Para além do setor de mobilidade, a análise de dados tem valorizado significativamente diversos segmentos de mercado.
Frequentemente, o consumidor percebe as soluções de mobilidade apenas como ferramentas para planejar rotas de direção com base no tempo previsto e usar funcionalidades como aplicativos de estacionamento ou tags de pedágio. No entanto, é importante considerar que essas soluções podem oferecer muito mais ao integrar outras facilidades, por meio do uso inteligente de dados.
Para além do setor de mobilidade, a análise de dados tem valorizado significativamente diversos segmentos de mercado. Uma pesquisa conduzida pela Forrester revelou que a taxa de crescimento de negócios data-driven (orientados por dados) é de 30%. Além de expandir ganhos ao identificar onde e como investir, os dados possibilitam a entrega de conveniências e praticidades alinhadas às necessidades do cliente.
No setor de mobilidade, as projeções indicam um futuro cada vez mais multimodal e diversificado em serviços. Um trajeto pode ser otimizado, por exemplo, ao integrar diferentes modais ao longo do percurso, como paradas em estacionamentos que oferecem conexões com outros tipos de transporte e serviços.
Uma tendência entre esses serviços é o acesso imediato a promoções exclusivas em estabelecimentos comerciais quando o usuário reserva vaga em um estacionamento próximo.
Assim, esse indivíduo pode seguir o trajeto por meio de outro modal e aproveitar benefícios como preços que variam de acordo com o horário, tempo de uso ou relacionamento com a empresa.
A Indigo Brasil, referência em gestão de estacionamentos, têm utilizado dados obtidos em suas operações para beneficiar parceiros, que recebem relatórios detalhados sobre o comportamento dos usuários, viabilizando a criação de ações estratégicas e serviços customizados, gerando uma melhor experiência para todos. Uma abordagem inteligente pode aumentar a fidelidade do consumidor, gerar maior satisfação e impulsionar o relacionamento por meio de estímulos que resultam em oportunidades únicas, exclusivas e com alta geração de valor.
A introdução dessas práticas representa uma inovação significativa no mercado de gestão de estacionamentos. Já um sucesso em outros países, a Indigo trouxe ao Brasil a ferramenta Indigo Analytics, em uso em uma das operações da empresa no segmento de aeroportos e que também pode ser levada a parceiros como shoppings, parques, arenas, entre outros.
Dados de usuários são coletados pelo aplicativo de estacionamento que permite a reserva de vagas, pelo site oficial e pelos sistemas de automação instalados no estabelecimento. Outras fontes de dados também podem ser conectadas ao sistema e enriquecer a análise final.
Assim, a análise cruzada dos dados permite a identificação detalhada do perfil do consumidor e seus hábitos, como horários de uso, pagamentos efetuados, tempo de permanência, preferência por tipos específicos de vagas no pátio e frequência de utilização, entre outras informações. Os usuários corporativos que frequentam o local para viagens a trabalho têm a possibilidade de receber ofertas personalizadas, como descontos na reserva de vagas em áreas de maior demanda no estacionamento, além de promoções exclusivas para refeições e compras no local.
O uso estratégico de dados na mobilidade não apenas otimiza a experiência do usuário, mas também abre novas oportunidades para negócios inovadores. As parcerias entre as gestoras de estacionamento e os estabelecimentos comerciais podem ajudar a entender o comportamento dos consumidores e oferecer serviços personalizados que aumentam a fidelidade e melhoram a rentabilidade. Esse movimento define um novo padrão de excelência em serviços de mobilidade adaptados às necessidades modernas.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities.
Thiago Piovesan é CEO da Indigo Brasil, líder mundial em gestão de estacionamentos e mobilidade individual. Presente em mais de 350 cidades de 10 países, a empresa trabalha para criar espaços que propiciem jornadas tranquilas, conectando serviços e modais de mobilidade aos usuários e ajudando no desenvolvimento de cidades inteligentes e agradáveis para as pessoas.