spot_img
HomeRanking CSC 2025Santana de Parnaíba é primeira colocada no Eixo Educação do Ranking Connected...

Santana de Parnaíba é primeira colocada no Eixo Educação do Ranking Connected Smart Cities 2025

Cidade está na 11a colocação entre as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, além de figurar entre os 10 destaques da região Sudeste

Além de liderar o eixo de Educação, Santana de Parnaíba (SP) superou desafios e ganhou uma posição entre as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, ocupando a 11a posição no cômputo geral do Ranking Connected Smart Cities 2025. O primeiro lugar na classificação geral do levantamento ficou com a cidade de Vitória (ES) e o segundo foi para Florianópolis (SC).

A localidade ficou também entre as 35 cidades mais bem avaliadas nos eixos de Inovação e Empreendedorismo e População e Condições Sociais.

O anúncio dos 10 finalistas da 11ª edição do Ranking Connected Smart Cities movimentou o primeiro dia do evento em São Paulo. Divulgado em 23 de setembro, o levantamento — considerado a principal referência nacional para medir o grau de evolução das cidades brasileiras — analisa 75 indicadores em 13 áreas temáticas, como mobilidade, meio ambiente, tecnologia e governança. A revelação dos destaques marca um dos momentos mais aguardados do Cidade CSC 2025, que segue até 25 de setembro no Expo Center Norte, reunindo gestores públicos, especialistas e empresas que impulsionam a agenda da inovação urbana no país.

Na liderança das cidades mais inteligentes e conectadas do país da edição 2025 do Ranking CSC está Vitória (ES), que passou da segunda posição no ano passado para a primeira este ano. Na sequência estão Florianópolis (SC), Niterói (RJ), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Recife (PE), Barueri (SP), Santos (SP), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ).

A 11ª edição do Ranking Connected Smart Cities 2025 traz novidades e marca o início de um novo ciclo de 10 anos, ampliando sua abrangência para todos os 5.570 municípios brasileiros. Desenvolvido pela Plataforma Connected Smart Cities, em parceria com a SPIn – Soluções Públicas Inteligentes e a Scipopulis, o estudo adota os indicadores das normas ISO ABNT 37120, 37122, 37123 e 37125, além de métricas inéditas, e passa a contar com 75 indicadores distribuídos em 13 áreas temáticas.

Com metodologia atualizada e acesso aos dados pela plataforma Plancity, da Scipopulis, o Ranking oferece uma análise comparativa por níveis de desenvolvimento, apoiando gestores públicos e privados na formulação de estratégias. A iniciativa mantém como pilares a transparência e a colaboração, reforçando o compromisso da Plataforma Connected Smart Cities em impulsionar cidades mais sustentáveis, resilientes e inovadoras até 2035.

O resultado do Ranking CSC é apresentado em quatro frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. O estudo é composto pelos indicadores de Economia e Finanças, Governança, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Resíduos Sólidos, Esgotos e Água, Educação, Habitação e Planejamento Urbano, Mobilidade Urbana, Saúde, Agricultura Local/ Urbana e Segurança Alimentar, Telecomunicações, Energia, Inovação e Empreendedorismo, População, Condições Sociais e Segurança, eixos temáticos discutidos no evento da Plataforma Connected Smart Cities.

“O Connected Smart Cities foi uma das primeiras iniciativas no país que propôs a discussão sobre como tornar as cidades brasileiras mais inteligentes na forma de atender o cidadão”, conta Paula Faria, idealizadora do evento e CEO da Necta. “O Ranking Connected Smart Cities, criado a partir do evento, é prova de que criamos uma dinâmica virtuosa entre as cidades, que hoje incorporaram a tecnologia e a inovação como ferramentas estratégicas para a melhoria da gestão municipal. Uma década depois, temos no evento todos os stakeholders desse ecossistema dispostos a trocar experiências e conhecimento para, juntos, elevar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos brasileiros”, avalia.

SANTANA DE PARNAÍBA EM NÚMEROS

Líder no eixo Educação, Santana de Parnaíba apresenta desempenho expressivo. A cidade possui 397,92 dispositivos digitais de aprendizagem para cada mil estudantes e garante matrícula para 100% da população em idade escolar. A relação estudante/professor no ensino primário é de 14,8 e a média de alunos por turma chega a 27,7. A educação infantil também é bem atendida, com 695,56 vagas licenciadas por mil crianças em idade pré-escolar não obrigatória. O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dos anos finais da rede pública alcançou 5,6 e 91% das escolas têm acesso à internet banda larga, consolidando uma rede de ensino conectada e de qualidade.

Na visão do prefeito da cidade, Elvis Cezar, o resultado conquistado no Ranking Connected Smart Cities 2025 é resultado do investimento em inovação. “Não há como fazer educação sem empregar tecnologia”, avaliou. 

No campo da inovação, 10% da força de trabalho de Santana de Parnaíba está empregada em ocupações de tecnologia da informação e comunicação (TIC) e 5% em educação, pesquisa e desenvolvimento. O ambiente de negócios é dinâmico, com crescimento de 11% das empresas de economia criativa. O tempo médio de abertura de empresas é de 2,29 dias, o que reforça a agilidade para empreendedores locais.

A cidade também se destaca por políticas de inclusão e resiliência social. De acordo com o levantamento feito pelo Ranking Connected Smart Cities 2025, cerca de 70% dos edifícios públicos são acessíveis para pessoas com necessidades especiais. Apenas 1,8% da população está exposta a alto risco de ameaças naturais, sem registros de impacto direto no último ano. Além disso, 75,52% da população possui atualização cadastral no Cadastro Único, indicador importante para acesso a políticas sociais.

Santana de Parnaíba possui 99% da população atendida por coleta regular de resíduos sólidos e 78,5% por sistemas de coleta e afastamento de esgoto, com 100% do esgoto coletado tratado de forma centralizada. O abastecimento de água potável atinge toda a população, com consumo médio de 158,26 litros por habitante/dia. O município também apresenta 100% de separação entre esgoto e drenagem pluvial, embora ainda registre perdas de água de 30,9%.

Na área da saúde, a cidade dispõe de 38,19 leitos hospitalares e 140,45 médicos por 100 mil habitantes. A cobertura vacinal é ampla, com 84% da população totalmente imunizada. Além disso, 20% dos moradores já contam com prontuário eletrônico unificado acessível on-line para os provedores de saúde.

DESTAQUES RANKING CONNECTED SMART CITIES 2025

Assim como na edição anterior, em 2025 a região Sudeste concentra as cidades mais inteligentes e conectadas, com seis municípios entre os 10 mais bem colocados. Duas cidades são da região Sul e duas do Nordeste também são destaques.  

A líder do Ranking CSC 2025, Vitória (ES) também figura na primeira colocação da classificação por regiões. Brasília (DF) é a primeira colocada no Centro-Oeste; Belém (PA) no Norte; Recife (PE) no Nordeste; e Florianópolis (SC) na região Sul. 

OS VENCEDORES POR EIXO TEMÁTICO

Outros destaques da edição são da cidade de Curitiba, primeira colocada no indicador Resíduos Sólidos, Esgotos e Água; Santana de Parnaíba em Educação; Angra dos Reis (RJ) em Habitação e Planejamento Urbano; Barretos (SP) em Saúde, Agricultura Local / Urbana e Segurança Alimentar; Florianópolis (SC) em Inovação e Empreendedorismo; Salvador (BA) em População, Condições Sociais; e Niterói (RJ) em Economia e Finanças. 

PRÊMIO CONNECTED SMART CITIES

O Prêmio Connected Smart Cities consiste em reconhecer e premiar negócios inovadores que colaborem para que as cidades possam ser mais inteligentes. As cidades premiadas em 2025 foram Angra dos Reis (RJ); Brusque (SC); Lajeado (RS); Colombo (PR); Paulista (PE); Teresópolis (RJ); Palhoça (SC); Cariacica (ES); Santa Rita do Sapucaí (MG); e Nova Lima (MG). 

SELO CONNECTED SMART CITIES

O Selo CSC Cidades Inteligentes também é um dos destaques em 2025. O selo avalia o nível de envolvimento das cidades em cinco dimensões, fortalecendo a adoção de práticas inovadoras. Além disso, está programada também a entrega do Prêmio Connected Smart Cities, que reconhece as melhores iniciativas e negócios voltados para o desenvolvimento urbano inteligente, este ano com nova categoria, também premiando iniciativas e soluções públicas e universitária.

SERVIÇO

Cidade CSC 2025

Datas: 24 e 25 de setembro de 2025

Local: Expo Center Norte (SP)

Mais informações: Clique aqui

Imagens Connected Smart Cities e Mobility: 

Realização: Necta 

Sobre o Cidade CSC

O Cidade CSC é o maior e mais importante evento de negócios e conexões de cidades inteligentes e mobilidade urbana da América Latina. Realizado desde 2015, o CSC tem um formato de múltiplos palcos e promove a integração entre conteúdo de alta qualidade, promoção de negócios e networking de impacto. O evento faz parte da Plataforma Connected Smart Cities, que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.

Ranking Connected Smart Cities 2025

O Ranking Connected Smart Cities 2025 marca o início de um novo ciclo de 10 anos, ampliando sua abrangência para todos os 5.570 municípios brasileiros. Desenvolvido pela Plataforma Connected Smart Cities, em parceria com a SPIn – Soluções Públicas Inteligentes e a Scipopulis, o estudo adota os indicadores das normas ISO ABNT 37120, 37122, 37123 e 37125, além de métricas inéditas, e passa a contar com 75 indicadores distribuídos em 13 áreas temáticas.

Com metodologia atualizada e acesso aos dados pela plataforma Plancity, da Scipopulis, o Ranking oferece uma análise comparativa por níveis de desenvolvimento, apoiando gestores públicos e privados na formulação de estratégias. A iniciativa mantém como pilares a transparência e a colaboração, reforçando o compromisso da Plataforma Connected Smart Cities em impulsionar cidades mais sustentáveis, resilientes e inovadoras até 2035.

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos

- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos