spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSSegurançaBanco Central suspende Pix de mais três bancos

Banco Central suspende Pix de mais três bancos

O Banco Central suspendeu as operações via Pix de mais três bancos. A decisão foi tomada depois que a Polícia Civil de São Paulo revelou, na semana passada, o maior ataque hacker já registrado contra o sistema financeiro brasileiro. O golpe desviou mais de meio bilhão de reais de instituições financeiras. A medida do Banco Central é preventiva e vale enquanto as investigações continuam.

A medida foi adotada contra três bancos de menor porte: Voluti Gestão Financeira, a Brasil Cash e a S3 Bank. Outras três instituições já haviam sido alvo desse bloqueio para operações via Pix: a Transfeera, a Soffy e a Nuoro Pay. A suspensão foi anunciada nesse fim de semana, tem uma validade de 60 dias, mas pode terminar antes, vai depender do andamento das investigações.

O objetivo é proteger o Sistema Financeiro Nacional. Esses bancos usam a mesma empresa de tecnologia, a C&M Software, para se conectar ao sistema brasileiro de pagamentos, inclusive para operações via Pix. Segundo a polícia, contas dessas instituições bloqueadas eram utilizadas para receber esse recurso por meio de transferências massivas via Pix, que depois eram convertidas em criptomoedas.

Até agora a investigação confirmou um desfalque de R$ 541 milhões apenas em um banco, o BMP. A estimativa é que esse volume seja bem maior, já que outras instituições foram atingidas. Na última sexta-feira (4) a polícia prendeu um funcionário da C&M acusado de vender a senha desse sistema para os criminosos. As investigações seguem em sigilo.

A polícia tenta agora descobrir quem são os demais envolvidos. Segundo as autoridades, não há indícios de prejuízos aos correntistas. Isso porque foram atingidas apenas contas reservas que são utilizadas para transações entre os bancos.

Fonte: TV Brasil

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos

- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos