spot_img
HomeCONTEÚDOSCidadesAS 5 CIDADES MAIS INTELIGENTES DA REGIÃO NORDESTE EM 2023

AS 5 CIDADES MAIS INTELIGENTES DA REGIÃO NORDESTE EM 2023

Confira os principais destaques da região no Ranking Connected Smart Cities

 

O Ranking Connected Smart Cities 2023 revelou as cidades que mais se destacam em termos de desenvolvimento inteligente e inovação urbana no Nordeste do Brasil. Este levantamento avalia diversas dimensões, como mobilidade, sustentabilidade, governança e segurança, essenciais para a qualidade de vida urbana. Confira as cinco cidades nordestinas que lideram o ranking.

1. Salvador, Bahia

Salvador ocupa o primeiro lugar no Nordeste, destacando-se especialmente nos eixos de Empreendedorismo, Urbanismo e Tecnologia e Inovação. A capital baiana conta com 6 Incubadoras de Empresas, 1 Parque Tecnológico e 7 Grandes Operadoras de Fibra Ótica.  Além disso, Salvador propiciou um ambiente de crescimento das empresas de economia criativa e empresas de tecnologia, com 13,1% de crescimento no número de MEIs.

2. Fortaleza, Ceará

Fortaleza é a segunda cidade mais inteligente do Nordeste, ocupando a 1° posição no eixo de Empreendedorismo, com destaque para os eixos de Mobilidade e Tecnologia e Inovação. A cidade obteve um crescimento de 11,9% nas empresas de tecnologia e 3,27% nas empresas de economia criativa, contando com 8 incubadoras de empresas e 2 parques tecnológicos. Fortaleza também prioriza a inclusão digital, com sistema de semáforos e iluminação pública inteligentes.

3. Recife, Pernambuco

Recife ocupa a terceira posição, com destaque para suas políticas voltadas para o empreendedorismo, tecnologia e inovação. A cidade é conhecida pelo Porto Digital, um dos maiores parques tecnológicos do Brasil, que impulsiona a economia local através do crescimento de empresas no setor. Recife também investiu no crescimento das empresas de economia criativa e na abertura de MEIs.

4. Aracaju, Sergipe

Aracaju é a quarta cidade mais inteligente do Nordeste, reconhecida por suas políticas de saúde e bem-estar. A cidade investiu em centros de saúde equipados e em programas de prevenção de doenças. Aracaju também melhorou a mobilidade urbana com a implementação de novos corredores de ônibus e ciclovias, facilitando o deslocamento dos moradores e melhorando a qualidade de vida da população.

5. João Pessoa, Paraíba

João Pessoa fecha o top 5 das cidades mais inteligentes do Nordeste, destacando-se em sustentabilidade e gestão de resíduos. A cidade conta com 82% de cobertura no tratamento de esgoto, além de ampliar sua frota em veículos de baixa emissão de carbono. A governança digital também é um ponto forte, com plataformas que facilitam o acesso dos cidadãos aos serviços públicos.

As cidades nordestinas que lideram o Ranking Connected Smart Cities 2023 demonstram um compromisso com a inovação, sustentabilidade e governança eficiente. Esses avanços são fundamentais para transformar as áreas urbanas em lugares mais inteligentes, conectados e inclusivos, proporcionando uma melhor qualidade de vida para seus habitantes e um futuro promissor para a região.

Estas cidades estarão presentes mais uma vez na 10ª edição do Connected Smart Cities,nos dias 03 e 04 de setembro, que contará com feira de exposição, painéis de conteúdo e muito espaço de relacionamento para a realização de negócios e relacionamentos. Serão mais de 60 painéis, 300 palestrantes, além da divulgação da edição 2024 do Ranking Connected Smart Cities, da apresentação dos finalistas da 10ª edição do Prêmio CSC, e do resultado da 3ª edição do Selo CSC. 

Sobre o Connected Smart Cities
O  Connected Smart Cities & Mobility Nacional é o maior e mais importante evento de negócios e conexões de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil. Realizado desde 2015, o CSCM tem um formato de múltiplos palcos e promove a integração entre conteúdo de alta qualidade, promoção de negócios e networking de impacto.  O evento  faz parte da Plataforma Connected Smart Cities, que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.

A 10ª edição do Ranking Connected Smart Cities será lançada em 03 de setembro, na abertura do Connected Smart Cities, em São Paulo. Saiba mais sobre o evento aqui. O evento traz discussões em diversos segmentos, sendo o Urbanismo Sustentável e Cidades Resilientes e Inclusivas, temas de destaque nesta edição.

Acesso à plataforma online de consulta ao Ranking Connected Smart Cities, acesse:

 

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos