Parque da Mobilidade Urbana integra a curadoria do Rio Innovation Week 2025, conectando inovação, ética e sustentabilidade nas cidades do futuro
O Pier Mauá, no Rio de Janeiro, será novamente o epicentro da inovação entre os dias 12 e 15 de agosto de 2025, com a realização do Rio Innovation Week (RIW), a maior conferência de tecnologia e inovação da América Latina — e o Parque da Mobilidade Urbana já confirmou sua participação como curador de mobilidade urbana do evento.
Com uma proposta ousada e impactante, o RIW deste ano traz como tema central “Um olhar através da Ética”, reforçando a importância de pensar o futuro da tecnologia com consciência, responsabilidade e inclusão. As discussões giram em torno de temas como inteligência artificial, automação e biotecnologia, reforçando o papel dessas ferramentas como instrumentos de transformação — capazes tanto de promover inclusão quanto de ampliar desigualdades.
A presença do Parque da Mobilidade Urbana reforça a urgência de repensar o deslocamento nas cidades com foco em soluções sustentáveis, conectadas e centradas nas pessoas. A participação no RIW representa uma oportunidade estratégica de ampliar o debate sobre inovação em mobilidade e apresentar soluções que priorizem a equidade no acesso à cidade.
Leia mais: Rio de Janeiro estuda baixar o preço da passagem de metrô e trem
O evento, que atraiu 185 mil visitantes em sua última edição, acontece em uma área total de 90 mil m², com 8 mil m² reservados para experiências imersivas, mais de 3 mil palestrantes nacionais e internacionais, 47 conferências, 39 palcos simultâneos, 15 trilhas temáticas e 2.200 startups conectadas com 430 expositores. Em 2025, o Rio Innovation Week promete mais de 2.000 workshops e mentorias, abrindo espaço tanto para grandes nomes quanto para jovens lideranças inovadoras.
Além disso, a diversidade de experiências e o caráter internacional do evento — que contará com mais de 20 delegações de diversos países — tornam o RIW uma vitrine privilegiada para o Brasil reafirmar seu protagonismo no cenário global da inovação.
O Parque da Mobilidade Urbana, reconhecido por promover a transformação urbana através de uma agenda integrada de sustentabilidade, inclusão e tecnologia, trará para o evento experiências que visam repensar os modos de viver e circular nas cidades. Será um ponto de encontro para quem acredita que o futuro da mobilidade precisa ser mais justo, acessível e humano.
Os temas debatidos contemplam a mobilidade urbana sustentável, tecnologia e inovação para a mobilidade urbana, infraestrutura e governança para a mobilidade do futuro e mobilidade acessível e inclusiva. As discussões aquecem para o Parque da Mobilidade Urbana que acontecerá em São Paulo em setembro.
Leia mais: Mobilidade urbana: para além dos elétricos, híbridos ou a combustão
O Parque da Mobilidade Urbana integrará o Cidade CSC 25, que acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de setembro de 2025 no Expo Center Norte (Pavilhão Vermelho) em São Paulo. Nesse evento paralelo ao Connected Smart Cities, o Parque da Mobilidade Urbana participa da programação com foco em transporte sustentável e urbano, integrando debates, painéis e experiências ao lado de outras iniciativas como GovTech, FutureTech, AirConnected e Urban Air Mobility. Sua presença ressalta o compromisso com a inovação aplicada à mobilidade, conectando soluções, políticas e tecnologias em prol de cidades inteligentes, humanas e inclusivas.
Para saber mais sobre o Cidade CSC 25, clique aqui.
