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TREM QUE CONECTARÁ SÃO PAULO A CAMPINAS PROMETE SER O MAIS RÁPIDO DO BRASIL

O Trem Intercidades – Eixo Norte (TIC), que conectará São Paulo a Campinas, está prestes a se tornar o mais rápido do Brasil. Com uma velocidade média de 95 km/h, o trem percorrerá mais de 100 quilômetros em cerca de uma hora, incluindo a cidade de Jundiaí em seu trajeto. Os veículos que operarão essa nova linha poderão atingir uma velocidade máxima de 140 km/h, inaugurando o primeiro trem de média velocidade do país.

O leilão do TIC está agendado para o próximo dia 29, marcando o início de uma série de 13 concessões previstas para este ano em São Paulo. Com o trem expresso saindo da estação Barra Funda, em São Paulo, até Campinas, a viagem será realizada em apenas 64 minutos, destacando-se nacionalmente pela eficiência e rapidez.

Comparado a outros sistemas de transporte ferroviário no Brasil e no mundo, o TIC São Paulo-Campinas se sobressai. Com uma velocidade quase quatro vezes maior do que o trem que liga Curitiba a Morretes, no Paraná, e superando até mesmo rotas europeias como o trajeto entre Londres e Birmingham, o novo trem oferecerá um padrão internacional de mobilidade.

Leia também: Transição energética passa por regulação, recursos e mobilização, dizem especialistas

A concessão do TIC seguirá o modelo de parceria público-privada, integrando-se aos mais de R$ 90 bilhões a serem investidos em mobilidade urbana no Estado de São Paulo. Com capacidade para até 860 passageiros por trem e uma tarifa máxima de R$ 64 para o serviço expresso entre São Paulo e Campinas, o projeto também inclui o TIM (Trem Intermetropolitano) ligando Jundiaí a Campinas, com 44 quilômetros e cinco estações.

Adicionalmente, o projeto prevê a requalificação da linha 7-rubi da CPTM, entre as estações Jundiaí e Palmeiras Barra-Funda, totalizando investimentos de R$ 13,5 bilhões em parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a empresa vencedora do leilão. A conclusão das obras para os três serviços está projetada até 2031, prometendo uma revolução na mobilidade regional.

Fonte: Grupo Rio Claro

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