Frota pública de bicicletas e construção de ciclovias são algumas das medidas de apoio
Neste texto você encontra curiosidades sobre ciclismo e informações sobre municípios brasileiros que valorizam as bike e a mobilidade ativa. Sendo assim, continue a leitura se quiser saber mais sobre o assunto e descobrir os locais com mais infraestrutura no País.
Diferença entre ciclovias e ciclofaixas
Você sabe qual a diferença entre ciclovias e ciclofaixas? As duas estruturas são instauradas em cidades brasileiras para permitir o trânsito de bicicletas. No entanto, existe uma diferença crucial no modo como cada uma é construída.
“Uma ciclovia é uma via segregada fisicamente, em uma ciclofaixa a segregação é feita apenas por sinalização”, sintetiza Daniel Guth, mestre em Urbanismo e diretor executivo da Aliança Bike.
A segregação das ciclovias pode ocorrer com barreiras de concreto, barras de ferro e diversos outros materiais. O objetivo é proteger o ciclista e impedir o tráfego de outros tipos de veículos na faixa que deve ser exclusiva para bicicletas.
Capitais com maior malha cicloviária
Observar esportistas nas Olimpíadas 2024 em provas de BMX ou ciclismo pode nos levar a imaginar quais cidades do Brasil possuem maior malha cicloviária.
A resposta para essa pergunta é São Paulo. A capital paulista possui 731 km de ciclovias e ciclofaixas somadas, segundo dados da prefeitura. Brasília é a segunda capital que mais possui essas infraestruturas, com 636,89 km, de acordo com dados da Aliança Bike obtidos em 2023.
Em seguida, entra a cidade do Rio de Janeiro, que conta com 487 km. Por fim, duas capitais do nordeste fecham o top 5: Fortaleza com 419,2 km e Salvador com uma extensão de 306,64 km em ciclovias e ciclofaixas.
Bicicletas públicas de graça
Outra forma que municípios brasileiros encontram para fomentar o uso de bicicletas e da mobilidade ativa é oferecendo o aluguel de bikes. A cidade de Maricá (RJ) é uma referência no assunto e possui 250 bicicletas públicas que são oferecidas gratuitamente para seus moradores. O município conta, inclusive, com uma frota de bicicletas infantis e atende as crianças do local.
Ao mesmo tempo, São José dos Campos conta com um sistema similar. Ao usar os ônibus da cidade os moradores ganham o direito de desbloquear uma das bicicletas públicas do município sem nenhum custo adicional. A cidade planeja, até agosto, disponibilizar 600 bikes para os usuários.
Fonte: Mobilidade Estadão