spot_img
HomeCONTEÚDOSEventosCidade CSC consolida novo formato e aponta tendências para o futuro das...

Cidade CSC consolida novo formato e aponta tendências para o futuro das cidades inteligentes no Brasil

Evento marcou três dias de debates, trocas de experiências e negócios para repensar políticas públicas e inspirar soluções inovadoras para transformar as cidades do Brasil em espaços mais inclusivos, sustentáveis e conectados

O Cidade CSC 2025 encerrou a edição 2025 na semana passada com a projeção de novos horizontes para a agenda urbana e as políticas públicas nas cidades brasileiras. Em sua edição comemorativa de 10 anos, o Cidade CSC reuniu em três dias de evento mais de 7.400 gestores públicos, representantes de empresas, consultores, urbanistas, acadêmicos, ONGs e especialistas em planejamento urbano.

Foram mais de 650 palestrantes, distribuídos em 27 palcos de conteúdo, 106 expositores e patrocinadores, 103 apoiadores e 271 horas de conteúdo. Além disso, representantes de 135 cidades brasileiras foram reconhecidos nas premiações do Cidade CSC, que incluíram a 11º edição do Ranking CSC, os Selos CSC Cidades Inteligentes e Ecossistemas de Inovação, o Prêmio PMU e o Prêmio CSC.

Segundo os organizadores e com base nas conexões iniciadas entre governos, empresas e investidores, estima-se que centenas de iniciativas e dezenas de novos projetos devam surgir a partir do Cidade CSC, transformando o potencial de R$ 1,2 bilhão em investimentos em impacto real para as cidades brasileiras. “O nosso papel é ser o ponto de partida para que essas oportunidades se transformem em projetos reais que impactam cidades em todo o Brasil”, diz a idealizadora do evento e CEO da Necta, Paula Faria.

Em 2025, o Cidade CSC se transformou em um ecossistema integrado em quatro pilares: Connected Smart Cities, AirConnected, Parque da Mobilidade Urbana (PMU) e CSC GovTech. “O novo formato do Cidade CSC reunindo conferências, feira de negócios e rodadas de conexões, amplificou as trocas efetivas de experiências, capazes de inspirar soluções mais inteligentes, inclusivas e sustentáveis”, completou a idealizadora do evento.

Paula vê três grandes tendências ganhando força nas cidades brasileiras. A primeira é a aplicação prática do Marco Legal das Startups, que cria condições para que governos testem e adotem soluções inovadoras em parceria com o ecossistema de inovação, ampliando a velocidade e a qualidade da transformação digital no setor público.

A segunda, segundo ela, é a consolidação de uma cultura de gestão orientada por dados: mais do que adquirir tecnologia, é essencial desenvolver capacidades para transformar informações em decisões assertivas e políticas públicas eficazes. Inclusive, a participação de um número cada vez maior de prefeituras em nossos rankings e selos confirma essa tendência, pois demonstra o compromisso dos municípios em monitorar indicadores, mensurar resultados e guiar suas estratégias a partir de evidências.

“E a terceira tendência é a ampliação das parcerias entre o setor público e o privado. A aproximação entre governos, empresas e investidores vem se tornando mais natural, o que cria um ambiente fértil para PPPs, concessões e iniciativas conjuntas que aceleram investimentos e trazem resultados concretos para a população”, detalha Paula,  idealizadora da Plataforma.

Na visão do diretor de novos negócios e sócio da Necta, Willian Rigon, “o sucesso desta edição mostra que estamos no caminho certo para tornar as cidades brasileiras mais inteligentes na forma de atender o cidadão. Mais do que a promoção de debates urgentes sobre urbanismo, inovação e sustentabilidade, construímos pontes entre setores, fortalecemos redes de colaboração e estimulamos ideias que certamente terão impacto real nas cidades do país”, avaliou.

Ranking CSC 2025

O Ranking Connected Smart Cities deu início a um novo ciclo ao chegar à marca de dez anos, com mudanças que ampliam seu alcance e relevância para o planejamento urbano no Brasil. A 11ª edição do levantamento foi apresentada em 23/09, primeiro dia do Connected Smart Cities 2025, em São Paulo.

Pela primeira vez, o estudo contempla todos os 5.570 municípios do país, permitindo comparações mais abrangentes e diagnósticos mais precisos sobre os desafios e oportunidades de cada localidade. Desenvolvido pela Plataforma Connected Smart Cities, em parceria com a SPIn – Soluções Públicas Inteligentes e a Scipopulis, o ranking adota os indicadores das normas internacionais ISO ABNT 37120, 37122, 37123 e 37125, além de métricas inéditas.

Com 75 indicadores distribuídos em 13 áreas temáticas, o estudo amplia a capacidade de orientar políticas públicas e investimentos privados. Os resultados são apresentados em quatro dimensões: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional.

Entre os eixos temáticos analisados estão: Economia e Finanças, Governança, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Resíduos Sólidos, Esgotos e Água, Educação, Habitação e Planejamento Urbano, Mobilidade Urbana, Saúde, Agricultura Local/Urbana e Segurança Alimentar, Telecomunicações, Energia, Inovação e Empreendedorismo, População, Condições Sociais e Segurança.

A metodologia do ranking foi atualizada e agora conta com o suporte da plataforma digital Plancity, da Scipopulis, que permite acesso dinâmico e análise comparativa por níveis de desenvolvimento. A ideia é apoiar a construção de estratégias mais eficazes para acelerar a transformação das cidades brasileiras até 2035.2026

Este ano, a 11ª edição do Ranking Connected Smart Cities foi liderada pela cidade de Vitória (ES), que foi reconhecida a cidade mais inteligente e conectada do Brasil. A capital capixaba superou Florianópolis (SC), que havia liderado o ranking em 2024 e agora ocupa a segunda posição. A cidade de Niterói (RJ) conquistou o terceiro lugar. 

O desempenho de Vitória reflete um conjunto de investimentos consistentes na modernização dos serviços urbanos e na integração entre sustentabilidade e governança digital — fatores decisivos para sua liderança nacional.

Completando as dez cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, as cidades de São Paulo (SP) e Curitiba (PR), ocupam o 4º e 5º lugar respectivamente. O ranking segue com a cidade de Recife (PE), Barueri (SP), Santos (SP), Salvador (BA) e o Rio de Janeiro (RJ).

Serviço

Evento: Cidade CSC 2025 – Evento Nacional

Data: 23 a 25 de setembro de 2025

Horário: 23/09 das 18h às 20h | 24 e 25/09 das 9h às 18h

Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo/SP

Realização: Necta

Mais informações: www.cidadecsc.com.br

 

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos

- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos