Novidades incluem implementações da faixa azul para motos, ônibus elétricos e teleférico urbano
São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Fortaleza (CE) e Salvador (BA) são as cinco maiores capitais do Brasil em termos de quantidade de habitantes. Agora, com as eleições municipais de 2024 encerradas, fica a pergunta: o que os prefeitos eleitos – e reeleitos – irão fazer para a mobilidade?
Automotive Business consultou os planos de governo dos vitoriosos (e mais algumas promessas esporádicas feitas por aí) e traz a lista para ficarmos de olho no futuro.
Como Brasília não tem prefeito (por não ser considerada município, não tem prefeito ou vereadores, apenas deputados distritais), adicionamos ao texto a sexta capital mais populosa, Belo Horizonte (MG).
São Paulo – Ricardo Nunes (MDB)
Ricardo Nunes (MDB) foi eleito com quase 60% dos votos em São Paulo após um segundo turno relativamente tranquilo, com sua campanha apostando no lema de “voto seguro”.
Durante o seu primeiro mandato, que Nunes herdou do falecido Bruno Covas, seus principais projetos em mobilidade foram a tarifa zero nos ônibus aos domingos e a inauguração do transporte via balsa na represa Billings, que circula entre dois terminais na represa.
Estas são suas promessas para a área de mobilidade nos próximos quatro anos:
- Programa Mamãe Tarifa Zero – transporte gratuito em dias úteis para mães que levam seus filhos para a escola
- Subaquático da represa de Guarapiranga nos mesmos moldes do que opera na Billings
- 14 novos corredores de ônibus e BRTs (8 que estão em obras e serão entregues e 6 novos, que ainda entrarão em obras)
- Aquisição de 2.600 ônibus elétricos (promessa feita ao blog “Fiscal do Clima”)
- Mais 200 km de faixa azul exclusiva para motociclistas (atualmente são 145 km, com promessa de chegar a 200 km até o final do ano)
- Inauguração de um VLT (Veículo Leve sob Trilhos) no Centro da cidade
- Expansão das ciclovias – uma meta numérica não foi dada. Nunes não cumpriu a promessa de entregar 1.000 km até 2024
- Revitalização de pontes, viadutos e túneis
- Concessão de 11 terminais da zona Leste, mais o Parque D. Pedro, na região central, à iniciativa privada
- Construção de Novos Terminais de Integração de Ônibus
- Requalificação de calçadas e calçadões para melhorar o trajeto para pedestres
- Extensão da Marginal Pinheiros
Rio de Janeiro – Eduardo Paes (PSD)
Eduardo Paes (PSD) vai para seu quarto mandato no Rio de Janeiro (foi eleito em 2008, 2012 e 2020).
No campo da mobilidade, a maior conquista deste último mandato, segundo o prefeito, foi o programa BRT Seguro, parceria com a Guarda Municipal e a Polícia Militar para trazer mais segurança aos ônibus da cidade. O programa teria diminuído em 90% as ações de vandalismo nos veículos e terminais.
O programa de governo do prefeito tem poucas propostas sobre mobilidade. São elas:
- Começar a transição do sistema BRT (sobre rodas) para um sistema leve de trilhos (modelo VLT) a partir da Transcarioca e da Transoeste, no trecho do Jardim Oceânico ao Parque Olímpico. Essa já havia sido uma promessa do mandato anterior e não foi cumprida
- Implantação de três novas linhas de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), somando 226 km
- Renovação da frota de ônibus municipais, que passará a ser 100% climatizada e integrada a outros modais
- Construção de um corredor para VLT ligando Botafogo à Gávea, substituindo um antigo projeto de metrô
- Criação de mais uma via de conexão do BRT de Sepetiba, em direção ao terminal Pingo D’água
- Iniciar a eletrificação da frota de ônibus
- Implementar a faixa azul para motos nas principais vias da cidade
- Com a nova bilhetagem digital (Programa Jaé), reestruturar a política tarifária do transporte público
Fortaleza – Evandro Leitão (PT)
Esta é a primeira vez em que Leitão, três vezes deputado estadual no Ceará, é eleito para um cargo executivo. Fortaleza foi a única capital que elegeu um prefeito do PT, partido que demonstrou uma perda de fôlego nesta eleição.
A votação foi apertada contra o candidato do PL, André Fernandes, e Leitão irá assumir a cidade sem ter uma maioria numérica na Câmara de Vereadores. Ou seja: vai precisar de jogo de cintura para criar alianças e garantir a aprovação de projetos.
Estas são suas propostas para a mobilidade:
- Isenção de 50% do IPVA para os motoristas de aplicativo
- Criação da “paradinha”, base de apoio aos motociclistas que trabalham para aplicativos
- Investimento na carreira dos motociclistas, especialmente em direção defensiva, ecodrive e na gestão da carreira
- Melhoria das calçadas da cidade para diminuir os desníveis e melhorar sinalização para PCDs
- Criação de corredores verdes para pedestres e ciclistas interligando parques e espaços de lazer
- Implementação da faixa azul na cidade, aos moldes de São Paulo
- Integração dos modais de transporte público (ônibus, metrô e VLT)
- Ampliação do passe livre estudantil para os finais de semana
- Criação de pontos de parada e terminais de transportes públicos seguros, acessíveis e acolhedores para usuários, especialmente para mulheres, pessoas idosas e pessoas com deficiência, através da integração com sistemas de vigilância, segurança cidadã e iluminação pública ostensiva
- Manutenção preventiva e corretiva da malha pública
Salvador – Bruno Reis (União)
O atual prefeito foi reeleito no primeiro turno com 76,87% dos votos válidos, representando uma importante vitória do “centrão” – que, a partir do ano que vem, vai governar um terço das cidades brasileiras.
O transporte é uma das principais bandeiras do candidato, que apresentou um plano de governo recheado de projetos:
- Criação do Teleférico de Salvador, também referido como “Teleférico do Subúrbio”. O projeto prevê um percurso de 4,5 km, 27 torres e 4 estações: Praia Grande, Mané Dendê, Pirajá e Campinas de Pirajá, esta última localizada próxima à Linha 1 do Metrô, permitindo a integração dos modais
- Ter 100% dos ônibus do transporte público com ar-condicionado
- Ampliar para mais de 50% a frota dos ônibus elétricos que fazem parte do BRT
- Inaugurar faixas exclusivas para ônibus em diversos pontos da cidade, além de um corredor ligando a Orla à Cidade Baixa, via San Martin, e a continuidade da obra do BRS Pituba-Aeroporto
- Criação de um novo sistema de transporte, com micro-ônibus elétricos, para atender aos bairros do centro: Campo Grande, Avenida Sete, Pelourinho e Comércio. Entre o Farol da Barra e Santo Antônio Além do Carmo, o novo sistema ofertará 10 veículos com tecnologia headway, que reduz a resistência ao rolamento, resultando em economia de combustível e menor impacto
- Criação de uma intermodalidade entre o sistema cicloviário e o transporte coletivo
- Regularização do Subsistema de Transporte Complementar (STEC), o Amarelinho
- Aperfeiçoamento na sinalização de informação aos passageiros, com a disponibilização de painéis nos principais pontos de Salvador
- Ampliação de vias para ciclistas – meta é ter mais de 200 km entre ciclovias e ciclofaixas em toda a cidade até 2028
- Instalação de escadas rolantes ligando regiões estratégicas, como o Vale das Pedrinhas à avenida Antônio Carlos Magalhães, para melhorar o acesso ao BRT e ao Metrô
- Melhorias na iluminação e sinalização das estações de BRT e Metrô, e estímulo à implementação de estacionamentos seguros nas redondezas
- Regulamentação da velocidade em novos pontos da capital e ampliação das chamadas áreas de “trânsito calmo”
- Elaborar o Programa Municipal de Transporte Hidroviário
- Desenvolver estudos para implantação do acesso ferroviário aos portos de Salvador, ao Terminal Portuário de Cotegipe e ao Terminal Marítimo de Granéis
Belo Horizonte – Fuad Noman (PSD)
Após ficar em segundo lugar no primeiro turno, Fuad Noman (PSD) conseguiu reverter o resultado e assegurar a vitória no turno derradeiro, com 53,73% dos votos válidos. Noman era vice-prefeito de Alexandre Kalil, que deixou o cargo em 2022 para concorrer ao governo do estado.
Uma das principais promessas do candidato é revisar os contratos das empresas que operam o transporte público em Belo Horizonte. “Precisamos modificar completamente esse sistema”, declarou ele.
Confira as propostas do prefeito reeleito:
- Renovação da frota de ônibus. Uma meta numérica não é estabelecida, mas o prefeito diz que entregou 757 veículos novos em um ano
- Aumento do número de viagens diárias pelos veículos do transporte público
- Manutenção das gratuidades implementadas durante a atual gestão: Vale-Transporte Saúde (para pacientes oncológicos e acompanhantes), Auxílio Transporte Mulher (para mulheres em situação de violência doméstica), Passe Livre Estudantil e Passe Livre das linhas de ônibus que circulam em vilas e favelas da capital
- Continuação do programa Tolerância Zero, que pune a má qualidade na prestação de serviço das operadoras de ônibus. Segundo o prefeito, mais de 630 veículos são fiscalizados por semana
- Continuação do Plano de Mobilidade Limpa de Belo Horizonte, que prevê a substituição de 40% da atual frota, até 2030, por ônibus com energia limpa, entre os quais ônibus elétricos. A Prefeitura obteve R$ 317 milhões no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a compra de 100 ônibus elétricos
- Implementação do BRT da Avenida Amazonas, atualmente em fase de estudos, que terá mais de 40 km de extensão
Fonte: Automotive Business