Metrô deve receber mais três linhas até o próximo ano; capacidade total do serviço será de 3,6 milhões de pessoas por dia
O maior sistema de metrô sem condutor do mundo acabou de ser inaugurado na Arábia Saudita. O Riyadh Metro começou a operar no dia 1º de dezembro e representa os esforços da região para se tornar um importante ponto turístico no futuro. Por enquanto, o metrô de Riad ainda não está concluído, mas a previsão é de que ele consiga transportar 3,6 milhões de pessoas por dia quando operar com a capacidade total.
O novo metrô já tem 176 km de extensão e funciona com três linhas de serviço. De acordo com a RATP Dev, empresa que opera as linhas 1 e 2 do sistema, uma nova linha deverá ser inaugurada em janeiro de 2025 e outras duas serão inauguradas logo depois. Ainda não há previsão exata para a conclusão das obras, mas o sistema contará com essas seis linhas.
Metrô de Riad
Com a iniciativa, o País também espera reduzir o tráfego rodoviário em Riad e economizar cerca de 12,5 milhões de toneladas de CO² anualmente. Ao todo, o metrô de Riad já conta com 85 estações. Uma delas, a estação de King Abdullah Financial District (KAFD, projetada pela Zaha Hadid Architects, tem um design futurista e layout criado para amenizar o forte calor do verão da cidade.
O serviço conta com 69 trens elétricos da Alstom Metropolis e outros 47 trens da Innovia Metro. Os vagões estão organizados em três classes: primeira, família e classe privativa. Os vagões contam com assentos ergonômicos, iluminação LED, ar-condicionado e sistema de informações para passageiros. Todos os trens operam sem condutor, assim como já acontece em serviços em Budapeste, Hungria, Sydney, Taipei e Taiwan.
Fonte: Mobilidade Estadão