spot_img
HomeEIXOS TEMÁTICOSMobilidadeBERLIM APOSTA NA COLETA DE DADOS PARA IMPULSIONAR MICROMOBILIDADE

BERLIM APOSTA NA COLETA DE DADOS PARA IMPULSIONAR MICROMOBILIDADE

Plataforma utiliza banco de informações com mais de 60 mil veículos compartilhados pela capital alemã

A cidade de Berlim está investindo em coleta e análise de dados para resolver as principais demandas de micromobilidade da região. Em janeiro, o governo da capital da Alemanha firmou uma parceria com a plataforma de dados Vianova.

A partir de agora, a plataforma terá acesso a dados dos 60 mil veículos compartilhados de Berlim. Com essa base de informações, o governo pretende abordar com mais precisão as principais fragilidades da cidade em relação aos veículos de micromobilidade.

A parceria da Vianova com o operador de transporte público alemão, Berliner Verkehrsbetriebe (BVG), não é nova. Em fevereiro de 2023, a empresa venceu a licitação do operador para trabalhar com estacionamento de scooters eletrônicos na capital.

Desta vez, a empresa terá acesso aos dados de todos os veículos. “Marca a primeira vez que os dados de todas as frotas de mobilidade partilhada de Berlim serão agregados para oferecer análises de tendências históricas, bem como permitir que os principais decisores responder a insights em tempo real”, afirmaram em documento oficial.

Leia também: China inaugura novo sistema de transporte público autônomo com veículo híbrido

Coleta de dados e aplicação prática

De acordo com a empresa, a coleta de dados serve para qualificar as políticas urbanas e permitir uma melhor tomada de decisões de maneira mais ágil possível. “O que está acontecendo em Berlim tem um grande apelo para as cidades de todo o mundo. A cidade é pioneira em mobilidade multimodal e sustentável e será sempre um destino de inovação”, comenta Thibault Castagne, CEO da Vianova.

Com todo esse acesso, a parceria espera melhorar o planeamento de infraestruturas, como áreas de estacionamento, mas também a monitorização das regras aplicáveis ​​e uma melhor cooperação com os operadores em caso de infrações de estacionamento, utilizando tecnologia para segurança.

“Com a ajuda da plataforma, agora podemos visualizar e analisar os dados de utilização de todos os veículos de micromobilidade ativos em Berlim ao mais alto nível técnico”, afirma a senadora de transportes e mobilidade de Berlim, Manja Schreiner.

Artigos relacionados
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais vistos