Na 11ª edição, divulgada nesta terça-feira (23/09), estudo passa a contemplar todos os 5.570 municípios brasileiros
O Ranking Connected Smart Cities deu início a um novo ciclo ao chegar a marca de dez anos, com mudanças que ampliam seu alcance e relevância para o planejamento urbano no Brasil. A 11ª edição do levantamento foi apresentada nesta terça-feira (23/09) no primeiro dia do Connected Smart Cities 2025, em São Paulo.
Pela primeira vez, o estudo contempla todos os 5.570 municípios do país, permitindo comparações mais abrangentes e diagnósticos mais precisos sobre os desafios e oportunidades de cada localidade. Desenvolvido pela Plataforma Connected Smart Cities, em parceria com a SPIn – Soluções Públicas Inteligentes e a Scipopulis, o ranking adota os indicadores das normas internacionais ISO ABNT 37120, 37122, 37123 e 37125, além de métricas inéditas.
Com 75 indicadores distribuídos em 13 áreas temáticas, o estudo amplia a capacidade de orientar políticas públicas e investimentos privados. Os resultados são apresentados em quatro dimensões: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional.
Entre os eixos temáticos analisados estão: Economia e Finanças, Governança, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Resíduos Sólidos, Esgotos e Água, Educação, Habitação e Planejamento Urbano, Mobilidade Urbana, Saúde, Agricultura Local/Urbana e Segurança Alimentar, Telecomunicações, Energia, Inovação e Empreendedorismo, População, Condições Sociais e Segurança.
A metodologia do ranking foi atualizada e agora conta com o suporte da plataforma digital Plancity, da Scipopulis, que permite acesso dinâmico e análise comparativa por níveis de desenvolvimento. A ideia é apoiar a construção de estratégias mais eficazes para acelerar a transformação das cidades brasileiras até 2035.
“O Connected Smart Cities foi uma das primeiras iniciativas no país que propôs a discussão sobre como tornar as cidades brasileiras mais inteligentes na forma de atender o cidadão”, conta Paula Faria, idealizadora do evento e CEO da Necta. “O Ranking Connected Smart Cities, criado a partir do evento, é prova de que criamos uma dinâmica virtuosa entre as cidades, que hoje incorporaram a tecnologia e a inovação como ferramentas estratégicas para a melhoria da gestão municipal. Uma década depois, temos no evento todos os stakeholders desse ecossistema dispostos a trocar experiências e conhecimento para, juntos, elevar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos brasileiros”, avalia.
Vitória lidera a edição 2025
Este ano, a 11ª edição do Ranking Connected Smart Cities foi liderada pela cidade de Vitória (ES), que foi reconhecida a cidade mais inteligente e conectada do Brasil. A capital capixaba superou Florianópolis (SC), que havia liderado o ranking em 2024 e agora ocupa a segunda posição. A cidade de Niterói (RJ) conquistou o terceiro lugar.
O desempenho de Vitória reflete um conjunto de investimentos consistentes na modernização dos serviços urbanos e na integração entre sustentabilidade e governança digital — fatores decisivos para sua liderança nacional.
Completando as dez cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, as cidades de São Paulo (SP) e Curitiba (PR), ocupam o 4º e 5º lugar respectivamente. O ranking segue com a cidade de Recife (PE), Barueri (SP), Santos (SP), Salvador (BA) e o Rio de Janeiro (RJ).
Connected Smart Cities 2025: edição mais transformadora
O anúncio da nova metodologia e dos vencedores do ranking movimentou o primeiro dia do Cidade CSC 2025, versão ampliada do Connected Smart Cities que celebra os 10 anos da Plataforma Connected Smart Cities. O Cidade CSC 2025 promove em um só espaço conferências, feira de negócios e rodadas de conexões, ampliando o alcance e a diversidade de temas discutidos
Até 25 de setembro, o evento reúne no Expo Center Norte (SP) mais de 8 mil participantes, incluindo gestores públicos, especialistas, empresas de tecnologia, startups, investidores, acadêmicos e organizações da sociedade civil, além de 500 palestrantes e 120 expositores.
Serviço
Evento: Cidade CSC 2025 – Evento Nacional
Data: 23 a 25 de setembro de 2025
Horário: 23/09 das 18h às 20h | 24 e 25/09 das 9h às 18h
Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo/SP
Realização: Necta
Mais informações e inscrições: www.cidadecsc.com.br