Evento em Maceió reúne mais de 500 participantes e destaca oportunidades em infraestrutura, energia e desenvolvimento social no Nordeste
Maceió foi palco da edição Nordeste do P3C, o mais importante evento nacional sobre parcerias e investimentos em infraestrutura. Realizado no Espaço Armazém, o encontro reuniu 508 participantes presenciais e contou com 44 palestrantes distribuídos em três palcos simultâneos, consolidando-se como um espaço de diálogo estratégico entre o setor público, privado e a sociedade civil.
Com foco no desenvolvimento regional e nas oportunidades específicas do Nordeste, o evento abordou temas como descarbonização, energias renováveis, mobilidade e transporte, infraestrutura de abastecimento de água e saneamento, além de pautas sociais. O objetivo foi discutir soluções e projetos capazes de gerar impactos positivos e sustentáveis para mais de 56,4 milhões de pessoas, o que representa 26,9% da população brasileira.
O BNDES foi um dos patrocinadores do P3C Regional Nordeste, reforçando seu papel histórico no fomento à infraestrutura do país. Durante o evento, Luciene Machado, Superintendente da Área de Soluções para Cidades do banco, destacou a relevância do encontro e a importância da cooperação entre diferentes agentes para impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região: “O BNDES é um tradicional parceiro da infraestrutura. Eu entendo que a Plataforma P3C e todos nós que participamos dela, de alguma forma, integramos esse enorme ecossistema, que é muito relevante para o país em termos dos desdobramentos que os investimentos em infraestrutura provocam na economia, quer na economia nacional, quer na macroeconomia, mas em específico nas economias locais, com seu potencial de geração de empregos de alta qualidade, de renda e de eficientização, de forma geral, que são efeitos que se espraiam para outros setores da economia também”, afirmou.
Leia mais: Pedidos de reequilíbrio econômico desafiam concessões e PPPs de saneamento
O P3C Regional Nordeste contou ainda com um ecossistema de peso, reunindo 18 patrocinadores e 25 apoiadores. O sucesso da edição também se refletiu na comunicação: foram registradas mais de 1.329 curtidas e 1,1 mil interações nas plataformas digitais.
A programação reforçou as particularidades do Nordeste como uma região de grandes oportunidades e contrastes. Enquanto o investimento em energias renováveis desponta como um dos principais motores de crescimento, questões ligadas à infraestrutura de saneamento e abastecimento de água ainda representam desafios estruturais e, ao mesmo tempo, campos férteis para novos investimentos. Cidades nordestinas vêm se destacando em projetos voltados a infraestruturas municipais, como escolas, hospitais, clínicas, centros administrativos, centros de eventos e parques urbanos.
Destinado a profissionais do setor, executivos de empresas privadas e estatais, investidores, consultores, financiadores, agentes públicos, acadêmicos e estudantes, o P3C Regional Nordeste consolidou Maceió como um importante ponto de encontro para a troca de conhecimento e o fomento de parcerias voltadas à transformação da infraestrutura brasileira- com ênfase nas potencialidades e desafios da região Nordeste.
Para saber mais sobre a Plataforma P3C, clique aqui.







