spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMeio AmbienteFuracão Melissa chega em Cuba após deixar rastro de destruição na Jamaica

Furacão Melissa chega em Cuba após deixar rastro de destruição na Jamaica

Tempestade, que está em categoria 3, derrubou postes, arrancou telhados e deixou mais de meio milhão de pessoas sem energia na ilha caribenha

O furacão Melissa enfraqueceu para a categoria 3 pouco antes de atingir, nesta quarta-feira, 29, a costa leste de Cuba. O Melissa abriu um caminho de destruição pela Jamaica nesta terça-feira, 28, após atingir o país como uma das mais fortes tempestades de categoria 5 já registradas na região.

As autoridades cubanas informaram que 735 mil pessoas foram evacuadas, especialmente nas províncias de Santiago de Cuba, Holguín e Guantánamo. Na localidade de El Cobre, na região da cidade de Santiago de Cuba, a defesa civil tentava resgatar 17 pessoas bloqueadas pela cheia de um rio e por um deslizamento de terra, segundo o jornal estatal Granma.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, o ciclone que se aproxima da província de Santiago de Cuba tem ventos máximos sustentados de cerca de 205 km/h e rajadas ainda mais fortes. Para a instituição, o Melissa deve continuar sendo um furacão de grande intensidade ao se deslocar por Cuba, pelas Bahamas e nas proximidades de Bermudas.

“Espera-se que Melissa continue com grande intensidade enquanto se desloca por Cuba, pelas Bahamas e próximo a Bermudas”, indicou o centro em seu último boletim.

A passagem prolongada por terra enfraqueceu parte da força da tempestade, que foi rebaixado para categoria 4 quando começou a se afastar da costa norte da Jamaica, ainda na tarde de terça-feira. Antes de se enfraquecer, Melissa chegou à categoria 4 e já provocou dez mortes: três na Jamaica, três no Haiti, três no Panamá e uma na República Dominicana.

A extensão dos danos na Jamaica ainda não é conhecida, já que muitas áreas permanecem isoladas. O ministro Desmond McKenzie afirmou que a paróquia de St. Elizabeth está “submersa” e que o governo ainda não tem dados oficiais sobre mortes relacionadas à tempestade.

Mais de 500 mil pessoas, cerca de um sexto da população, ficaram sem energia elétrica, e 15 mil buscavam abrigo em centros de emergência, segundo autoridades jamaicanas. Meteorologistas alertam para o risco de inundações repentinas e deslizamentos de terra nas regiões montanhosas, com previsão de mais 15 a 30 centímetros de chuva nas próximas horas.

O NHC informou que Melissa deve manter ventos sustentados acima de 250 km/h enquanto se aproxima de Cuba./NYT e AFP

Fonte: Terra

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos

- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos