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TECNOLOGIA DE RECONHECIMENTO FACIAL PARA A MELHORIA DO TRANSPORTE PÚBLICO

Segundo a NTU, Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, entre 2020 e 2023, a queda no número de passageiros no transporte urbano foi de 17,2%, mostrando reflexos de um momento de crise no setor. Ainda assim, são 33,9 milhões de viagens realizadas por passageiros por dia no Brasil, o que mostra que o transporte coletivo de passageiros é utilizado por uma grande fatia da população e, por isso, se beneficia de melhorias tecnológicas que possam ser implementadas para auxiliar na manutenção da quantidade atual de passageiros no transporte por ônibus por meio da agilização da passagem na catraca, diminuição de fraudes ou aumento da segurança do passageiro.

Dentre as tecnologias para melhorar a qualidade do transporte público, está o sistema de reconhecimento facial.

No caso de cartões de gratuidade, segundo um levantamento da Empresa 1, entre os mais de 170 municípios que utilizam sua tecnologia, o uso indevido ocorre em 25% das utilizações. Com o objetivo de auxiliar o transporte público a evitar utilização indevida dos cartões de benefícios e, portanto, diminuir a evasão tarifária, a Empresa 1 lançou o Sigom Vision, um sistema de reconhecimento facial para transporte coletivo. Isso ajuda para que o ônibus não encareça, devido ao mau uso de benefícios tarifários por pessoas que não possuem direito para tal. O Sigom Vision funciona com o cadastramento da foto de um usuário para ser utilizado pela solução de reconhecimento facial. A câmera inteligente com infravermelho captura imagens do usuário e faz comparação automática com a foto do cartão para verificar se o uso é verídico. Entenda mais aqui.

Leia também: Confira as cidades com o melhor transporte público do Brasil

A Empresa 1 é especialista em desenvolvimento e tecnologias para o transporte. Desde a implantação da bilhetagem digital no Brasil, em 1997, vem desenvolvendo tecnologias que agilizam os processos do serviço de transporte público, facilitam a circulação de pessoas pelas cidades e evitam fraudes no setor.  “Há muitas formas de contribuir para que a população tenha mais praticidade e comodidade no uso do transporte público. A tecnologia é grande aliada, já que permite ampliar o acesso de múltiplas formas de pagamento, reduzir filas, facilitar recargas, além de trazer mais segurança aos passageiros”, como ressalta Fabio Juvenal Ferreira, CEO da Empresa 1.

Em Fortaleza, cidade com mais de 2 milhões de habitantes, que tem tecnologia da Empresa 1 implementada, a biometria facial foi um fator essencial para viabilizar o bilhete único, programa de integração temporal que permite o uso do sistema por até 2 horas, pagando apenas uma tarifa. Depois da tecnologia ser implantada, o volume de bloqueio de cartões devido a fraudes ou uso indevido chega a 4 mil por dia.

Sobre a Empresa 1 –  Pioneira do sistema de bilhetagem digital para transporte público no Brasil, a Empresa 1 é um centro de inovação em mobilidade urbana que, desde 1997, vem desenvolvendo tecnologias que agilizam os processos do serviço de transporte público, facilitam a circulação de pessoas pelas cidades e evitam fraudes no setor. A companhia é parte do Grupo Volaris e do coletivo Modaxo pela inovação no transporte de pessoas,  atende mais de 170 cidades no Brasil, no México e na Guatemala, supervisiona 76 datacenters, tem 18 milhões de cartões inteligentes em uso, faz 20 milhões de certificações de crédito por dia e gera 218 milhões de imagens biométricas por mês. A Empresa 1 também é vencedora de dois prêmios da UITP – Associação Internacional do Transporte Público, nas categorias Comprometimento Político (2011) e Inovação Tecnológica (2013). 

Fonte: Assessoria de Imprensa

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