Evento em Maceió destaca oportunidades em saneamento, energia renovável e infraestrutura
A Plataforma P3C desembarca em Maceió para realizar o P3C Regional Nordeste, reunindo os principais representantes do setor público e privado, investidores e especialistas, que tem como objetivo discutir os desafios e oportunidades de infraestrutura e serviços na região. O evento, que integra o calendário nacional da Plataforma, reforça o compromisso de promover um ambiente de negócios mais previsível, seguro e orientado por boas práticas de governança, responsabilidade social e ambiental.
Com mais de 600 participantes, 45 palestrantes, três palcos simultâneos e nove painéis temáticos, o encontro traz para o centro das discussões temas estratégicos como descarbonização, energias renováveis, mobilidade e transporte, portos, saneamento e infraestrutura social. A 3ª P3C Regional Nordeste conta com a participação do BNDES, fortalecendo ainda mais o diálogo sobre investimentos e modelos de parceria no país. Representantes dos nove estados nordestinos vão se reunir para debater soluções inovadoras e fortalecer o ecossistema de parcerias público-privadas (PPPs), que têm se mostrado um caminho eficiente para transformar a infraestrutura e impulsionar o desenvolvimento regional.
Dentre os palestrantes do P3C Regional Nordeste, destacam-se líderes do setor público e privado, entre eles: João Henrique Caldas, Prefeito de Maceió; José Aliperti Jr, CEO e fundador da Astra, Infraestrutura e Concessões Educacionais; Luiz Felipe Graziano, sócio da Giamundo Neto Advogados; Caio Buarque, Subsecretário de Parcerias e Ações Estratégicas da Prefeitura de Maceió; Rafael Tinelli, Diretor de Parcerias e Concessões do IPGC – Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades; Fernando Vieira, Diretor-Geral da Iguá Saneamento Sergipe; e Luciene Machado, Superintendente da Área de Soluções para Cidades do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
Leia mais: Julho tem pico de 54 novas PPPs, com destaque para rodovias
A Região Nordeste, que abriga 26,9% da população brasileira, cerca de 56,4 milhões de pessoas, tem se destacado por seu potencial em áreas que combinam urgência social e oportunidades de investimento. Projetos voltados à infraestrutura de abastecimento de água e saneamento, por exemplo, têm sido apontados como essenciais não apenas para a melhoria dos serviços urbanos, mas também para o desenvolvimento do semiárido, com impacto direto na economia local.
Outro ponto alto do evento é a pauta das energias renováveis. O Nordeste concentra 90% da capacidade instalada de energia eólica do país, além de se destacar pelo potencial de expansão em energia solar, com mais de 50 novos projetos em análise. Essa vocação natural para a geração limpa se soma a iniciativas em mobilidade, transporte, turismo e desenvolvimento urbano, que reforçam o protagonismo da região em projetos sustentáveis e de alto impacto social.
Leia mais: Encontro de Municípios de FDIRS reúne gestores para debater PPPs e concessões
Além dos debates nos palcos, o evento conta com rodadas de negócios, espaços de exposição e estações de trabalho, que criam um ambiente dinâmico de integração entre governo, investidores e operadores. Essas iniciativas regionais culminam no P3C Nacional, que será realizado em São Paulo e reunirá os principais atores do ecossistema brasileiro de infraestrutura. O evento nacional consolida o propósito da Plataforma P3C: fortalecer um movimento coletivo de transformação, capaz de unir boas práticas, inovação e parcerias estratégicas para impulsionar um Brasil mais sustentável, conectado e competitivo.
Para saber mais sobre o evento, clique aqui.







