os passageiros contaram com o auxílio do sistema Paese para as viagens. Como o sistema é gratuito, não foi possível saber quantos passageiros utilizaram o transporte nesse horário.

O serviço de trens de madrugada continua em fase experimental até fevereiro de 2026. Por ora, apenas o Metrô está com essa proposta. A empresa diz que vai avaliar custos operacionais e eventuais ajustes. As integrações com a CPTM e outras linhas do sistema metroviário permanecem fechadas neste intervalo da madrugada.

A empresa afirma que a proposta atende uma demanda antiga de paulistanos que se locomovem nesses horários pela vida noturna ou até mesmo para turnos de trabalho.

Como fuciona o Metrô 24 horas

Durante a madrugada não há bilheterias abertas nas estações. Portanto, o usuário deve comprar o bilhete anteriormente, em máquinas de auto-atendimento ou utilizar um cartão de embarque (TOP ou Bilhete Único). Além disso, como uma nova opção de pagamento da passagen, na Linha 1-Azul e Linha 3-Vermelha já existem catracas que aceitam cartão de débito ou crédito por aproximação.

Enquanto nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha os trens transitaram em ambos os sentidos, na Linha 2-Verde entre as estações Vila Madalena e Clínicas e entre Sacomã e Vila Prudente, os trens utilizaram uma única via.

O serviço está previsto para funcionar até fevereiro de 2026 e não há ainda uma conclusão sobre a prorrogação desse horário de atendimento pós o prazo.

Fonte: Mobilidade Estadão

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos

- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos