O município paulista também ocupa a primeira posição no eixo Economia e décima colocação no segmento de Mobilidade.
Barueri (SP) é a nona colocada no Ranking Geral do Connected Smart Cities 2024. O primeiro lugar na classificação geral do Ranking 2024 ficou com a cidade de Florianópolis (SC), o segundo foi para Vitória (ES) e, na terceira colocação, figura São Paulo (SP).
A cidade ocupa também a primeira posição no eixo Economia e 10ª posição na temática Mobilidade.
O Centro de Convenções Frei Caneca sedia, entre terça e quarta-feira, a 10ª edição do evento nacional Connected Smart Cities, que destaca as cidades mais inteligentes do país com a apresentação do Ranking, do Selo e ainda com o Prêmio Connected Smart Cities, que traz 10 finalistas com negócios inovadores para as cidades.
O resultado da 10ª edição do Ranking Connected Smart Cities 2024, estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, foi apresentado durante a Cerimônia de Abertura do evento para autoridades, empresários e especialistas nacionais e internacionais. O Ranking mapeia todos os 656 municípios com mais de 50 mil habitantes, de acordo com o CENSO IBGE 2022. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. A edição 2024 do estudo conta com 74 indicadores, que atestam serviços inteligentes nas cidades.
Mais uma vez, o resultado do Ranking CSC é apresentado em quatro frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. O estudo é composto pelos indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, eixos temáticos discutidos no evento nacional do Connected Smart Cities.
“O Connected Smart Cities completa 10 anos cumprindo o seu papel de auxiliar os municípios a subirem um ou mais degraus em seu nível de desenvolvimento. Além de reunir os atores públicos e privados do ecossistema para trocas de experiências positivas na transformação inteligente das cidades, há 10 anos apresentamos o único estudo de cidades inteligentes, que mapeia mais de 70 indicadores das cidades brasileiras, e com ele, gestores públicos, sociedade civil e a imprensa conseguem acompanhar a transformação na qualidade de vida das pessoas.” comenta a CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities, Paula Faria.
BARUERI EM NÚMEROS
A cidade de Barueri manteve-se entre as 10 cidades mais inteligentes e conectadas no Ranking Connected Smart Cities, ficando na primeira posição em Economia e com avanço no eixo temático de mobilidade.
Barueri apresentou crescimento de 11,4% no PIB per Capita, registrou aumento da Renda Média dos Trabalhadores formais, crescimento de 21% no número de empresas, crescimento de 1,7% no número de empregos, independência do setor público nos empregos formais de 97% do total, 1,65 empregos para cada habitante em idade ativa (maior índice do país) e 11,1% dos empregos formais no setor TIC.
Em termos de tecnologia, a cidade conta com banda larga média residencial superior a mil Mbps, 100% do município coberto por sinal 5G e 54,5 domicílios com acesso a banda larga a cada 100 domicílios.
Nos indicadores de educação, destaque para o investimento superior a 4 mil reais por habitante em educação, taxa de abandono no 1º ano do ensino médio público inferior a 2% e 97,2% dos professores do ensino médio com formação superior completa.
DESTAQUES RANKING CONNECTED SMART CITIES 2024
A região Sudeste concentra as cidades mais inteligentes e conectadas, seis municípios estão entre os 10 mais bem colocados, um a menos do que na edição anterior. Três cidades da região Sul e uma do Nordeste também são destaques.
Na classificação por região, Campo Grande (MS), no Centro-Oeste, é a 1ª colocada no Ranking. No Nordeste é Salvador (BA). Palmas (TO) representa a região Norte. São Paulo (SP) lidera no Sudeste, e Florianópolis (SC) se destaca no Sul. Jaguariúna (SP) aparece em primeiro lugar entre as cidades de 50 a 100 mil habitantes, e, de 100 a 500 mil, está Vitória (ES). Acima de 500 mil habitantes, novamente, Florianópolis é a líder.
OS VENCEDORES POR EIXO TEMÁTICO
O primeiro lugar em Urbanismo foi para Santos (SP); Mobilidade e Acessibilidade: São Paulo (SP); Meio Ambiente: Balneário Camboriú (SC); Empreendedorismo: Fortaleza (CE); Economia: Barueri (SP); Tecnologia e Inovação: Curitiba (PR); Saúde: Vitória (ES); Educação: São Caetano do Sul (SP); Segurança: Santana de Parnaíba (SP); e Governança: Niterói (RJ).
PRÊMIO CONNECTED SMART CITIES
O Prêmio Connected Smart Cities consiste em reconhecer e premiar negócios inovadores que colaborem para que as cidades possam ser mais inteligentes. A apresentação dos empreendedores e as soluções das categorias Negócios em Operação e Negócios Pré-Operacionais, assim como o anúncio dos ganhadores em cada categoria, acontece amanhã, 04, a partir das 09h30.
SELO CONNECTED SMART CITIES
O Selo Connected Smart Cities reconhece as boas práticas no desenvolvimento de cidades mais inteligentes, considerando 6 dimensões de análise, como: ecossistema de inovação, maturidade de parcerias, planejamento de cidades inteligentes, infraestrutura e serviços TIC, governança, dentre outros. A apresentação e reconhecimento das cidades ocorre no dia 03 de setembro, a partir das 18h00 em painéis com prefeitos e secretários envolvidos na pauta.
SERVIÇO
10a.Edição Connected Smart Cities
Datas: 03 e 04 de setembro de 2024
Local: Centro de Convenções Frei Caneca (SP)
Mais informações: https://evento.connectedsmartcities.com.br/evento-nacional/
Imagens Connected Smart Cities e Mobility: https://www.flickr.com/photos/connectedsmartcities/albums
Realização: Necta
Sobre o Connected Smart Cities
O Connected Smart Cities Nacional é o maior e mais importante evento de negócios e conexões de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil. Realizado desde 2015, o CSC tem um formato de múltiplos palcos e promove a integração entre conteúdo de alta qualidade, promoção de negócios e networking de impacto.
O evento faz parte da Plataforma Connected Smart Cities, que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.
Ranking Connected Smart Cities: O estudo é desenvolvido pela Urban Systems, por meio de metodologia própria e exclusiva, em parceria com a Necta. Além de considerar os conceitos de cidades inteligentes, como tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, o Ranking considera conceito de conectividade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais das cidades e sustentabilidade econômica.
Acesso à plataforma online de consulta ao Ranking Connected Smart Cities, acesse:
Mais Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Imprensa do Connected Smart Cities e Mobility
Mylena Kosimenko
+55 11 9712-2075 – jornalismo@nectainova.com.br