Evento reúne especialistas, líderes locais e atores estratégicos para debater os caminhos para uma cidade mais conectada e inteligente
No dia 15 de agosto, Chapecó será palco de mais uma Reunião Estratégica do Connected Smart Cities, iniciativa nacional que reúne lideranças locais, especialistas e representantes do setor público e privado para discutir soluções urbanas e promover o desenvolvimento sustentável nas cidades brasileiras. O encontro acontece às 13h30 no Pollen Parque Científico e Tecnológico, espaço símbolo de inovação da cidade, localizado no bairro Efapi.
Promovido pela Plataforma Connected Smart Cities, o evento é parte de um movimento de transformação que reconhece a pluralidade dos municípios brasileiros e aposta na troca de experiências para construir um futuro urbano mais eficiente, inclusivo e conectado. “Nenhuma cidade é igual, mas todas podem ser melhores. Acreditamos que a evolução urbana acontece quando compartilhamos soluções e visões de futuro”, destaca Paula Faria, CEO da Necta e Idealizadora do Connected Smart Cities.
Leia mais: Plano Municipal de Chapecó Cidade Inteligente é apresentado na Conferência das Cidades
Conhecida como a “capital brasileira da agroindústria”, Chapecó vem se consolidando como um importante polo de desenvolvimento regional. Com um PIB de R$ 9,6 bilhões e IDH de 0,790, o município tem como principais motores econômicos a agroindústria de carnes (suínos e aves), os setores metalmecânico, de plásticos, móveis, embalagens, bebidas, software e biotecnologia.
Hoje, a cidade abriga cerca de 8.500 empresas ativas e se destaca como emergente em tecnologia e biotecnologia, aproveitando a base agroindustrial para impulsionar inovação. A vocação empreendedora do município reflete-se também no 28º lugar no recorte de Empreendedorismo do Ranking Connected Smart Cities.
Chapecó ocupa a 69ª posição geral no Ranking Connected Smart Cities, sendo a 20ª da Região Sul e a 8ª colocada em Santa Catarina, reforçando seu protagonismo no cenário de cidades inteligentes. A reunião estratégica é, portanto, uma oportunidade para aprofundar debates sobre mobilidade, sustentabilidade, tecnologia e políticas públicas que possam alavancar ainda mais o desenvolvimento local.
Com mais de 400 mil habitantes em sua região metropolitana, Chapecó combina avanços em mobilidade, áreas verdes e projetos urbanos, mas ainda enfrenta desafios na infraestrutura logística e no transporte público. A cidade aposta em projetos como a construção de um anel viário e melhorias no sistema de transporte coletivo.
Além disso, o município preserva sua identidade cultural com eventos voltados ao agronegócio, como feiras e exposições, e uma culinária regional fortemente marcada pela agroindústria. Parques urbanos e áreas naturais também fazem parte da experiência chapecoense, reforçando a conexão entre desenvolvimento e qualidade de vida.
A Reunião Estratégica Connected Smart Cities de Chapecó será um momento crucial para reunir gestores públicos, empresas, universidades, startups e sociedade civil organizada com o objetivo de mapear oportunidades e criar soluções colaborativas.
Clique aqui para se inscrever, clique aqui
