Capital fluminense conquistou três posições no Ranking Connected Smart Cities 2025. Localidade também figura no 6a colocação entre os destaques do Sudeste
Depois de figurar na 13a posição em 2024, o Rio de Janeiro (RJ) está na décima posição no Ranking Geral CSC 2025. A localidade também conquistou o sexto lugar no recorte por regiões, tendo destaque entre as 10 mais do Sudeste.
O anúncio dos 10 finalistas da 11ª edição do Ranking Connected Smart Cities movimentou o primeiro dia do evento em São Paulo. Divulgado em 23 de setembro, o levantamento — considerado a principal referência nacional para medir o grau de evolução das cidades brasileiras — analisa 75 indicadores em 13 áreas temáticas, como mobilidade, meio ambiente, tecnologia e governança. A revelação dos destaques marca um dos momentos mais aguardados do Cidade CSC 2025, que segue até 25 de setembro no Expo Center Norte, reunindo gestores públicos, especialistas e empresas que impulsionam a agenda da inovação urbana no país.
Na edição 2025 do Ranking CSC, Vitória (ES) ocupa a liderança, após avançar da 2ª colocação em 2024 para a 1ª posição este ano. Na sequência estão Florianópolis (SC), Niterói (RJ), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Recife (PE), Barueri (SP), Santos (SP), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ).
A 11ª edição do Ranking Connected Smart Cities 2025 traz novidades e marca o início de um novo ciclo de 10 anos, ampliando sua abrangência para todos os 5.570 municípios brasileiros. Desenvolvido pela Plataforma Connected Smart Cities, em parceria com a SPIn – Soluções Públicas Inteligentes e a Scipopulis, o estudo adota os indicadores das normas ISO ABNT 37120, 37122, 37123 e 37125, além de métricas inéditas, e passa a contar com 75 indicadores distribuídos em 13 áreas temáticas.
Com metodologia atualizada e acesso aos dados pela plataforma Plancity, da Scipopulis, o Ranking oferece uma análise comparativa por níveis de desenvolvimento, apoiando gestores públicos e privados na formulação de estratégias. A iniciativa mantém como pilares a transparência e a colaboração, reforçando o compromisso da Plataforma Connected Smart Cities em impulsionar cidades mais sustentáveis, resilientes e inovadoras até 2035.
O resultado do Ranking CSC é apresentado em quatro frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. O estudo é composto pelos indicadores de Economia e Finanças, Governança, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Resíduos Sólidos, Esgotos e Água, Educação, Habitação e Planejamento Urbano, Mobilidade Urbana, Saúde, Agricultura Local/ Urbana e Segurança Alimentar, Telecomunicações, Energia, Inovação e Empreendedorismo, População, Condições Sociais e Segurança, eixos temáticos discutidos no evento nacional da Plataforma Connected Smart Cities.
“O Connected Smart Cities foi uma das primeiras iniciativas no país que propôs a discussão sobre como tornar as cidades brasileiras mais inteligentes na forma de atender o cidadão”, conta Paula Faria, idealizadora do evento e CEO da Necta. “O Ranking Connected Smart Cities, criado a partir do evento, é prova de que criamos uma dinâmica virtuosa entre as cidades, que hoje incorporaram a tecnologia e a inovação como ferramentas estratégicas para a melhoria da gestão municipal. Uma década depois, temos no evento todos os stakeholders desse ecossistema dispostos a trocar experiências e conhecimento para, juntos, elevar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos brasileiros”, avalia.
RIO DE JANEIRO EM NÚMEROS
O Rio de Janeiro aparece entre as 30 primeiras cidades no Eixo Economia e Finanças do Ranking Connected Smart Cities 2025. A capital fluminense registra produto per capita de US$ 9.836,00, renda média formal de R$ 4.610,00 e crescimento de 3,1% no número de empregos e de 11% nas empresas. No orçamento, 11,03% são destinados a despesas de capital e 18% a fundos de reserva para desastres, embora apenas 0,01% vá para planejamento de emergências, em um cenário em que as perdas históricas por desastres representam 3,4% do produto da cidade.
No Eixo População e Condições Sociais do Ranking Connected Smart Cities 2025, o Rio de Janeiro se destaca entre as 30 primeiras cidades avaliadas. A capital apresenta 33,6% de seus edifícios públicos adaptados para pessoas com necessidades especiais e destina 0,1% do orçamento municipal a tecnologias assistivas e ações de apoio à mobilidade. O índice de atualização cadastral no Cadastro Único é de 81,2%, reforçando a gestão das políticas sociais. Já em relação à resiliência, 6,6% da população vive em áreas de risco, mas em 2025 não houve registro de moradores diretamente afetados por ameaças naturais.
Outro destaque é na área de mobilidade: a capital fluminense deu um passo importante com a implantação do Jaé, novo sistema de bilhetagem eletrônica que unifica o pagamento do BRT, VLT, ônibus municipais e vans legalizadas. Desde 2 de agosto de 2025, o sistema passou a ser utilizado de forma exclusiva, oferecendo maior integração e transparência na gestão do transporte público, além de facilitar o acesso da população aos diferentes modais.
DESTAQUES RANKING CONNECTED SMART CITIES 2025
Assim como na edição anterior, em 2025 a região Sudeste concentra as localidades mais inteligentes e conectadas, com seis municípios entre os 10 mais bem colocados. Duas cidades são da região Sul e duas do Nordeste também são destaques.
A líder do Ranking CSC 2025, Vitória (ES) também figura na primeira colocação da classificação por regiões, sendo que São Paulo ocupa a terceira posição. Brasília (DF) é a primeira colocada no Centro-Oeste; Belém (PA) no Norte; Recife (PE) no Nordeste; e Florianópolis (SC) na região Sul.
OS VENCEDORES POR EIXO TEMÁTICO
Outros destaques da edição são de Curitiba (PR), primeira colocada no indicador Resíduos Sólidos, Esgotos e Água; Santana de Parnaíba (SP) em Educação; Angra dos Reis (RJ) em Habitação e Planejamento Urbano; Barretos (SP) em Saúde, Agricultura Local / Urbana e Segurança Alimentar; Florianópolis (SC) em Inovação e Empreendedorismo; Salvador (BA) em População, Condições Sociais; e Niterói (RJ) em Economia e Finanças.
PRÊMIO CONNECTED SMART CITIES
O Prêmio Connected Smart Cities consiste em reconhecer e premiar negócios inovadores que colaborem para que as cidades possam ser mais inteligentes. As localidades premiadas em 2025 foram Angra dos Reis (RJ); Brusque (SC); Lajeado (RS); Colombo (PR); Paulista (PE); Teresópolis (RJ); Palhoça (SC); Cariacica (ES); Santa Rita do Sapucaí (MG); e Nova Lima (MG).
SELO CONNECTED SMART CITIES
O Selo CSC Cidades Inteligentes também é um dos destaques em 2025. O selo avalia o nível de envolvimento das cidades em cinco dimensões, fortalecendo a adoção de práticas inovadoras. Além disso, está programada também a entrega do Prêmio Connected Smart Cities, que reconhece as melhores iniciativas e negócios voltados para o desenvolvimento urbano inteligente, este ano com nova categoria, também premiando iniciativas e soluções públicas e universitária.
SERVIÇO
Cidade CSC 2025
Datas: 23, 24 e 25 de setembro de 2025
Local: Expo Center Norte (SP)
Mais informações: Clique aqui
Realização: Necta
Sobre o Cidade CSC
O Cidade CSC é o maior e mais importante evento de negócios e conexões de cidades inteligentes e mobilidade urbana da América Latina. Realizado desde 2015, o CSC tem um formato de múltiplos palcos e promove a integração entre conteúdo de alta qualidade, promoção de negócios e networking de impacto.
O evento faz parte da Plataforma Connected Smart Cities, que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.
Ranking Connected Smart Cities 2025
O Ranking Connected Smart Cities 2025 marca o início de um novo ciclo de 10 anos, ampliando sua abrangência para todos os 5.570 municípios brasileiros. Desenvolvido pela Plataforma Connected Smart Cities, em parceria com a SPIn – Soluções Públicas Inteligentes e a Scipopulis, o estudo adota os indicadores das normas ISO ABNT 37120, 37122, 37123 e 37125, além de métricas inéditas, e passa a contar com 75 indicadores distribuídos em 13 áreas temáticas.
Com metodologia atualizada e acesso aos dados pela plataforma Plancity, da Scipopulis, o Ranking oferece uma análise comparativa por níveis de desenvolvimento, apoiando gestores públicos e privados na formulação de estratégias. A iniciativa mantém como pilares a transparência e a colaboração, reforçando o compromisso da Plataforma Connected Smart Cities em impulsionar cidades mais sustentáveis, resilientes e inovadoras até 2035.