spot_img
HomeCONTEÚDOSTendênciasSUA CIDADE AINDA NÃO TEM UM GÊMEO VIRTUAL? CALMA… MAS ELA VAI...

SUA CIDADE AINDA NÃO TEM UM GÊMEO VIRTUAL? CALMA… MAS ELA VAI PRECISAR TER.

Cris Alessi
Cris Alessi
Consultora de Inovação e Transformação Digital; Palestrante. Conselheira. Investidora Anjo; Diretora de programas da Funpar - UFPR. Mãe do Victor e da Marina. Maratonista. Ex-Presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e do Conselho Municipal de Inovação. Co-fundou e presidiu o Fórum InovaCidades ligado à Frente Nacional de Prefeitos. Atua no Conselho de Mulheres na Tecnologia.

O Gêmeo Virtual é uma plataforma estratégica que transforma dados em decisões. Ele simula, analisa e projeta o comportamento de cidades inteiras com base em dados coletados em tempo real. Cidades como Rennes, Paris, Cairo, Jaipur, Singapura, Kyoto e New Brunswick já utilizam essa tecnologia para tornar sua gestão urbana mais inteligente, segura e sustentável.

A partir de sensores, câmeras e sistemas conectados, é possível construir uma representação virtual do ecossistema urbano. Isso permite à administração pública monitorar e reagir em tempo real, antecipando problemas e otimizando recursos.

No Brasil, onde os desafios com segurança pública são enormes, o Gêmeo Virtual pode ser decisivo. Com ele, é possível mapear vulnerabilidades, planejar ações de segurança, prever cenários críticos e reagir com mais precisão. 

Em casos de desastres naturais, como enchentes ou deslizamentos, o Gêmeo Virtual ajuda a planejar evacuações e redirecionar recursos com base em simulações realistas — salvando vidas e reduzindo impactos.

A mobilidade urbana também ganha muito com essa tecnologia. Por meio do Gêmeo Virtual, gestores podem analisar padrões de tráfego, prever congestionamentos e testar, de forma segura e antecipada, novas rotas de ônibus, ciclovias ou mudanças no trânsito. O resultado: menos tempo no trânsito, menos poluição, mais qualidade de vida.

Já o Gêmeo Digital entra em cena quando o objetivo é representar com precisão física a estrutura de um prédio, ponte ou sistema específico. Essa réplica digital pode identificar falhas estruturais, prever manutenções e aumentar a segurança da infraestrutura urbana.

Ao testar cenários hipotéticos, tanto Gêmeos Virtuais quanto Digitais permitem que gestores avaliem o impacto de novos empreendimentos, alterações no zoneamento ou projetos de infraestrutura antes que qualquer ação aconteça de fato — reduzindo custos e riscos.

O Gêmeo Virtual é, portanto, indispensável para cidades que desejam se modernizar e enfrentar os desafios do crescimento urbano. Ele integra monitoramento, planejamento, segurança e mobilidade em uma só plataforma.

Sua cidade vai ter que ter. Ou vai ficar para trás na revolução tecnológica, que já começou.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade da autora, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities 

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos