spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSEmpreendedorismoEMPREENDEDORISMO INTELIGENTE

EMPREENDEDORISMO INTELIGENTE

Cris Alessi
Cris Alessi
Consultora de Inovação e Transformação Digital; Palestrante. Conselheira. Investidora Anjo; Diretora de programas da Funpar - UFPR. Mãe do Victor e da Marina. Maratonista. Ex-Presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e do Conselho Municipal de Inovação. Co-fundou e presidiu o Fórum InovaCidades ligado à Frente Nacional de Prefeitos. Atua no Conselho de Mulheres na Tecnologia.

O Brasil fechou 2023 com 15 milhões de MEIs

Uma cidade inteligente abraça e apoia seus empreendedores, do pequeno empresário à grande indústria. Mas existe uma parcela importante do empreendedorismo brasileiro que precisa de atenção especial, o micro empreendedor individual, os famosos MEIs, empresas tão pequenas que para ter esse enquadramento fiscal não podem ter mais que um funcionário e o faturamento anual máximo é de R$ 81 mil.

Mas não se enganem com a força do setor. O Brasil fechou 2023 com 15 milhões de MEIs. Em Curitiba, cidade com 1,7 milhão de habitantes, são 215.000 MEIs. E a bela notícia que trago é que Curitiba recebeu neste ano o Selo Diamante nos seus nove espaços de atendimento aos MEIs.

O Selo Diamante é uma premiação nacional oferecida pelo Sebrae. Na etapa estadual, as salas recebem Selos Bronze, Prata ou Ouro. Somente quem tem o Selo Ouro disputa a premiação nacional. 

Não foi somente Curitiba, 148 salas foram reconhecidas com Diamante em todo o País. Mas tenho que falar da minha cidade porque até o ano passado, na presidência da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, tive a responsabilidade da gestão dos Espaços Empreendedor nas nove Administrações Regionais da Prefeitura de Curitiba.

Os Espaços Empreendedor são a porta de entrada para o MEI curitibano tocar seu negócio: auxiliam na abertura da empresa; em serviços de prestação de contas, como a declaração de Imposto de Renda; e até acesso a financiamentos para fomentar estes negócios.

Em parceria com o Sebrae, os Espaços oferecem consultoria personalizada e workshops sobre temas relevantes para o micro empreendedor. 

É um trabalho exemplar e incansável feito pelos atendentes nos bairros. São mais de 200 mil atendimentos por ano nesses nove Espaços, coordenados pela competente Leticia Justus. 

Havia muito estávamos tentando nos superar para buscar o Selo Diamante. O Selo Ouro já era uma conquista antiga de nossos espaços. Na premiação anterior, tivemos somente um Diamante, no Espaço da Regional Pinheirinho. Saí da Agência há dez meses, mas não posso conter meu orgulho e alegria de ver esse time incrível chegar no topo. 

Curitiba é reconhecida como Smart City por várias razões e ações. Mas o Selo Diamante atesta o cuidado que a cidade tem com quem batalha todo dia pelo seu pequeno negócio, pelo sustento de sua família por meio do empreendedorismo. 

Que o exemplo de Curitiba, e das demais 139 salas do empreendedor que receberam Selo Diamante Brasil afora, cresça e fortaleça os MEIs em todo o País.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade da autora, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Connected Smart Cities 

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos