spot_img
HomeCONTEÚDOSEventos1ª Edição de Encontro Nacional de Estatais de Infraestrutura realiza troca de...

1ª Edição de Encontro Nacional de Estatais de Infraestrutura realiza troca de informações e fortalece o ecossistema para novos projetos em 2026

No dia 27 de novembro de 2025, o P3C promoveu, em Belo Horizonte (Casa Pampulha), o Encontro Nacional de Estatais de Infraestrutura — um momento estratégico de articulação e diálogo com as principais empresas públicas voltadas ao desenvolvimento de infraestrutura no Brasil. A iniciativa, desta vez em correalização com a CODEMGE, reuniu lideranças de estatais de investimento e desenvolvimento, decisores públicos e dirigentes do setor, com o propósito de alinhar visão, prioridades e instrumentos para acelerar projetos estruturantes.

O evento teve como missão fortalecer a governança, destravar entraves regulatórios e financeiros, e posicionar as estatais como alavancas centrais para o desenvolvimento regional e nacional. Para isso, promoveu a integração das empresas e fomentou um ambiente mais previsível e seguro para investimentos em infraestrutura.

Ao reunir representantes de empresas estatais de infraestrutura de todo o Brasil, o encontro reforça o papel estratégico dessas organizações na execução de projetos de grande impacto social e econômico — especialmente em um momento de crescente demanda por investimentos públicos e privados no país.

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais – CODEMGE foi correalizadora e conferiu ao encontro um significado adicional, ao incorporar a visão de uma estatal de desenvolvimento regional — o que enriquece o debate sobre o papel das estatais de investimento no financiamento e implementação de projetos estruturantes. A participação da CODEMGE também simboliza a importância de integrar diferentes estatais, com perfis variados, para potencializar sinergias e ampliar a capilaridade dos investimentos.

Além disso, representantes da CODEMGE atuaram diretamente em painéis temáticos, contribuindo com visão institucional, experiência em gestão pública e conhecimento técnico sobre financiamento, governança, contratos e implementação de projetos. Essa participação reforçou o compromisso da CODEMGE com o desenvolvimento sustentável e com a modernização da infraestrutura pública no Brasil.

“Estamos orgulhosos de receber as empresas Estatais em Belo Horizonte. Somos uma empresa com décadas de história, que se reinventa a cada momento, e temos o propósito de auxiliar o crescimento de Minas Gerais, com foto também em Concessões e PPPs. Este é o caminho que todas as Estatais podem seguir, auxiliando o Estado e seus municípios”, comentou a Diretora Presidente da CODEMGE, Luisa Barreto

A programação do encontro contemplou mesas temáticas fundamentais para o setor, envolvendo temas como:

  • Política remuneratória — debatendo práticas de recursos humanos e governança interna nas estatais.
  • Governança de projetos — abordando mecanismos de gestão, compliance, transparência e eficiência na execução de empreendimentos.
  • Produtos e frentes de atuação — com foco nas diversas áreas em que as estatais atuam (energia, saneamento, mobilidade, desenvolvimento regional etc.).
  • Processos de contratação — discutindo modelos de licitação, concessões, PPPs, contratações públicas e parcerias com o setor privado.
  • Segurança jurídica e órgãos de controle — buscando mitigar riscos regulatórios e assegurar o cumprimento de normas, controles e governança.

A escolha dos temas reforça a amplitude e a relevância do debate, envolvendo tanto governança institucional quanto a execução concreta de projetos de infraestrutura. Veja aqui o depoimento dos participantes das Estatais.

O Encontro de 27 de novembro reafirma o papel do P3C como plataforma de articulação e mobilização do ecossistema de PPPs, concessões, estatais e iniciativas de infraestrutura no Brasil. Através de eventos setoriais como este, o P3C contribui para conectar atores públicos e privados, disseminar boas práticas de governança, fomentar a troca de experiências e acelerar a implantação de projetos estratégicos.

O caráter exclusivo — destinado a convidados e lideranças do setor — demonstra o comprometimento com a seriedade e qualidade do debate, assim como a necessidade de manter discussões estratégicas em um ambiente de alta responsabilidade e confidencialidade.

Este encontro de estatais representa mais uma agenda do P3C que culminará no evento nacional programado para os dias 23 e 24 de fevereiro de 2026, em São Paulo. Na edição nacional, espera-se reunir um público ainda maior — com cerca de 3.000 participantes, mais de 250 palestrantes, 50 painéis distribuídos em 15 palcos simultâneos — consolidando o P3C como o principal fórum de debate e articulação para infraestrutura, PPPs e concessões no Brasil.

Assim, as empresas públicas que participaram do encontro de estatais têm agora a oportunidade de levar os temas debatidos — governança, contratação, segurança jurídica, produtos e atuação setorial — para a pauta nacional, contribuindo para uma agenda robusta e integrada de desenvolvimento.

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos

- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos