No Recife, a IA já é usada por duas empresas de ônibus – MobiBrasil e Caxangá. As capitais Porto Alegre e Manaus começaram a adotar IA para gestão do transporte público
Famosa em todo planeta e em diversas áreas, a Inteligência Artificial (IA) também tem promovido transformações no transporte público coletivo. Para muitos passageiros pode parecer surreal falar disso, quando muitos sofrem com coletivos quentes, desconfortáveis, sem prioridade viária e ainda custosos na quase totalidade das cidades brasileiras.
É compreensível.
Mas a verdade é que a IA virou uma realidade no setor e isso beneficia, sim, quem usa o transporte público coletivo. Com a inteligência artificial é possível ter e monitorar sistemas de forma mais eficiente e com mais respostas. Ela otimiza custos e, em tempos de ampliação de subsídios públicos ao transporte brasileiro, é uma excelente ferramenta de controle social e de gestão do setor, inclusive.
Em Pernambuco, duas empresas de ônibus já fazem uso da tecnologia desde o fim de 2022 e 2023 – o Consórcio MobiBrasil e a empresa Caxangá, respectivamente. Já em 2024, outros operadores demonstraram interesse em aderir, mas nada avançou por enquanto. E capitais como Porto Alegre (Rio Grande do Sul) e Manaus (Amazonas) recentemente deram passos significativos para aprimorar a gestão de suas redes de transporte público ao incorporar inteligência artificial no planejamento de suas operações.
Em Porto Alegre e Manaus, as duas cidades terão 100% da operação do transporte público gerenciada pela plataforma de IA desenvolvida pela Optibus – plataforma de software para planejamento, programação e operações de transporte público, alimentada por inteligência artificial (IA) e algoritmos de otimização. Na capital gaúcha, a plataforma já está em operação, enquanto que na capital amazonense a tecnologia começou a ser adotada há duas semanas.
São mais de 5 mil cidades no mundo utilizando a inteligência artificial da Optibus. No Brasil, a tecnologia está presente em 12 estados, nas cinco regiões do País.